ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA MAGALHÃES BARATA-BELÉM/PA

AUTORES: SERRÃO, C. R. G (UEPA) ; SILVA, M. D. B. (UEPA) ; MIRANDA, A. A. O. (UEPA)

RESUMO: O presente estudo objetivou fazer uma análise sobre a utilização de livros didáticos por professores de química da Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata localizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Foram entregues questionários a 75 alunos dos três anos do ensino médio, a fim de identificar aspectos como a utilização do livro didático nas aulas de química além de sua relação com o aprendizado da disciplina.

PALAVRAS CHAVES: livro didático, ensino médio, escola magalhães barata

INTRODUÇÃO: Na primeira metade do século passado, os conteúdos escolares bem como as metodologias de ensino eram delimitados pelo professor. Nas décadas seguintes, com a democratização do ensino e com as realidades que ela produziu os conteúdos escolares, assim como as metodologias, passaram a ser veiculadas pelos livros didáticos (ROMANATTO, 2004). O livro didático no ensino de ciências, em particular, de química, foi inserido com objetivo de oferecer aprendizagens de conceitos e teorias científicas, além de propiciar a construção de competências cidadãs (PNLD, 2008). Trabalhos recentes mostram que o livro didático passou a ser uma espécie de instrumento que conduz a atividade do professor, delimitando, principalmente, os conteúdos que serão abordados. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a utilização de livros didáticos de química na Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata, além de verificar a importância desses livros para o aprendizado de química.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2007 na Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata, localizada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Para coleta de dados, foram consultados 75 alunos dos três anos do ensino médio da respectiva escola. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário direcionado aos alunos, constituído de duas partes: a primeira continha dados de identificação do participante da pesquisa e a segunda parte os alunos responderam sobre o uso de livros didáticos por seus professores nas aulas de química, além da relação da utilização desses livros com o aprendizado da disciplina. Na análise dos resultados provenientes da coleta de dados, utilizamos o método de pesquisa quantitativo. Para tanto, os dados foram tabulados no software específico para quantificar as informações obtidas. Em seguida, produzimos gráficos para análise e discussão dos resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos pela análise dos questionários mostram que no primeiro ano somente 25% dos alunos afirmam que os professores utilizam livros didáticos em suas aulas, além disso, 66,7% afirmam que a utilização dos livros facilita o aprendizado de química. No segundo ano 27% dizem que seus professores utilizam livros didáticos e 54% acreditam que o livro didático facilita a aprendizagem, por fim os alunos do terceiro ano afirmaram que apenas 40% dos professores utilizam livros didáticos em suas aulas, e quanto ao fato do livro facilitar no processo de ensino aprendizagem, 68% afirmam que facilita no processo educativo. Apesar de conhecermos a realidade das escolas públicas onde o livro didático é na maioria das vezes um dos poucos recursos disponíveis, os dados obtidos confrontam com essa realidade e mostram baixos percentuais de utilização pelos professores. Por mais que a pesquisa aponte uma realidade controversa, é indiscutível o fato de o livro didático ser um recurso bastante utilizado e as novas edições vem apresentando propostas inovadoras abordando metodologias de ensino cada vez mais construtivistas. A pesquisa representa uma síntese de todas as inconformidades ocorridas ao longo do Ensino Médio, pertinentes à questão da utilização de livros didáticos de química no ensino médio.

CONCLUSÕES: Com base nos dados obtidos, conclui-se que a maioria dos professores de química não utiliza livros didáticos em suas aulas o que dificulta ainda mais o ensino de química, pois sabemos que é um dos poucos recursos disponíveis nas escolas públicas. Para os alunos, a utilização dos livros assume um papel importante, pois facilita a compreensão de conceitos químicos. O que pode ser feito para mudar esta realidade são investimentos na estrutura física das escolas, aquisição de recursos didáticos, processos de formação continuada, valorização do profissional e a adoção de metodologias inovadoras no ensino de química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos – PNLD 2008. Brasília, 2007.

ROMANATTO, M. C.. O livro didático: alcances e limites. In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Anais. São Paulo, 2004.