ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONFECÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS NA VILA DA BARCA: UMA FONTE ALTERNATIVA DE RENDA.

AUTORES: SILVA, M. D. B. (UEPA) ; SILVA, L. P. (UEPA) ; SERRÃO, C. R G. (UEPA) ; BATALHA, S. S. A. (UEPA) ; SANTOS, D. C. P. (UEPA) ; OLIVEIRA, R. L. S. (UEPA) ; BIZA, R. G. C. (UEPA) ; NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA) ; GAMA, M. C. (UEPA)

RESUMO: O trabalho teve como objetivo mostrar a importância dos produtos artesanais desenvolvidos por professores e alunos do curso de Ciências Naturais- Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará - UEPA, para a Comunidade de Vila da Barca - Belém - Pará. As oficinas sobre a produção artesanal de sabonete, sabonete líquido, sabão líquido, amaciante para roupa, água sanitária e confecção de embalagens com material reciclável, foram realizadas no laboratório de Química com o intuito de informar à comunidade sobre a utilização dos materiais produzidos como uma futura fonte de geração de renda.

PALAVRAS CHAVES: vila da barca, produtos artesanais, fonte de renda.

INTRODUÇÃO: A Vila da Barca é uma Comunidade que apresenta diversos tipos de problemas relacionados aos aspectos ambientais, saúde pública e geração de renda, necessitando de informações para o desenvolvimento de suas atividades de forma a diminuir as dificuldades que enfrentam, considerando que a maioria necessita de suporte, em decorrência do poder aquisitivo ser baixo. Com base nas dificuldades existentes, professores e alunos da Universidade do Estado do Pará desenvolveram oficinas sobre a produção artesanal de sabonete, sabonete líquido, sabão líquido, amaciante para roupa, água sanitária e confecção de embalagens com material reciclável para ajudar nos problemas que a maioria dos moradores enfrentam no dia-a-dia como: a grande quantidade de lixo que é encontrado embaixo das residências que ficam nas palafitas, como garrafas plásticas, pilhas, baterias e animais mortos que são jogadas a céu aberto. As oficinas foram realizadas utilizando-se materiais de baixo custo, importante suporte para a geração de renda das pessoas que participaram das oficinas.

MATERIAL E MÉTODOS: As oficinas foram realizadas no Laboratório de Química da Universidade do Estado do Pará, com a participação de 50 pessoas que foram divididas em cinco grupos de dez pessoas para cada oficina. As participações se deram através da divulgação na comunidade e as inscrições realizadas na Associação de Moradores durante o mês de abril de 2007. As oficinas foram realizadas durante oito meses do ano de 2007.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho foi concluído em oito meses atendendo 50 pessoas da Comunidade da Vila da Barca. Durante este tempo professores e alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais-Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará, verificaram que as atividades trabalhadas foram consideradas relevantes para o dia a dia daquelas pessoas, uma vez que tiveram oportunidade de receber informações antes desconhecidas pela maioria dos que participaram. Professores e alunos ainda conseguiram chamar atenção dos participantes para que as atividades fossem trabalhadas com outras pessoas da comunidade. Os objetivos do projeto foram atingidos, pois algumas pessoas que participaram das oficinas já estão produzindo alguns produtos artesanais como foi relatado por pessoas dos grupos.

CONCLUSÕES: As atividades desenvolvidas com os participantes da Comunidade da Vila da Barca foram consideradas de suma importância, tendo sido desenvolvidas através de um esforço coletivo envolvendo alunos e docentes da UEPA e moradores da comunidade. O objetivo de levar informação, auxílio e geração de renda aos moradores foi alcançado com bastante êxito, tanto para as pessoas atendidas como para alunos e professores do curso de Ciências Naturais – Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará.

AGRADECIMENTOS: Aos moradores da Comunidade da Vila da Barca pela contribuição no desenvolvimento do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ESPÓSITO, B.P. Química em casa. São Paulo: Atual, 2003. (Coleção Ciência).
USBERCO, J.; SALVADOR, E.; BENABOU. J.E. Química e aparência. São Paulo: Saraiva, 2004. (Coleção Química no Corpo Humano).