ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DIMINUIÇÃO DE CUSTOS NA UNIVERSIDADE.

AUTORES: SANTOS,R.A.T.O. (UERN) ; SILVA,J.N.C. (UERN) ; SALDANHA,K.A.S. (UERN) ; MATIAS,M.C.S. (UERN) ; MORAES,A.N.L. (UERN) ; SOUZA,L.D. (UERN)

RESUMO: O trabalho resume a criação e o funcionamento da empresa júnior do departamento de química da UERN – Química júnior. Esta é uma associação civil sem fins lucrativos e com prazo indeterminado, com sede e foro na cidade de Mossoró que tem como objetivo propiciar a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula aos alunos via prestação de serviços e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O trabalho durante o ano de 2007 resultou na fabricação de 12.400 litros de produtos domissanitários e o treinamento de 11 alunos em nível de iniciação científica no desenvolvimento de novos produtos. A fabricação pela Química Junior economizou 7.440,00 reais para a UERN no último ano, sendo este montante convertido em 4 bolsas de extensão para alunos do projeto.

PALAVRAS CHAVES: detergente,economia e prática

INTRODUÇÃO: O curso de química da UERN apresenta dois problemas sérios,a grande evasão e o distanciamento entre o conhecimento teórico estudado em sala de aula e a sua aplicação prática no cotidiano. Estes problemas estão ligados pela situação econômica dos alunos que desmotivados pela falta de prática e em dificuldades financeiras desistem do curso1-5
O projeto Química Junior busca uma solução para estes dois problemas e ao mesmo tempo contribuir com a manutenção e melhoramento do curso. Ele se resume na criação de uma empresa sem fins lucrativos, legalmente estabelecida, que é administrada por uma associação de professores e estudantes do curso. Esta empresa através da prestação de serviços a terceiros resolve problemas práticos de química no
laboratório (usado como base da empresa) e fabricam produtos usados pela própria universidade que ilustram a teoria vista na sala de aula. A verba destinada a aquisição dos produtos de limpeza da UERN será aplicada na aquisição de matéria prima para a preparação dos produtos. A diferença entre o preço que seria gasto pela UERN no comercio e o que resultará dos cobrados feitos pela Química Júnior, será investido em melhoramento e infra-estrutura dos laboratórios e bolsa para os alunos participantes do projeto.
No caso deste trabalho os alunos estudaram e aplicaram na prática os conceitos de acidez, solubilidade e viscosidade no desenvolvimento e fabricação de domissanitários usados pela própria universidade. Neste processo foi desenvolvido a iniciação científica dos alunos no controle de qualidade da matéria prima, do produto final e no desenvolvimento de novos produtos. Se desenvolveu ainda pesquisas científicas para o envasamento dos produtos em garrafas recicladas, onde se verificou a estabilidade dos mesmos com o tempo de estocagem.


MATERIAL E MÉTODOS: De acordo com o projeto aprovado no departamento foi feita a regularização jurídica da empresa (registro do estatuto, solicitação de CNPJ, solicitação de inscrição estadual, eleição de diretoria, solicitação de isenção de ISS etc...). Em seguida os alunos participantes do projeto foram treinados num curso prático de preparação de produtos saneantes e montaram uma pequena fabrica desses produtos.
Nesta fabrica foram desenvolvidos e preparados, detergentes, água sanitária, sabão em pedra, desinfetante e amaciante a partir de produtos comerciais (ácido sulfônico, soda cáustica, hipoclorito de sódio, sal de cozinha, corante etc...) disponíveis no comercio local e usando os métodos de saponificação e diluição tradicionais. Os alunos foram treinados para fazer o controle químico e o cálculo ideal da quantidade de matéria prima necessária para a fabricação do produto, melhorando assim sua qualidade. Este foi feito pela medida do pH, medidas do teor de agente ativo (cloro) e controle da viscosidade.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram preparados e entregues para a UERN 12.400 litros. Considerando o preço médio de 1,2 reais o litro desses produtos no mercado e que de acordo com os cálculos, a fabricação pela Química Junior resulta em 50% de economia na aquisição destes produtos, calcula-se que o projeto economizou 7.440,00 reais para a UERN nos últimos dois anos. Este dinheiro foi convertido em 4 bolsas de extensão para os participantes do projeto.
Foram treinados na Química Junior 11 alunos que não só aprenderam a fabricar e controlar a qualidade destes produtos, aplicando na prática os conceitos estudados, como também realizaram pesquisas científicas(15 trabalhos produzidos e apresentados em congressos) sobre a qualidade de produtos comerciais vendidos em Mossoró. E sobre a viabilidade técnica e econômica de se engarrafar detergente e desinfetante em garrafas de PET. Esta foi incorporada pela Química Junior que tem engarrafado grande parte de seus produtos em garrafas PET de 1 ou 2 litros recicladas. Isto além de tornar o produto mais barato contribui para retirar este material do meio ambiente, contribuindo para a melhoria do ambiente e para a inclusão social de pessoas desempregadas.
Foram, também, ministrados cursos sobre o tema na FANAT e no CVT de Pau dos Ferros, onde além da parte técnica se aborda os problemas de saúde e ambientais da fabricação incorreta destes produtos. Foi também iniciado como iniciação científica o desenvolvimento de novos produtos, estando em fase final de desenvolvimento e inicio de fabricação xampu e perfumes e em estágio desenvolvimento a cera liquida. neste processo os alunos num trabalho de iniciação cientifica estudam a teoria e a aplicam na prática até a obtenção do produto final, modificando a método e as quantidades para conseguirem o melhor produto.


CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que a aprendizagem é facilitada pela aplicação na prática do conceito e que o processo de aprendizagem na prática, incentiva e economiza recursos para a universidade. A conversão dos recursos economizados em bolsas de extensão para os alunos minimiza as suas dificuldades financeiras e evita sua evasão do curso.

AGRADECIMENTOS: Ao professor Dr. Luiz Di Souza e ao Química Júnior

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- Souza, L.D.- Diagnóstico sócio, financeiro e acadêmico do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do rio grande do Norte – UERN, Revista expressão, N. 2, 2002.
2- Pacheco, J.R. e colaboradores – Abandono e Repetência: um estudo de caso de uma turma de química da UFPR– 24 SBQ, Poços de caldas, maio de 2001.
3- Schnetzler, Roseli Pacheco e Aragão, Rosália Maria Ribeiro - Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química, QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, maio de 1995
4- Martins, K.F. e colaboradores - Avaliação e diagnóstico do curso de licenciatura em química na UERN, XXXIX CBQ, Goiânia, 1999.
5 -Martins, K.F. e colaboradores - material didático- a estruturação do ensino aprendizagem em química, XXXIX CBQ, Goiânia, 1999.-