ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DO AQUECIMENTO GLOBAL: UM “MEGAPROBLEMA?”

AUTORES: DINIZ, V. W. B (UFPA) ; MARTINS, W. M. (UFPA) ; LIMA, A. P. (UFPA)

RESUMO: Para ser trabalhada a temática do aquecimento global, em uma turma do curso de licenciatura em química da UFPA, foi utilizada uma reportagem que abordou o tema na forma de projetos que tentam solucionar este problema. Buscando-se de criar um ambiente de discussão interativo, onde todos os alunos pudessem criticar a reportagem estudada, foi realizada uma exposição e em seguida foi possível comparar todas as “megassoluções” para o problema. A turma respondeu de forma positiva a atividade, que acabou evidenciando a preocupação que os alunos têm com o futuro do planeta.

PALAVRAS CHAVES: aquecimento global, megassoluções

INTRODUÇÃO: O estudo do aquecimento global é imprescindível em química ambiental e com o intuito de despertar nos futuros professores de química uma consciência crítica para avaliar a viabilidade de se utilizar reportagens nas aulas, bem como desenvolver um espaço de debate sobre a temática ambiental, foi escolhido uma reportagem publicada em uma revista de circulação nacional, voltada para educadores do ensino médio.
A preferência e o estilo pedagógico desempenham um papel fundamental na prática docente (LOBO; MORADILO, 2003), assim sendo, um professor deve buscar estar bem próximo da realidade de seus alunos, se possível tendo acesso, ou indicando leituras, reportagens, fatos e históricos que levem esse aluno a aproximar as ciências de sua vida. Assim sendo, a escola pode desenvolver o seu papel fundamental que é o de formar cidadãos críticos, para que estes possam ter uma qualidade de vida melhor (BELTRAN, 1993).
Quando se utiliza reportagens de revistas, jornais ou outros meios de comunicação, o assunto que será ministrado a partir desse recurso, torna-se mais atraente e mais próximo da realidade do aluno, uma vez que este reconhece que o conhecimento cientifico não está somente no livro didático, e que ele, como aluno consciente, tem capacidade de criticar um assunto à luz de seu conhecimento desenvolvido em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Antes ser trabalhados os conceitos referente ao aquecimento global, a turma em questão realizou a leitura em grupo da reportagem “7 megassoluções para um megabroplema”(CORRÊA, ZAKABI, 2007), divulgada na revista “sala de aula” no mês de fevereiro de 2007. A reportagem aborda sete projetos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisas reconhecidos mundialmente. Cada grupo de alunos apresentou de forma crítica um dos sete projetos, avaliando seu grau de viabilidade, custo, tempo de execução e riscos ambientais. A apresentação ocorreu na forma de painéis, onde os alunos utilizaram materiais de baixo custo e que estimulavam a imaginação e trabalho em grupo. Após as apresentações foi realizada uma comparação entre todos os projetos apresentados, discutindo os pontos positivos e negativos de cada um, criando assim um grande ambiente de discussão.
Em outro momento foi ministrado o conteúdo referente ao aquecimento global, usando como livro texto Química Ambiental (BAIRD, 2002).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a leitura em grupo houve um grande envolvimento dos alunos com a referida reportagem, surgindo várias dúvidas e críticas. No momento da confecção dos painéis, quando os alunos ainda buscavam figuras, muitas imagens chamaram a atenção pelo fato de que a maioria das reportagens tratadas nos jornais e revistas mostra uma realidade muito negativa dos efeitos do aquecimento global e pouco tem sido feito para solucionar o problema. Neste momento muitos alunos manifestaram sua preocupação com o futuro do planeta Terra.
Durante a exposição dos grupos houve questionamentos dos outros alunos que manifestaram sua opinião sobre o tema. Em todas as exposições surgiram manifestações favoráveis ou contrárias, e, o principal objetivo foi alcançado, quando criou-se um espaço de ampla discussão sobre a temática. Observou-se que quando foi utilizado a aula expositiva baseado no livro texto houve um grande interesse dos alunos que estavam bastante participativos e sempre retomavam as idéias discutidas na atividade dos projetos.
Foi evidenciado o fato de que o professor dispõe de outros recursos pedagógicos para ministrar a aula, e que o conteúdo que pode ser trabalhado em sala de aula muitas vezes pode está disponível em locais de fácil acesso ao aluno, como uma revista, por exemplo.


CONCLUSÕES: A turma de licenciatura em química ficou bastante envolvida com a atividade. A participação dos alunos foi positiva e a discussão realizada foi de excelente qualidade. Foi observado que os alunos ficaram tão envolvidos com os projetos que até mesmo quando foram trabalhadas outras temáticas de química ambiental sempre alguém associava um fato, um cientista uma, reação ou um fenômeno aos que foram debatidos nos projetos de aquecimento global.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAIRD, C. Química Ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 622p.

BELTRAN, N. & CISCATO, C. A. M. Breve histórico e principais problemas do ensino de Química. São Paulo: Cortez, 1993.

CORRÊA, R; ZAKABI, R. 7 megassoluções para um megabroplema. Sala de aula, São Paulo, fevereiro de 2007, ano 2, Nº 7, p.6-17.

LÔBO, S. F.; MORADILO, E. F. 2003. Epistemologia e a formação docente. Química Nova na Escola, n.17, 39-40.