ÁREA: Ambiental

TÍTULO: PERICULOSIDADE DO MONTANTE PASSIVO DE REAGENTES E DO ESTOQUE EM USO PRESENTES NO ALMOXARIFADO DA COORDENAÇÃO DE QUÍMICA DO CEFETGO

AUTORES: PEIXOTO, N.S. (CEFETGO) ; UCHÔA, L.M. (CEFETGO) ; MARINHO NETO, E.P. (CEFETGO) ; SANTOS, C.C.B. (CEFETGO) ; LONGHIN, S.R. (CEFETGO/UCG)

RESUMO: RESUMO: As IES que formam profissionais de Química não podem ignorar que geram resíduos e devem respeitar as questões ambientais. Sendo assim, realizou-se um inventário no almoxarifado da Química do CEFETGO identificando-se o montante passivo de reagentes e o estoque em uso e suas respectivas periculosidades. Os objetivos deste trabalho foram: identificar e quantificar os reagentes, sua periculosidade e conscientizar o aluno. A metodologia adotada foi: diagnóstico da situação dos reagentes, levantamento dos mesmos, definição da periculosidade e elaboração de protocolo de resíduos de aula. Os resultados indicam que 84,7% são passivo, desses 13,5% são tóxicos, 7,3% inflamáveis, 25,4% irritantes e 8,86% são corrosivos. Quanto ao protocolo de resíduos, 85% foram respondidos pelos alunos.

PALAVRAS CHAVES: resíduos químicos, gerenciamento de resíduos, periculosidade

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A geração de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa no Brasil têm sido tema de discussões e pesquisa. Toda instituição que faça uso de produtos químicos, deve estabelecer um sistema de gerenciamento de seus resíduos para submeter os mesmo a tratamento e disposição adequados. A implementação de programas de gestão de resíduos é algo que exige responsabilidade e mudanças de atitudes. No Brasil, experiências neste sentido estão sendo realizads em universidades como a UNICAMP(JARDIM, 1998), UnB (IMBROISI et alii, 2006), USP/CENA(NOLASCO et alii, 2006) entre outras. Deve-se estar conscientes de que os benefícios oriundos da atividade científica e profissional podem gerar resíduos químicos de diversos graus de periculosidade e que necessitam de tratamento adequado antes de sua disposição final. Essa questão deve ser encarada coletivamente por toda a comunidade científica e pelos órgãos de fomento, dada sua relevância. A adoção de processos contemplando os princípios da “Química Limpa”, com eliminação e/ou redução do uso e da geração de substâncias perigosas, é uma abordagem que aplicável a todos os ramos da química. Muito embora não haja uma legislação específica que trate do destino final de resíduos químicos oriundos das atividades de ensino e de pesquisa, isto não deve ser usado como um pretexto para a falta de gerenciamento destes rejeitos.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Para o gerenciamento adequado dos resíduos químicos em uma primeira etapa, os reagentes estocados no almoxarifado foram identificados e quantificados. Em seguida foram caracterizados conforme sua função química e classificados de acordo com sua periculosidade. Realizou-se um levantamento quanto aos reagentes utilizados nas diversas aulas práticas obtendo-se assim o montante passivo de reagentes e o estoque em uso. Após esta etapa, identificaram-se os resíduos químicos, caracterizando-os quantitativamente e classificando-os por seu estado físico, suas propriedades de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, conforme definido pela NBR 10004. Com relação à conscientização do aluno, um protocolo de resíduos com informações quanto aos reagentes utilizados em aula, produtos gerados e periculosidade dos mesmos foi desenvolvido para ser preenchido individualmente. Este protocolo faz parte do relatório de aula prática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: No almoxarifado de líquidos e sólidos da Coordenação de Química encontram-se estocados um total de 386 reagentes químicos PA entre ácidos, bases, sais, metais, metalóides, solventes orgânicos e hidretos. Dentre estes, 15,3% são utilizados nas aulas práticas do curso de Tecnologia em Química e 84,7% correspondem ao montante passivo. A tabela 1 apresenta a distribuição dos reagentes de acordo com sua periculosidade.
Em se tratando do passivo, grande parte encontra-se vencido com alguns apresentando evidências de reação (Figura 1). Com relação à periculosidade, entre os reagentes passivos, um total de 38,9% pertence a classe dos irritantes e tóxicos. Quanto aos ativos, 18,6% são corrosivos e 13,6% tóxico. A implantação do protocolo de resíduos como parte do relatório de aulas se mostrou eficiente com 85% de entrega dos mesmos sendo que 90% destes apresentam dados corretos quantos aos produtos gerados e a periculosidade dos mesmos.





CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Os resultados apresentados mostram a necessidade de gerenciamento dos reagentes presentes no almoxarifado pois direcionam para as a ações que devem ser tomadas com relação ao montante passivo, ao tratamento, descarte e/ou armazenamento adequado. O desenvolvimento do protocolo de resíduos se mostrou eficaz. Em média, 85% dos alunos executaram esta atividade, mostrando-se assim, adequada. Desta forma acreditamos estar colaborando com o desenvolvimento da consciência de “usuário gerador/usuário responsável” e com o meio ambiente.

AGRADECIMENTOS: Coordenação de Química-CEFETGO

Coordenação de Pesquisa-CEFETGO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: IMBROISI, D., GUARITÁ SANTOS, A.J.M., BARBOSA, S., SHINTAKU, S.F., MONTEIRO, PONCE, G.E., FURTADO, J.G., TINOCO, C.J. e MELLO, D.C. GESTÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM UNIVERSIDADES: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EM FOCO, 2006, Química Nova, 29(2), 404-409.
JARDIM, W. F. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA., 1998, Química Nova, 21(5), 671-673.
NOLASCO, F.R., TAVARES,G.A. e BENDASSOLLI, J.A. IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS LABORATORIAIS EM UNIVERSIDADES: ANÁLISE CRÍTICA E RECOMENDAÇÕES, 2006, Engenharia Sanitária e Ambiental, 11(2), 118-124.