ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ensinando Eletroquímica (pilhas) com os Recursos Gráficos do Macromedia Flash

AUTORES: OLIVEIRA, GUEDMILLER S. (UFU)

RESUMO: Neste trabalho, foram construídas de 3 pilhas para auxiliar tanto didaticamente o professor no que se refere ao uso de objetos de aprendizagem (OB) quanto os alunos na construção de seus conhecimentos. Utilizando os recursos básicos do Macromedia Flash versão 5.0, o OB viabilizará o fácil entendimento por parte dos alunos do funcionamento básicos pilhas e baterias.


PALAVRAS CHAVES: animação, tabela periódica, educação

INTRODUÇÃO: A promoção da inclusão digital nos últimos anos tem sido bastante discutida e incentivada, e desta maneira, algumas tentativas de ampliar a educação de uma maneira geral podem ser entendidas como formas de introduzir a Informática no cotidiano dos mais diferentes públicos. Um exemplo de uma destas formas seria a efetivação do uso de ferramentas computacionais em cursos de nível superior, em especial os cursos de licenciatura. De fato, esta forma pode conduzir à formação de multiplicadores que introduzirão, em algum grau, o uso de computadores no ensino médio. Neste contexto, pode-se citar o Projeto RIVED (Rede Internacional Virtual de Educação),uma iniciativa do Ministério da Educação para criação de material digital com intuito de aperfeiçoar o processo de ensino das Ciências da Natureza e de Matemática no Ensino Médio presencial. Também é intuito criar nos licenciados, envolvidos no projeto, uma postura ativa, deixando de serem simples consumidores de tecnologia.
O incentivo para construção de Objetos de Aprendizagem vem se desenvolvendo a medida que o profissional licenciado passa a ver a informática como um meio de incentivo para a construção de um conhecimento sólido em suas aulas. As atividades de ensino e aprendizagem têm como principal enfoque estimular o raciocínio e pensamento crítico, trazer questões relevantes aos alunos do ensino médio e oferecer oportunidade de exploração de fenômenos.


MATERIAL E MÉTODOS: Este objeto de aprendizagem foi construído com os princípios básicos do Macromedia Flash versão 5.0, e pode servir de uma ferramenta para que educadores e alunos possam tirar proveito das técnicas computacionais disponíveis no mercado para a construção de um conhecimento sólido e com embasamento visual das questões que norteiam a ciência hoje.
A metodologia utilizada para construção de tipo de material tecnológico foi a empregada com base nos objetos de aprendizagem feito no RIVED (Rede Internacional Virtual de Educação).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A interface inicial deste OB está mostrada na figura 1. Esta animação inicial mostra o desenho de pilhas comuns do dia a dia e uma frase versando sobre o uso geral deste tipo de energia móvel.
Este OB se encontra em fase final de acabamento, mas já possui uma interface que mostra como será seu estilo. Esta OB fará parte do site que será lançado em setembro de 2008, com ferramentas que serão acessíveis ao público que deseja obter algo que possa auxiliar no estudo e também na didática (professor).
As figura 2 mostra o esquema da animação de uma das pilhas após se iniciar a animação do processo de oxi-redução que ocorre na pilha.





CONCLUSÕES: Contribuir para educação em um país como o Brasil é muito importante e neste trabalho foi possível mostrar que se cada educador fizer sua parte, buscando meios e ferramentas que facilitem e instiguem o aprendizado, podemos dar uma relevante contribuição para este país.

AGRADECIMENTOS: Ao RIVED que me motivou a construir objetos de aprendizagem e a CAPES pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 CYSNEIROS, Paulo G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ouInovação Conservadora? IX ENDIPE. Águas de Lindóia, São Paulo, maio de 1998.Anais II, vol. 1/1, pp. 199-216. epublicado in Revista Informática Educativa (Bogotá, Colombia, Universidad de los Andres). Vol. 12, n.1, Mayo 1999, pp. 11-24.
2 NASCIMENTO, A. C. A. “Princípios de design na elaboração de material multimídia para Web”. Em http://rived.proinfo.mec.gov.br/curso/cofre/princípiosdedesigndemultimidia.pdf – Mar/2005.