ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ASPECTO DA INTRUSÃO SALINA NO RIO MOCAJUBA (PA)

AUTORES: LOPES, S.B.A.;SILVA, A.M.Q. (CEFET-PA) ; RODRIGUES, E.A.;SILVA, M.H.V. (CEFET-PA)

RESUMO: RESUMO: Os parâmetros físico-químicos foram determinantes para se reconhecer o nível da intrusão salina no Rio Mocajuba (Região do Salgado). Esta intrusão de águas salobras no aqüífero, torna a região(comunidades ribeirinhas) vulnerável aos aspectos avaliados, tais como a condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos (STD), salinidade, presença de íons relacionados à mesma, pH, temperatura e turbidez. A análise foi feita a partir dos principais instrumentos: pHmetro, viscosímetro e espectofotômetro. De acordo com os valores obtidos dos parâmetros analisados, pôde-se observar a influência do oceano no rio devido à diminuição principalmente, dos aspectos salinidade, condutividade elétrica e sólidos totais dissolvidos à medida que ocorria o afastamento da ponta do oceano.

PALAVRAS CHAVES: : intrusão salina, rio mocajuba

INTRODUÇÃO: O rio Mocajuba, formado pelo igarapé Pimenta e por outros tributários sem grande expressão, serve de limite natural, a oeste, entre os municípios de Curuçá e São Caetano de Odivelas; o rio corre na direção Sudeste-Noroeste formando meandros, para depois tomar a direção Norte, até desembocar no Oceano Atlântico. Apresenta-se largo em grande parte do seu trecho, atravessando os povoados conhecidos como Nazaré do Mocajuba e Murajá. Recebe vários afluentes, sendo os da margem direita os de maior importância para o Município, como os rios Tijoca, Candeua, e o furo Maripanema ou Muriá, que banha o povoado de São João do Abade (COSTA et al.,1992). A intrusão salina nesta região tem sido um acontecimento bastante preocupante, visto que a vulnerabilidade a qual é exposta a comunidade aos efeitos desta intrusão, torna o tema bem mais amplo do que uma simples análise, envolvendo também uma questão social no que diz respeito à saúde pública, pois o consumo de água nessa região, expõe a população ribeirinha à possíveis riscos causados em conseqüência dos parâmetros avaliados no decorrer da analise. A exemplo, pode-se citar, o elevado índice de salinidade nas primeiras amostras coletadas, impróprias para o consumo humano, devido a grande influência do oceano no rio Mocajuba, visto que à medida que o rio se afasta do oceano, o nível de salobridade decai, e em contra partida a turbidez aumenta, devido à grande quantidade de sedimentos e matéria orgânica em suspensão.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização da análise das 07 amostras coletadas no rio Mocajuba foram utilizados os seguimtes instrumentos: Espectofotômetro, utilizado para verificar o índice de turbidez de cada uma das amostras; pHmetro para se aferir o nível de acidez ou alcalinidade em cada ponto onde a coleta foi realizada, GPS, responsável pelas informações de localização e por fim, o Viscosímetro,que determinou a salinidade, temperatura, condutividade elétrica e o conteúdo de sólidos totais dissolvidos. As amostras foram coletadas em frascos de água mineral de 500 mL, tendo sido feito lavagem destes com água deionizada e ácido nítrico a 0,5M, e ambiente com a água do rio em cada ponto da coleta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os valores obtidos para os diversos parâmetros analisados, através da coleta realizada em 07 de junho de 2008 no rio Mocajuba (PA), que são ilustrados pelas figuras anexadas,demonstram a influência (intrusão de águas salobras) sobre o rio, principalmente nas quatro primeiras amostras que apresentaram um índice elevado de salinidade, condutividade elétrica e concentração e sólidos totais dissolvidos(STD). É importante salientar que os valores destes três últimos parâmetros citados estabelecem entre si uma relação direta (CUSTODIO & LLAMAS,1976), o que sugere a presença de uma elevada concentração de íons cloreto, sódio, magnésio, sulfato, cálcio, potássio e bicarbonato. Os resultados reforçam ainda mais a vulnerabilidade, da localidade, à intrusão salina nas últimas três amostras onde é notório o acentuado declínio dos níveis de salinidade, condutividade e sólidos totais dissolvidos(STD), a medida em que há o afastamento do oceano.






CONCLUSÕES: A intrusão de águas salobras no rio Mocajuba é evidenciada através de todos os parâmetros observados e avaliados durante toda a análise físico-química deste estudo. Os principais dados permitiram notar a evidência e os riscos causados às comunidades vizinhas da Região do Salgado, bem como os fatores determinantes para a conclusão do estudo, tais como a salinidade, o conteúdo de sólidos totais dissolvidos, o pH, a condutividade elétrica, que foram cruciais na análise dos resultados e conclusões desta problemática, visto que a salinidade das águas é um problema sério que deve merecer atenção das instituições e comunidades envolvidas.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUSTODIO,E & LLAMAS,R. Hidrologia Subterrânea.Ed.Omega, Barcelona,v.1.1976.
COSTA,JBS et al.Carta Geológica da Folha de Salinópolis.Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro.IBAMA/IDESP,Belém.1992.
PORTALAMAZONIA,em <http://portalamazonia.globo.com>. Acessado em 14 de jun.2008