ÁREA: Ambiental

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA AÇÃO DE CIDADANIA NA ESCOLA ESTADUAL DE AUDIO COMUNICAÇÃO - EDAC

AUTORES: TRAJANO, F. M. (UEPB) ; OLIVEIRA, D. F. (UEPB) ; SOUSA, A. A. P. (UEPB) ; SANTOS, C. C. (UEPB) ; MELO, V. S. (UEPB) ; LARANJEIRA, E. (UEPB)

RESUMO: A educação do surdo só pode ser compreendida a partir de uma perspectiva mais ampla que abranja sua história, mostrando quais as fundamentações filosóficas, políticas e ideológicas que embasaram desde o principio. Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a coleta seletiva, tomando como ponto partida à escola e com isto amadurecer e praticar ações de cidadania dentro da educação ambiental. A pesquisa revelou grande variedade de comportamento social frente à acomodação do lixo. Foram coletados e registrados os resíduos mais comuns encontrados na escola, apresentou-se o seu tempo de decomposição e com isto os alunos perceberam o quanto seria nocivo para o meio ambiente depositar o lixo em locais inadequados.

PALAVRAS CHAVES: surdos, educação ambiental e resíduos sólidos

INTRODUÇÃO: Seria oportuno criar um projeto pedagógico na escola que incentivasse a abordagem do tema. O trabalho conjunto seria importante para o aluno compreender os problemas da sua comunidade, da sua escola e se envolver na busca de alternativas, adotando para a sua vida a ação social responsável, explorar o entendimento da realidade social de nosso país e motivar atitudes e valores com relação ao ambiente, pensando com os alunos as possíveis soluções para o problema do lixo urbano.
Atualmente, são diversos os produtos descartáveis. Muitos têm pouco tempo de uso, como é o caso das embalagens plásticas e das pilhas: logo se transformam em lixo. A falta de domínio sobre a problemática do lixo por parte de alguns professores de ciências, por não fazer parte do currículo obrigatório de preparação do profissional desta área, bem como os desafios que esta proposta de trabalho sugere, contribui para o comprometimento de algumas ações pedagógicas. Reciclagem de lixo e meio ambiente e transformações do lixo são ferramentas essenciais para nortear o trabalho do professor, que deseja ser educador do tema apresentado.
Assim este trabalho teve como objetivo despertar o compromisso pela educação ambiental na Escola Estadual de Áudio-Comunicação de Campina Grande – PB (EDAC), utilizando como recurso, fitas de vídeo, palestras traduzidas por intérpretes da língua brasileira de sinais-LIBRAS, cartazes informativos e dramatizações. E com isto transformar o aluno em multiplicador de informações sobre o meio ambiente.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a concretização deste trabalho foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual de Áudio Demóstenes Cunha Lima, situada no bairro do Catolé, no município de Campina, Paraíba. Não se pretendia apenas teorizar, mas colocar em prática a ação de preservação a partir de conversas em grupos informais, apresentação de vídeos sobre o tema para sensibilizar, bem como através de uma postura cidadã consciente, especialmente para o cidadão surdo.
Todos os alunos foram convidados a fazer uma releitura de suas ações frente ao destino dado ao lixo escolar, que posteriormente foram adaptados aos modelos Ideais de preservação do meio ambiente. Os Instrumentos utilizados para coleta do lixo foi caixas cobertas com papeis coloridos e marcas do material a ser coletado, para privilegiar a memória visual e o discernimento do que cada uma das caixas poderia coletar.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram descritos os tipos de lixo, e o tratamento dado a estes resíduos, buscou-se perfilar em termos de conhecimentos prévios, fazendo algumas análises, breves comentários sobre as diversas formas de reaproveitamento do lixo.
Os resíduos freqüentemente encontrados na EDAC são: o papel; plástico; pedaço de madeira de lápis; latinha de refrigerantes; cascas de frutas, restos de alimentos, entre outros. Através de cartazes, para facilitar a leitura e da memória visual, apresentamos o tempo que os materiais encontrados na escola levam para se decompor.
Estas informações contribuíram para a sensibilização e mudança sutil de alguns hábitos adquiridos ao longo da evolução das sociedades, que perduram até os dias atuais. Dos alunos participantes do projeto, as maiorias estavam matriculadas no ensino fundamental, num total de 18 alunos.
Nas conversas informais, através do bilingüismo, foram observadas, variedades de sinais, utilizados para definir quantidade e tipos de lixo. Embora todos conhecessem as diversidades do lixo, pouco se importavam com o seu destino.
Apesar de 80 % dos estudantes, se considerarem conhecedores do bilingüismo, foram observadas vários sinais utilizados para definir quantidade e tipos de lixo. A maioria dos estudantes dizia-se conhecedores dos diversos tipos de lixo, muitos deles receberam ajuda para acondicionar os resíduos. Em seguida multiplicavam as experiências com os outros colegas.
O ser humano é um ser social e sua identidade constrói-se na interação, ou seja, não há diferenciação entre o Plano social e o individual, haja vista que a ação do sujeito é considerada ação entre sujeitos. Nesta perspectiva da ação entre pares avançamos no sentido de superar Algumas dificuldades relativa à comunicação e organização das ações (SILVA, 2003).



CONCLUSÕES: A escola de áudio comunicação é um local onde os estudantes surdos se reúnem com o intuito de trocar informações e um meio de integração relacionada à comunidade surda, portanto um local fecundo para se inteirar com assuntos relacionados à escola, os saberes acadêmicos e outros mais.
Com este enfoque os estudantes do EDAC tomaram conhecimento de fatos, e instrumentos relacionado com a preservação do meio ambiente. Todavia, esse conhecimento de preservar o meio ambiente não esta organizado de forma sistemática, ou seja, não é valorizado.


AGRADECIMENTOS: A ESCOLA ESTADUAL DE AUDIO COMUNICAÇÃO - EDAC de Campina Grande - PB em nome de todos os alunos e daqueles trabalham e se dedicam aos deficientes audovisuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. MEDEIROS, Evanildo de Souza Educação Ambiental: A Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos. Monografia Apresentada no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas.Campina Grande 2000.
2. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Meo Ambiente: saudável. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Ambiental-Fundamental-3a dição Brasília. A Secretaria 2001.
3. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais-5ª. A 8ª série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
4. SILVA, Bernadete Oliveira Barbosa, Interação na Educação de Surdos: Construção do Conhecimento em aulas de matemática .Campina Grande: UEPB, 2003.
5. SURDOSOL, SURDOS ON-LINE- História da Educação de Surdos no Brasil< http://Site.surdosol.com.br/index.php.comunidade-historiadaeducacao> Acesso em 08 fev.2006.