ÁREA: Ambiental

TÍTULO: TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS LABORATORIAIS – IMPLANTAÇÃO, LEVANTAMENTO E GERENCIAMENTO NO CAMPUS MEDIANEIRA / UTFPR

AUTORES: LOBO, V. S. (UTFPR) ; CARNEIRO, A. (UTFPR) ; CAMPAGANRO, A. C. (UTFPR) ; GIUSTINA, A. D. (UTFPR) ; MAYER, I. (UTFPR) ; ROSA, M. F. (UNIOESTE)

RESUMO: Muitas instituições de ensino geram resíduos químicos diferentes e perigosos, mas em pequena quantidade, dessa forma não são tratados, sendo descartados incorretamente, afetando direta ou indiretamente o meio ambiente e a população. O programa de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório foi implantado no campus de Medianeira da UTFPR com o intuito de descartar e/ou reutilizar corretamente esses resíduos produzidos em seus laboratórios de forma a minimizar impactos ambientais e visando à diminuição dos gastos com reagentes novos. Dentre todos os compostos recolhidos, os mais comuns foram compostos inorgânicos, e entre os orgânicos, os mais usados são solventes. Todos os compostos tratados foram rotulados e armazenados de forma correta para um futuro reuso ou para o correto descarte.

PALAVRAS CHAVES: tratamento, resíduos, gerenciamento de laboratório

INTRODUÇÃO: Instituições de ensino e pesquisa representam um dos setores que mais geram resíduos, químicos e biológicos, oriundos dos seus laboratórios. Porém, nem sempre, estes possuem uma destinação adequada tornando-se um grande problema para a instituição (ALBERGUINI, SILVA, REZENDE, 2003; JARDIM, 1998). Os resíduos químicos gerados pelas universidades são um grave problema ambiental porque, ao contrário dos resíduos industriais, são lançados nos corpos da água em quantidades menores, porém em uma variedade muito maior, o que dificulta as formas de tratamento.
No atual cenário, onde a questão ambiental passou a ser o centro das preocupações da sociedade, as universidades não podem mais sustentar esta medida de ignorar sua posição de geradora de resíduos contaminantes (JARDIM, 1998). Assim sendo, frente ao seu importante papel na sociedade, frente à importância ambiental que estes resíduos podem apresentar e por uma questão de coerência de postura, verificou-se a importância da implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos no campus Medianeira da UTFPR.
O gerenciamento de resíduos laboratoriais pede que exista uma mudança de atitudes das pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos laboratórios, assim, no intuito de formar profissionais conscientes de seu compromisso com o meio ambiente, o programa tem por objetivo central garantir a correta destinação final dos resíduos gerados em aulas práticas e em pesquisas nos seus laboratórios. O projeto deve buscar também um sistema eficiente de controle de resíduos produzidos, buscando economia de reagentes, evitando desperdícios e diminuindo o passivo ambiental. Entretanto, o programa de tratamento dos resíduos deve ser contínuo para manter a qualidade das águas e solos da região.


MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi realizada busca e leitura de referências que citassem e realizassem tratamento de resíduos químicos em laboratórios de instituições de nível superior. Visto a dificuldade da implantação deste tipo de projeto ser a integração e o compromisso das pessoas, que estão envolvidas direta ou indiretamente com os laboratórios, foi necessário elaborar uma forma de conscientização dos envolvidos para o sucesso do projeto. Para isso foi elaborado e aplicado um questionário para verificar a compreensão e a atitude da comunidade interna quanto à importância do programa.
Os experimentos realizados durante o projeto foram práticas de química básica, englobando desde uma simples leitura de pH até uma seqüência de reações para a identificação dos possíveis compostos existentes nos resíduos não identificados, passando pelos métodos de separação física.
Ao receber os resíduos, era realizado um estudo prévio sobre os compostos presentes para a verificação de quais seriam os maiores cuidados a serem tomados com os mesmos. Além disso, através das referências, buscava-se formas alternativas de tratamento, quando existia, ou a forma mais correta de tratamento. Sempre se estudava uma forma de reaproveitamento dos compostos, para se ter uma forma de economia na necessidade de compra de reagentes novos. Anteriormente a todos experimentos, era realizada a medida de pH de todas as soluções a serem tratadas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o intuito de verificar o nível de aceitação e integração dos envolvidos com os laboratórios de química, elaborou-se um questionário, estimando a geração de resíduos e quais as medidas adotadas para o tratamento dos mesmos. Dentre todos os envolvidos, 70% responderam ao questionário, colocando-se a disposição do projeto, sendo considerado um passo muito importante para o sucesso do mesmo. Além disso, verificou-se que 6 destes concordam com a importância do tratamento dos resíduos gerados, mas apenas 4 se comprometeram a reusar os compostos purificados em suas aulas.
As respostas quanto ao tempo de armazenamento dos resíduos químicos gerados mostraram dados divergem da situação encontrada no laboratório, pois 60% responderam que não armazenam seus resíduos, mas a situação encontrada nos laboratórios mostra resíduos com data de mais de 5 anos. Podendo ser explicado pelas pesquisas, pois preparam grandes quantidades de soluções para as experiências, ficando os resíduos abandonados.
Um levantamento, tanto qualitativo quanto quantitativo, dos resíduos já armazenados nos laboratórios foi realizado, tentando realizar a identificação dos responsáveis. A presença de resíduos sem identificação é problemática para um programa de gerenciamento, visto que o tratamento e a destinação final deste é quase sempre de difícil, não apenas sob o aspecto técnico, mas também sob o aspecto econômico. Entre todos os resíduos tratados, 75% eram formados de compostos inorgânicos, sendo o restante basicamente formado de solventes orgânicos. Os tratamentos foram realizados considerando a capacidade do laboratório e dando prioridade à recuperação dos resíduos para a reutilização, além de priorizar a utilização dos resíduos já existentes para tratar outros, evitando preparo de novas soluções.


CONCLUSÕES: Os resultados são promissores, indicando a viabilidade do programa de gestão e gerenciamento de resíduos. Seu sucesso depende da atuação responsável de professores, alunos e funcionários dos laboratórios, contribuindo para a solução da disposição, tratamento, recuperação e reaproveitamento dos resíduos químicos gerados nos laboratórios, contribuindo para preservação ambiental. A geração de resíduos químicos nos laboratórios de ensino e de pesquisa no campus está sendo adequada, minimizando o volume de resíduos descartados erroneamente, propiciando sua correta destinação final.

AGRADECIMENTOS: UTFPR;
Fundação Araucária.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBERGUINI, L. B. A.; SILVA, L. C.; REZENDE, M. O. O. 2003. Laboratório de Resíduos Químicos do campus USP-São Carlos – Resultados da experiência pioneira em Gestão e Gerenciamento de resíduos químicos em um campus universitário. Química Nova, 26 (2), 291-295.
JARDIM, W. F. 1998. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, 21 (5), 671-673.