ÁREA: Ambiental

TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR- ESTUDO DE CASO FAGO (FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ)

AUTORES: SANTOS, J.R.C. (CEFET-GO) ; SILVA, C.C. (FAGO) ; SOUZA, L.C.A. (CEFET-GO) ; ROSA, J.R. (UFGO) ; SILVA, J.S. (UEGO)

RESUMO: A problemática ambiental e a Educação Ambiental tornaram-se temas importantes nas discussões da relação dos homens com o ambiente na atualidade,nos cursos de graduação esses temas têm ocupado cada vez mais espaço.Estamos formando nesses cursos,mesmo que de forma assistemática,profissionais que atuarão direta ou indiretamente como educadores ambientais.Qual o campo teórico que fundamenta essa formação?A pesquisa observa que o estudo sobre a educação ambiental e sugere como este deveria ser aplicado em todas as áreas do conhecimento nos cursos superiores,por ser interdisciplinar,reflexiva e critica,colabora para formação de pessoas mais conscientes da importância de preservar o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, formação de professores.

INTRODUÇÃO: As discussões sobre a Educação Ambiental no mundo contemporâneo estão relacionadas àquelas mais gerais sobre as questões ambientais que têm feito parte das preocupações dos mais variados setores da sociedade.
Este estudo busca compreender como as questões ambientais estão relacionadas com fatores sociais,pois é o modo de vida da sociedade que gera a degradação ambiental,que o mesmo deve ser realizado por todos os níveis do ensino superior,não pode ser tratado isoladamente,porque são questões que provocam alterações na biodiversidade do planeta,prejudicando a vida dos seres humanos.Todos os educandos precisam reconhecer que desenvolvimento social,econômico e político devem acontecer de maneira que não possa alterar o equilíbrio da natureza,pois,os seres vivos dependem de uma base ecológica para a sua sobrevivência e a de seus descendentes,com isso,todas as práticas devem ser voltadas para o desenvolvimento sustentável,que visa o desenvolvimento sem prejudicar as gerações futuras.
O campo teórico alvo do estudo se definiu,para investigar,as representações dos professores dos cursos da FAGO–Faculdade de Goiás(hoje,Faculdade Estácio de Sá)- acerca da Educação Ambiental.Essas representações foram analisadas a partir das entrevistas realizadas com os professores,coordenadores que desenvolvem as atividades de formação de educadores ambientais nesses cursos e demais alunos dos cursos superiores desta instituição.
O que se pretende alcançar é que a Faculdade de Goiás possa refletir sobre suas ementas,procurando incluir nas suas grades o uma disciplina que faça uma abordagem mais ampla das questões ambientais para que o educando tenha conhecimento e compreensão dos problemas ambientais atuais que possuem diferentes características e magnitude.

MATERIAL E MÉTODOS: “Até que ponto o contexto universitário exerce influencia sobre as representações e os sentidos atribuídos à educação ambiental?”(TRISTÃO,2004).Com intuito de respondermos este questionamento,e visando reforçar o fato de sabermos,se realmente,está acontecendo à educação ambiental no ensino superior,esta pesquisa deu prosseguimento,tendo como objeto de estudo a Educação Ambiental aplicada à Faculdade de Goiás.
Foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de formação superior sendo constato que o curso de Administração não possui qualquer disciplina que trabalhe a conscientização ambiental do aluno.Já os cursos de Enfermagem e Fisioterapia possuem uma disciplina,no primeiro semestre dos respectivos cursos,que abordam temas na área da educação ambiental.
Neste momento a pesquisa foi desdobrada em cinco partes:o estudo da ausência de uma disciplina de cunho ambiental;o impacto desta ausência nos alunos;o estudo da disciplina de cunho ambiental para os cursos que a possuem,o impacto nos alunos,e a importância dada pela administração dos cursos.
Ainda foram entrevistadas,as coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia,e a professora responsável pela disciplina "Meio Ambiente e Saúde",destes mesmos cursos citados anteriormente.Faz-se importante considerar que a coordenação do curso de Administração não encontrou tempo hábil para concedermos sua entrevista.
Além disso,foi realizado uma pesquisa com vinte e cinco alunos do curso de Enfermagem e quatorze alunos do curso de Fisioterapia da FAGO,sendo avaliado estatisticamente que essa amostragem seria significativa e representativa.
Estas entrevistas tiveram caráter significativo,onde se denotou o caráter de enfoque holístico, que é a máxima ambientalista de “pensar globalmente e agir localmente”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo a professora responsável pela disciplina “Meio Ambiente e Saúde”, esta disciplina é ofereciada aos alunos do primeiro período dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia,segundo ela e as respectivas coordenadoras dos cursos,para que o aluno tenha uma base ambiental,ou seja,reforçada a necessidade de interligar o profissional que está sendo formado com o seu meio,e que esta ligação já seja iniciada na fase de formação inicial deste profissional.
De acordo com a coordenação de Enfermagem,apesar de acreditar que os alunos estão tendo um bom aproveitamento da disciplina e das atividades recomendadas na área de meio ambiente,enxerga a necessidade da inserção de uma prática mais apurada, e que esta tem que ser mais contínua.A mesma ainda destacou a importância do aluno e futuro profissional conhecerem mais sobre o descarte de materiais hospitalares,e a incineração feita nos mesmos,evitando assim,com procedimentos corretos a poluição de lagos,rios e do ar.
A fala da coordenadora é reforçada pela pesquisa aplicada aos alunos, em que 53% dos entrevistados consideraram que a abordagem e os assuntos discutidos estão sendo bem direcionados aos alunos.Apesar disso, 49% dos alunos entrevistados se consideram indiferentes quando lhe são questionados a respeito do desempenho dos mesmos,ou seja,se obtiveram um bom aprendizado da disciplina ministrada,o que vem retratar que apesar da maioria desses alunos considerarem importante desta disciplina para o seu curso e para sua vida profissional,67% dos entrevistados,mas não se esforçaram tanto para terem um bom desempenho na disciplina,pois 58% destes mesmos consideram a disciplina apenas um preenchimento da matriz curricular,ou seja,existe grande distância entre a análise cientifica e as práticas cotodianas e efetivas.

CONCLUSÕES: Esta pesquisa despertou-nos a curiosidade da investigação,em verificar quais as razões pelas qual a distância tão grande entre a teoria e a prática da educação ambiental.A realidade é polissêmica e multidimensional. Por isso,neste caso,não existe possibilidade de um fechamento conclusivo e este estudo também não teve esta finalidade.Este estudo tem como proposta incentivar o estudo, teórico e prático da educação ambiental,visando assim o reordenamento do meio ambiente à valorização da cidadania,política e econômica,e que estas sejam suscitadas nos docentes e discentes.

AGRADECIMENTOS: Agradecimentos a Faculdade de Goiás pela viabilidade deste estudo e aos professores Carlos Cardoso e Marilza Suanno pelo auxílio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: rede de saberes. São Paulo: AnnaBlume, 2004.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao
pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes,1999.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Trad. de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2001a.
LUZZI, Daniel. A “ambientalização” da educação formal. Um diálogo aberto na
complexidade do campo educativo. In: LEFF, Enrique (Coord.) A complexidade ambiental.
São Paulo: Cortez, 2003. p. 178-216.
MORIN, Edgar A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.