ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS MACROSCÓPICO E SUBMICROSCÓPICO:“quanto esta idéia está presente nos alunos do ensino médio?”

AUTORES: ROQUE, N.F. (IQ - UFBA) ; CARDOSO,L.A. (IQ - UFBA) ; CARVALHO, J.R.M. (IQ - UFBA)

RESUMO: Este trabalho descreve uma avaliação da idéia da correlação entre o sistema submicroscópico (átomos, moléculas e íons) e o macroscópico (substância), em estudantes do ensino médio no exame da III Olimpíada Baiana de Química . Considerando-se que as questões analisadas são do tipo verdadeiro/falso, cerca de 50% dos estudantes têm a percepção macroscópica de densidade. Percentagem muito baixa, considerando-se que esta é uma das propriedades mais simples da matéria. A correlação entre a massa molecular e a aproximação das moléculas em uma substância com a sua densidade é feita por cerca de 20 % dos estudantes. Esses dados indicam que fenômenos e propriedades facilmente observáveis na natureza, ou mesmo, através de experimentos demonstrativos simples não são percebidos pela maioria dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: sistemas submicroscópico e macroscópico, ensino médio, olimpíada baiana de química

INTRODUÇÃO: O conhecimento químico está baseado na correlação entre o mundo macroscópico, das substâncias, e o mundo submicroscópico, das moléculas, dos átomos e dos íons. Visando ter uma idéia de quanto os alunos do ensino médio percebem esta correlação, foi feita uma avaliação por meio de questões da prova da III Olimpíada Baiana de Química, relacionadas a esta idéia. Participaram da segunda fase da III Olimpíada Baiana de Química, em 2008, 1140 alunos provenientes de 117 escolas públicas e particulares. O exame foi aplicado simultaneamente em 34 cidades do Estado da Bahia.

MATERIAL E MÉTODOS: Para esta avaliação foram selecionadas as questões 4 e 10, do tipo verdadeiro ou falso, relacionadas com o conceito de densidade uma envolvendo o sistema submicroscópico e a outra o macroscópico, e a questão 3 (analítico-expositiva)envolvendo o significado da equação de uma reação no sistema submicroscópico e no macroscópico. Foi observado o número de acertos nas questões 4 e 10 e, em seguida, o número de estudantes que acertou, simultaneamente, as duas questões. A questão analítico-descritiva desses últimos estudantes foi, então, avaliada no intuito de se observar a idéia que o estudante tem sobre os dois sistemas. De posse desses dados, se tentará inferir qual o percentual dos estudantes que consegue fazer a correlação entre esses sistemas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados, até agora obtidos foram os numéricos, como mostrado na Figura 1.
Através da avaliação numérica de acertos das questões selecionadas no exame da III Olimpíada Baiana de Química 2008, percebeu-se que cerca de 20% dos alunos do primeiro e do segundo ano e 28% dos alunos do terceiro ano do ensino médio participantes acertaram ambas questões. Como mostrada na figura 1, a idéia macroscópica da densidade é compartilhada por cerca de 53-62% dos estudantes, dado preocupante, pois esta é uma das idéias mais simples sobre a matéria. Corroborando com estes resultados, uma avaliação inicial das respostas da questão 3 indica que as idéias de sistema submicrocópico e macroscópico nos alunos avaliados não é bem percebida.




CONCLUSÕES: Aproximadamente 50% dos alunos têm a percepção macroscópica de densidade. Percentual muito baixo, considerando-se que esta é uma das propriedades mais simples da matéria. A correlação entre a massa molecular e a aproximação das moléculas em uma substância com a sua densidade é feita por menos de 23% dos alunos. Esses dados indicam que fenômenos e propriedades facilmente observáveis na natureza não são percebidos pela maioria dos alunos do ensino médio. A correlação desses fenômenos ou experimentos com o mundo submicroscópico é, portanto, compreendida por um número ainda menor dos estudantes.

AGRADECIMENTOS: Aos monitores da OBAQ, ao Instituto de Química da UFBA, à FAPESB, FAPEX, BRASILGÁS, PETROBRÁS, CRQ VII e ao COFIC pelo apoio ao Projeto OBAQ / ABQ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: OBAQ - EXAMES DA III OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA - 2008