ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA 8ª SÉRIE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR JOSÉ ALVES MAIA-BELÉM-PARÁ.

AUTORES: AGRASSAR, A. G. (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA) ; OLIVEIRA, R. L. S. (UEPA)

RESUMO: O presente trabalho objetivou verificar como está ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais na Escola Professor José Alves Maia, para tanto, foram aplicados questionários a professores e alunos. Os resultados da pesquisa apontam que os professores possuem uma compreensão restrita dos mecanismos de ensino de Ciências Naturais, sobretudo da utilização de aulas experimentais. Constatou-se também que os alunos não gostam das aulas de Ciências, uma vez que os professores preocupam-se em ministrar a disciplina usando apenas o livro didático e o quadro de giz. Tais constatações sugerem a necessidade de mudanças conceituais dos professores a respeito do conhecimento pedagógico, para que o processo de ensino-aprendizagem possa constituir-se em uma aprendizagem significativa.

PALAVRAS CHAVES: ensino de ciências, ensino fundamental, ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO: No ensino de ciências naturais desenvolvido no ensino fundamental, verificamos que, além dos desencontros entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem, existe a inadequação das práticas pedagógicas aliada a uma formação deficiente, carente de contextualização curricular. Neste aspecto, diversas pesquisas na área de educação revelam o papel indispensável do ensino de ciências para o exercício consciente da cidadania. Chassot (1992) diz que “o conhecimento químico deve permear toda a área de ciências de 5ª a 8ª série, e não se restringir a um semestre isolado”. No entanto, o ensino de química só é visto inicialmente na 8ª Série onde os estudos destacam algumas problemáticas na aprendizagem a seguir: a metodologia centrada na memorização excessiva, como se a química fosse um conjunto de fórmulas e conceitos sem aplicabilidade para a sociedade, os programas extensos e distantes da realidade dos alunos, desvalorizando os conhecimentos prévios dos estudantes e a ausência de atividades experimentais também seria um obstáculo no processo de aprendizagem. Portanto, as mudanças efetivas na escola básica devem começar pelos próprios docentes que são os responsáveis pela formação dos alunos, além de que precisam desenvolver um ensino pautado na integração professor-aluno, para que se tenha uma aprendizagem adequada, com ênfase para o ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho se desenvolveu através de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com o objetivo de analisar como está ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais e, nesta disciplina, o ensino de química na 8ª série do ensino fundamental. Foram aplicados questionários para 02 professores e 123 alunos da E.E.F.M. José Alves Maia, para que pudéssemos verificar como se desenvolve o ensino de ciências, e especificamente os conteúdos de química que são trabalhados nesta série. A escolha da 8ª série como foco da pesquisa se deu em virtude de ser a última série do Ensino Fundamental e, praticamente, a primeira vez em que os alunos têm contato com os conceitos químicos, a partir dos quais tem acesso aos assuntos de Química nas aulas de Ciências Naturais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa de campo foi realizada através de questionários com perguntas fechadas para os professores e múltipla escolha para os alunos. Os professores alegaram que a aplicação dos questionários atrapalharia o horário das aulas, e os alunos sentiriam dificuldades para responder as perguntas. Mesmo assim, obtivemos resultados satisfatórios no que se refere ao que foi pesquisado, uma vez que quando perguntamos para as duas professoras que dificuldades encontravam para trabalhar a disciplina, as mesmas responderam que os alunos precisam de maior concentração para entender os assuntos, assim como a carência de materiais didáticos para desenvolver suas aulas, fatores estes que atrapalham o desenvolvimento da disciplina. No que se refere aos alunos, 54% dos pesquisados disseram que as aulas de ciências deveriam ser teóricas e práticas para facilitar a aprendizagem dos conteúdos, 18% gostam das aulas como são ministradas, ou seja, sem a prática em laboratório, 11% gostariam que as aulas fossem mais dinâmicas e não apenas expositivas, 17 % sugeriram que as professoras explorassem mais os conteúdos de ciências, que solicitassem trabalhos de pesquisas, seminários e que mostrassem mais interesse em ensinar ciências, principalmente os conteúdos de química.

CONCLUSÕES: No ensino de ciências, o fracasso escolar é evidente, principalmente porque a disciplina Ciências Naturais é tratada como não prioritária no ensino fundamental nas escolas estaduais, em particular na 8ª série, momento em que os alunos começam a ter contato com a química. Nesta série, geralmente o professor que ministra a disciplina é licenciado em biologia e praticamente não trabalha os conteúdos de química, o que dificulta o entendimento dos alunos para os assuntos que são desenvolvidos na 8ª série do Ensino Fundamental e posteriormente seu ingresso na primeira série do ensino médio.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FUMAGALLI, Laura. O ensino das Ciências Naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a sua favor. In: WEISSMANN, Hilda (org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
CHASSOT. Atiço Inácio. Para que(m) é útil o ensino de química. Espaços da Escola. Ijuí: UNIJUÍ, n.5, p. 43-51, 1992.