ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA FELIPE PATRONI -ÓBIDOS/PARÁ

AUTORES: SILVA, A. S. (UEPA) ; AQUINO, M. J. L. (UEPA) ; SOARES, R. S. (UEPA) ; BARBOSA, V. S. (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA)

RESUMO: O presente trabalho visa mostrar os meios de prevenção que devem ser utilizados para evitar o uso de drogas na Escola Felipe Patroni - Óbidos/Pará. A proposta de prevenção foi desenvolvida levando-se em consideração os tipos de drogas pesquisadas como, álcool, tabaco e maconha. A investigação se deu a partir da aplicação de um questionário aos professores e alunos de 6ª,7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, na tentativa de se trabalhar os problemas causados pelas drogas para a saúde dos adolescentes.

PALAVRAS CHAVES: adolescência, drogas, prevenção.

INTRODUÇÃO: O uso de drogas vem se tornando crítico no âmbito escolar, pois os alunos se encontram na trajetória inicial de sua formação social e necessitam conhecer os diversos tipos de problemas que podem ser causados pelo uso indevido de drogas. A preocupação dos professores se dá devido ao fácil acesso que estes alunos têm para começar a usá-las, considerando que muitos abandonam a escola em virtude do consumo diário dessas drogas. Para (Ávila, 2000), precisamos urgentemente repensar conceitos como: prevenção, drogas, preconceito, consumo, marginalidade, criminalidade, qualidade de vida, valores, saúde e, principalmente, educação. Por meio destes conceitos e colocando a educação como fator primordial, estaremos preparando os adolescentes para melhores escolhas que envolvam percepção das conseqüências e responsabilidade por elas.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Felipe Patroni, situada na cidade de Óbidos/Pará. Foram entrevistados 14 professores que atuam com diferentes disciplinas do currículo escolar, utilizando-se para tal, questionários fechados e 90 alunos que responderam questionários de múltipla escolha, respectivamente nos mesmos períodos. A partir dos dados coletados, foram realizados os tabulamentos das informações fornecidas por professores e alunos, o que possibilitou mostrar a real situação do uso de drogas pelos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Considerando a abordagem realizada nos questionários aplicados aos professores entrevistados, dez deles, foram unânimes em responder que realizam o acompanhamento dos alunos através de palestras, dramatizações, diálogos, conversas informais e a utilização de textos relacionados ao assunto, pois tem consciência que vários alunos consomem drogas. Apenas quatro professores disseram não ter contribuído, pois não possuem informações sobre o assunto. No que se refere aos alunos entrevistados, 54% já utilizaram algum tipo de droga e 46% disseram que nunca consumiram qualquer tipo de droga. Com relação aos 54% dos consumidores, 32% consumiram álcool, 15% usaram cigarro e 7% disseram ter usado a maconha.

CONCLUSÕES: Diante das pesquisas realizadas, constatamos que a comunidade escolar não está devidamente preparada para enfrentar os problemas causados pelo uso de drogas, pois ainda existem professores que não possuem conhecimento sobe tal assunto. Quanto aos alunos, verificamos que desconhecem os perigos relacionados à saúde. Diante disso, se faz necessário que os professores e a comunidade escolar como um todo, procure buscar as informações necessárias para que possam ajudar os adolescentes, evitando com isso atitudes que venham prejudicar a vida desses adolescentes e o ambiente escolar.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MACIÀ, Antón. Diego. Drogas: conhecer e educar para prevenir. São Paulo: Editora Scipione, 2000.
ÁVILA, Maria Tâmara Porto. Saúde e Sexualidade na Escola. Porto Alegre: Meditação, 1998.