ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS.

AUTORES: SILVA, M. D. B. (UEPA) ; ALMEIDA, R. G. C. (UEPA) ; SILVA, L. P. (UEPA) ; NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA)

RESUMO: O estágio supervisionado é uma disciplina eminentemente prática e apresenta como finalidade a realização de atividades que contribuam para formação profissional dos dicentes, capacitando-os no âmbito da vivência em espaços formais e não-formais de educação. Neste sentido, o Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, foi realizado no Museu São José Liberto e na Comunidade Vila da Barca, locais onde os alunos desenvolveram atividades com o intuito de receber informações sobre a importância do Museu e desenvolver atividades de capacitação para os moradores da comunidade.

PALAVRAS CHAVES: museu, comunidade, problemas ambientais.

INTRODUÇÃO: A popularização das Ciências se dá através de diversas maneiras, inclusive em Centros e Museus de Ciências, assim como em Comunidades que necessitam do apoio das Instituições Universitárias para que possam conhecer principalmente o ambiente em que vivem. Para a realização do estágio supervisionado II, os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, participaram da confecção de jóias utilizando o metal prata, em uma oficina instalada no Museu São José Liberto -Belém/Pa, o que foi considerada pelos alunos como uma atividade relevante para a formação docente. Já na Vila da Barca, os alunos verificaram que existem diversos tipos de problemas relacionados aos aspectos ambientais e saúde pública, uma vez que os moradores residem em palafitas onde existe o acúmulo de lixo como garrafas plásticas, pilhas, baterias e animais mortos encontrados embaixo das moradias. Com base nas dificuldades existentes, foram desenvolvidas palestras relacionadas às questões de saúde, principalmente no que se refere à prevenção de doenças causadas pela poluição da água, higiene e respeito ao meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O estágio foi realizado no Museu São José Liberto com nove alunos auxiliados por um técnico da instituição para acompanhamento na produção dos anéis utilizando a prata como principal material no desenvolvimento das atividades. Na Vila da Barca, os alunos trabalharam com trinta pessoas que participaram das atividades através de uma inscrição realizada na Associação de Moradores que aconteceu na primeira semana do mês de abril. As palestras desenvolvidas levaram em consideração os temas: prevenção de doenças causadas pela poluição da água, higiene e respeito ao meio ambiente, e foram realizadas durante os meses de abril, maio e junho do ano de 2007.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O estágio no Museu São José Liberto foi concluído em dois meses com a participação dos nove alunos que trabalharam na confecção dos anéis utilizando sete gramas de prata para o produto final. A atuação do técnico em confecção de jóias se deu de maneira singular, mostrando todos os passos para a confecção das peças, o que foi considerado satisfatório para o estágio dos alunos, uma vez que puderam perceber que as atividades desenvolvidas no Museu serviram de suporte para que a aprendizagem fosse concluída com êxito. Outro fato interessante foi observar as desigualdades existentes na realização do Estágio Supervisionado em espaços não formais, onde são encontradas realidades totalmente diferenciadas daquelas que diariamente temos contato, como as escolas da rede pública estadual que se apresentam sucateadas em decorrência do descaso do poder público para com a educação. Na da Vila da Barca, as atividades foram concluídas em três meses, envolvendo trinta pessoas da comunidade. Durante este tempo os nove alunos puderam verificar que as palestras foram consideradas relevantes para o cotidiano daquelas pessoas, uma vez que tiveram oportunidade de receber informações antes desconhecidas.

CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos no decorrer do estágio, concluiu -se que as atividades desenvolvidas no Museu São José Liberto foram consideradas de suma importância uma vez que os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais consideraram relevante a aprendizagem naquele espaço. Já na Comunidade da Vila da Barca, conseguiram repassar as informações relacionadas aos problemas de saúde, higiene e conservação do meio ambiente, o que contribuiu de maneira satisfatória para a formação docente dos mesmos e aprendizagem dos participantes.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ESPÓSITO, B.P. Química em casa. São Paulo: Atual, 2003.
AZEVEDO, E. B. Poluição e Tratamento da água: duas faces da mesma moeda. Química Nova na Escola, nº 10, novembro, 1999.