ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A NECESSIDADE DA LEITURA E A SUA IMPORTÂNCIA NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; CASTRO, A.B.Q. (UECE)

RESUMO: A leitura apresenta-se como fator essencial na vida acadêmica, pessoal e social do aluno. Cury (2006 p. 141) nos diz: “Os professores são tão ou mais importantes que os psiquiatras, os juízes e os generais”. Para fazer este trabalho utilizou-se fontes de pesquisa em livros de autores consagrados na área. Também foi realizada uma pesquisa de campo em um colégio particular em Fortaleza. Nesta pesquisa alunos do 9º ano do curso do Ensino Fundamental II foram abordados. Elaborou-se perguntas relacionadas a importância da leitura no estudo da Química. Conheceu-se o perfil de leitura relacionada com estudo da Química dos alunos entrevistados e percebe-se que não existe nestes alunos uma cultura de incentivo pedagógico para a aprendizagem da Química através da leitura.

PALAVRAS CHAVES: leitura, ensino, química

INTRODUÇÃO: Na concepção de Holanda, citado por Martins (1982, p. 118), no novo dicionário da língua portuguesa ele define o que é ler como: “Ler o que está dito através dos sinais gráficos, tomar conhecimento do conteúdo de um texto pela leitura, reconhecer a mensagem do texto”. Entende-se que o hábito da leitura deve ser incentivado na infância e alimentado no transcorrer da vida acadêmica. Para uma boa aprendizagem da Química é necessário uma mente fértil com uma visão abstrata bem desenvolvida aliada a uma boa tendência à pesquisa. Tudo isso é conseguido com o hábito da leitura. Este trabalho foi dividido em três momentos: no primeiro apresentam-se as considerações sobre a leitura. No segundo aborda-se a temática proposta. Mostra-se a necessidade de despertar a leitura nas séries iniciais. Apresentam-se métodos de incentivo à leitura. No terceiro momento são colocados os resultados da prática da leitura. O ato de ler é importante para o ensino da Química. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da leitura no estudo e ensino da Química. É percebível que muitos alunos ao chegarem no ensino médio não têm uma estrutura de vivências com a leitura, falta o hábito de ler. Foi visto também uma carência do hábito de leitura em certos professores e isso é, sem dúvida, um mau exemplo para os alunos, e prejudica visivelmente a aprendizagem de uma ciência tão exigente e necessária como a Química. Freire (1985, p.20) afirma: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Assim, objetiva-se chamar a atenção do nosso sistema educacional para que este dê maior importância ao incentivo da leitura, para que se possa ter com ela uma maior intimidade logo no início da vida, e desta forma facilitar o aprendizado em Química.



MATERIAL E MÉTODOS: Para iniciar este trabalho utilizou-se fontes de pesquisa em livros de autores consagrados na área. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, elaborado e aplicado para 60 alunos do 9º ano do Ensino fundamental II do Colégio Cônego Francisco Pereira, localizado em Fortaleza-CE, que foi a amostra deste trabalho. A faixa etária foi entre 13 e 14 anos. Foram questionados: 1) Você tem o hábito da leitura? 2) Quais tipos de fontes de informação você busca para obter conhecimento da Química? 3) Quantos livros paradidáticos você ler durante o semestre para lhe ajudar no estudo da Química? 4) Qual contribuição você percebe na prática da leitura para a aprendizagem da Química? 5) Você ver importância na prática da leitura no estudo da Química? Estas perguntas estão inseridas na realidade do dia-a-dia dos alunos, cujo objetivo foi obter um diagnóstico do que está acontecendo com respeito a leitura, tema desta pesquisa. Também os alunos receberam orientações sobre o caminho de como praticar a leitura, seguindo as dicas de Oliveira (2005): a) Combine com os alunos, e os pais o melhor lugar e os materiais necessários para a leitura. b) Para o espaço ficar atraente, pinte com as crianças uma pequena estante em caixotes de madeira para acomodar os livros. c) A pequena biblioteca deve ter vários tipos de leitura: revistas, gibis, livros de literatura e de informação. d) Deixe os alunos à vontade para escolher os livros e levá-los para casa aos finais de semana. e) Ensine a garotada a preservar o acesso, mas lembre-se de que o livro é para pegar, brincar e partilhar.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação a primeira pergunta percebeu-se com o resultado que 55% têm uma boa relação com a leitura e apenas 45% não cultivam o hábito de ler. Talvez não seja culpa só dos alunos o fato de não ter um hábito de leitura. Quando se perguntou sobre as fontes para obtenção do conhecimento da Química, 85% encontram fontes de pesquisa em livros. Observou-se que 10% utilizam a internet em suas pesquisas e apenas 5% pesquisam em jornais e revistas. São poucas as fontes de estudo da Química existentes nos colégios. Sobre a quantidade de livros de apóio (paradidáticos) uma maioria de 90% dos alunos respondeu que lê somente um livro, este exigido pela disciplina, e uma minoria de 5% respondeu que lê além do paradidático, outro ou mais. Na opinião de alguns entrevistados o Colégio deveria adotar mais livros paradidáticos, assim eles poderiam ter uma maior fonte de pesquisa e com a prática da leitura poderiam aprender melhor a Química. Para 80% a leitura contribui para a aprendizagem teórica da Química, 3% acham que a leitura contribui para a aprendizagem prática e 17% disseram que a prática da leitura é importante no conhecimento teórico e prático da Química. É quase evidente que a leitura contribui para a aprendizagem teórica da Química, mas deve-se saber que sem a parte teórica é difícil aprender a parte prática. Nas respostas da quinta pergunta a grande maioria (97%) afirmou que realmente a leitura contribui diretamente para uma melhor compreensão da Química, enquanto 3% acham que não. A maioria dos nossos alunos que participou da entrevista concorda plenamente com o fato da leitura ser um bom instrumento para processo de aprendizagem da Química. Isso só vai solidificar o positivo resultado da nossa pesquisa, pois era exatamente isso que queríamos mostrar.

CONCLUSÕES: O resultado da pesquisa nos mostra que na realidade quase metade dos alunos lêem pouco e com isso compromete a aprendizagem em química. Observou-se também que os que lêem se fixam praticamente no livro didático, e isso não é bom, ficando limitado apenas a um autor. Sugere-se aos professores de química apresentarem aos seus alunos um acervo maior dos existentes, estimulando a ler mais, visando melhoria na aprendizagem da Química. Como seria importante se todas as pessoas pudessem desenvolver o hábito de ler, e certamente aos que gostam de Química iriam ter maior facilidade em aprendê-la.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CURY, Augusto. Filhos brilhantes, alunos fascinantes. Colina, S.Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense. 1982.
OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo. Livros e Infâncias. 2005. Disponível em: http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm. Acesso em: 20/02/08.