ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UNIVIMA/SEDUC: JUNTOS PELA QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MARANHÃO

AUTORES: FERNANDES.R.P. (CETECMA) ; BARBOSA,L.P. (CETECMA) ; SANTOS, J.W.N. (CETECMA) ; SILVA, I.G. (CETECMA)

RESUMO: Uma nova concepção de gerenciamento de programas e projetos tem se constituído em preocupação fundamental no âmbito das políticas públicas na área de educação, considerando a sua importância na busca permanente de melhoria da qualidade do ensino de ciências(CETECMA,2004).
Desse modo, a Secretaria de Estado da Educação-SEDUC e os Centros de capacitação Tecnológica do Maranhão-CETECMAS, vinculados a Universidade Virtual do Estado do Maranhão-UNIVIMA, firmaram um convênio para promover a qualificação dos professores da Rede Publica do Ensino Médio na área de ciências e matemática através de programas de capacitação, utilizando como principal ferramenta didática aulas práticas associado-as à teoria.
Foram capacitados 226 docentes da área de química, apresentando um rendimento satisfatório.

PALAVRAS CHAVES: ensino da química, qualificação de docentes

INTRODUÇÃO: Em atendimento à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico,o Governo do Estado do Maranhão criou em 2002 os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão/CETECMAS em diferentes pólos de desenvolvimento regional,com a finalidade de implementar ações voltadas para a Educação,a Ciência,a Tecnologia e o Trabalho(CETECMA,2004).
O gerenciamento dos CETECMAS encontra-se sob a responsabilidade da Universidade Virtual do Estado do Maranhão-UNIVIMA que por sua vez está vinculado à Secretaria de Estado da Ciência,Tecnologia,Desenvolvimento Tecnológico e ensino Superior-SECTEC,abrangendo os processos gerenciais de planejamento,execução e monitoramento das ações de forma a promover a articulação nos diferentes segmentos(CETECMA,2004).
As escolas de Ensino Médio do Estado do Maranhão,receberam materiais de laboratório para as áreas de Ciências e Matemática, afim de vincular o ensino prático às aulas teóricas,com isso a SEDUC e a UNIVIMA através dos CETECMAS implantaram um programa de capacitação e qualificação de docentes,visando à melhoria da qualidade do ensino,nas áreas de Química,Física,Biologia e Matemática.



MATERIAL E MÉTODOS: A capacitação foi realizada nos laboratórios dos pólos tecnológicos do CETECMA abrangendo as cidades de Açailândia/Zé Doca, Barra do Corda/São João dos Patos, Brejo/Rosário, Caxias/Timon, Codó/Presidente Dutra, Imperatriz/Balsas, Pedreiras/Bacabal, Pinheiro/Viana, Sta Inês/Itapecuru e São Luis/Metropolitana, com uma carga horária de 40 horas semanal, sendo 8 horas diárias.
Nos experimentos, foram utilizados reagentes, vidrarias e equipamentos que serão usados nas escolas. Foi feito um cronograma de práticas a serem seguidas. No primeiro dia houve a demonstração de como os materiais deverão ser guardados nos armários com as referidas identificações, como devem ser utilizados e as medidas de segurança no laboratório. No segundo dia, demonstração do uso de microscópio, fenômenos químicos e físicos utilizando como substâncias a naftalina, o iodo e aparas de magnésio, separação de mistura através de destilação simples e fracionada, filtração simples e a vácuo, decantação e centrifugação, cromatografia, utilizando álcool, papel de filtro e canetas com cores diferentes. No terceiro dia reações químicas de síntese, de decomposição, de simples troca, dupla troca e do cobre, preparo de soluções ácido e base, uso de indicadores para identificação de uma substância ácida e básica e titulação. No quarto dia demonstração da eletrólise, através da decomposição da água, pilha, voltâmetro de Hoffman e retroprojetor. No quinto dia espelho de prata e carbonização da madeira e produzindo plásticos. Após os experimentos, eram realizados debates.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A capacitação atendeu um total de 226 docentes da área de Química da Rede Publica de Ensino Médio do Estado do Maranhão, os experimentos foram realizados com total interação dos docentes, como também os debates dos assuntos teóricos a serem abordados.Durante os debates das práticas ficou comprovado a real necessidade de associa-la a teória em sala de aula, para que o aluno passe a interagir mais.


CONCLUSÕES: A capacitação apresentou um rendimento satisfatório, por isso se faz necessário dar continuidade ao programa, para abranger a todos os docentes da Rede de Ensino do Estado do Maranhão.
Os docentes presentes mostraram-se receptivo a utilização dos materiais recebidos nas escolas.
Utilização de materiais alternativos, devem ser também utilizados.


AGRADECIMENTOS: SECTEC, UNIVIMA, CETECMA, FAPEMA e SEDUC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Apostila de Capacitação de Professores para Uso de Laboratório do Ensino Médio- Química, UNIVIMA-CETECMA, São Luis-Ma,2008.
Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão-CETECMA, Processos Gerências: Fundamentos, Compromissos e Atribuições, São Luis-Ma, 2004.
Manual de Atividades Práticas de Química- AUTOLABOR, 2a edição.
Roteiros Experimentais com Uso de Microscópio, Química, Biologia e Física, MOBILAB- Laboratório Interdisciplinar.