ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TEATRO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM AMBIENTES DIVERSOS.

AUTORES: FALCONIERI, A. G. F (UERN) ; JUNIOR, F. S. S (UERN) ; ARAÚJO, A. M. M (UERN) ; SILVA, L. M (UERN) ; MORAIS, L. A (UERN)

RESUMO: O propósito deste trabalho foi utilizar as ferramentas teatrais para repassar de forma lúdica os conteúdos básicos de química dos ensinos fundamental, médio a alunos e a comunidade em geral. Para isto se contextualizou esses conteúdos em textos teatrais adaptados como sátiras de filmes de sucesso. Registraram-se as condições em que se ocorre o processo ensino/aprendizagem da química, através do lúdico. Os resultados mostram que a atividade facilita a aceitação de conteúdos geralmente tidos como chatos e difíceis e permite o desenvolvimento pessoal dos alunos de graduação que apresentam a peça, ampliando a sua facilidade de expressão em publico e desenvolvendo o seu senso crítico.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; lúdico; teatro científico.

INTRODUÇÃO: A educação deveria ser o pilar para as vidas futuras, por ser uma forma de ensinar e possibilitar as pessoas viverem com mais dignidade. A presença da química no cotidiano das pessoas justifica a necessidade delas serem informadas sobre química, o que pode ser feito de forma formal ou não formal1. No entanto, a dificuldade de ensinar conteúdos de química é histórica e quase sempre atribuída à falta de infra-estrutura que permita trabalhar os conteúdos de forma mais atraente, sendo aceito que o ensino de química sem laboratório e difícil e tedioso2. Neste sentido é preciso reconhecer que o ensino de química atual está distante do que o cidadão necessita devido a dificuldades no processo ensino/aprendizagem. Entre as dificuldades temos a falta de preparo dos professores, que não são preparados para realizarem aulas diferentes da tradicional aula de giz e quadro negro3. Os dados estatísticos de evasão e repetência nas turmas de química e a falta de professores formados na área mostram esta triste realidade e incentivam a busca por formas alternativas de promover um ensino de química melhor no nível básico4. Hoje são poucos os professores que foram preparados e estão preocupados em buscar um processo mais adequado para fazer a transmissão dos conteúdos da química. Na busca de modificar este quadro, tem-se desenvolvido uma metodologia na qual alunos de licenciatura em química utilizam ferramentas e efeitos cênicos, para transmitir conceitos químicos à sociedade e a alunos para se processar o ensino de química5. Assim a peça teatral é uma aula de química diferente das tradicionais aulas oferecidas na maioria das escolas. O sucesso e o interesse despertado mostram que o trabalho obteve sucesso, tanto com os licenciandos que preparam a peça (aula), como com o público em geral.

MATERIAL E MÉTODOS: A necessidade do uso das ferramentas teatrais para apresentar conteúdos de química fez com que o trabalho se desenvolve-se em três partes distintas. Na primeira se selecionou 15 alunos do curso de licenciatura em química da UERN, os quais foram treinados em palestras e oficinas de artes teatrais para produzirem e apresentarem peças cênicas. Nestas oficinas se aprendeu a elaborar texto/script e se exercitou as várias técnicas teatrais (expressão corporal, vocal, elaboração de personagens, improvisos, inserção de musicas adequadas, preparação de cenários etc.). As oficinas foram feitas uma vez por semana e ministrada ou conduzida por artistas teatrais experientes. Na segunda se buscou nos conteúdos, experimentos, que causam efeitos lúdicos. Estes experimentos foram feitos em laboratório e adaptados para serem apresentados ao publico, seguidos de uma explicação química do que estava ocorrendo em linguagem de fácil entendimento. Na terceira se uniu os experimentos com um texto teatral adaptado de um filme de sucesso na produção de uma sátira bem humorada onde foram incluídos no contexto das cenas teatrais os experimentos químicos. O teatro científico, além de propiciar aos licenciandos a oportunidade de pesquisar, e desenvolver experimentos na sua área de formação, desenvolve nos mesmos aptidões úteis para a sua atuação como futuros professores como a facilidade de expressão, a desinibição e a capacidade de se adequarem a ambiente diversos. Em todo o processo sempre se explora as relações entre as ciências e as artes na construção de um processo pedagógico mais amplo, atraente e fácil de ser absorvido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados mostram que é possível passar aos licenciados a importância das atividades cênicas, para a capacitação dos mesmos, como alternativas importantes no ensino das escolas públicas usando metodologias alternativas de ensino mais atraentes. De um modo geral, a idéia da utilização de atividades cênicas com o futuro professor de química teve grande mérito e alcançou todos os objetivos propostos, além de deixá-lo com a busca de repensar as suas futuras práticas pedagógicas, tentando reconhecer a importância dos conhecimentos prévios no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados finais deste trabalho foram: 1- a peça Litibela e o químico prisioneiro, cujo enredo é uma sátira do filme Litibela e o prisioneiro. 2- A montagem de situações cômicas ou que despertassem a curiosidade durante eventos socioculturais na cidade que culminavam com algum experimento lúdico (Sombra, estátua e etc.). 3- A apresentação de experimentos que despertam a curiosidade em eventos socioculturais da cidade e servem de atrativos para stands de divulgação fazendo um intercambio entre as pessoas que trabalham no stand e o público visitante

CONCLUSÕES: Dos resultados pode-se concluir que: 1- os alunos integrantes do projeto (futuros professores) aprenderam alternativas diferentes de ensinar conteúdos químicos de forma atraente, tanto em sala de aula como em ambientes diversos. 2- O teatro pode ser usado como uma ferramenta útil para motivar os alunos das escolas de nível básico a gostarem de química, tendo-se comprovado que trabalhar com artes cênicas propicia resultados satisfatórios quando se deseja levar novidades e fazer do inesperado, algo com que se possa contar de diversos modos, visando complementar o ensino tradicional de química.

AGRADECIMENTOS: A Pro-reitoria de Extenção pelas bolsas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2004
2. Mateus, A.Luis. Química na Cabeça. Editora UFMG, 2001. Belo Horizonte/MG
3. Bento,S.F.V, Mateus,A.L, Gouvêa, M.C. O lúdico e o ensino da Química: Uma reflexão sobre o teatro científico.
4. Falconieri, A. G, Farias A desqualificação docente no ensino médio na cidade de São Miguel, XLV Congresso Brasileiro de Química-CBQ Belém .2005
5. Simão, D. M. Souza. Falconieri, A. G. Farias. Sousa, L. D. O uso do teatro científico como ferramenta de ensino aprendizagem, Encontro Cientifico de Pesquisa e Extensão -ENCOPE , Mossoró-RN 2003