ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; OLIVEIRA, P.D.S (UECE)

RESUMO: Propõe-se o Software como modelo atual para alavancar o Ensino de Química, informatizando o ensino médio. Analisou-se que a estrutura tecnológica das escolas da rede pública dificulta e impossibilita o avanço dos meios de integração entre professor/aluno/computador. O sistema atual envolvendo as escolas ainda limita a participação do professor no âmbito de conduzir o aluno a utilizar desta alternativa didática dentro da sala de aula. Os resultados evidenciaram o despreparo das escolas a adquirirem a informática educativa no seu âmbito curricular. A pesquisa identificou dificuldades no processo de ensino-aprendizagem aferido ao sistema atual de ensino voltado para a aplicação do uso do computador como ferramenta pedagógica.

PALAVRAS CHAVES: química, informática, software

INTRODUÇÃO: A informática apresenta-se atualmente como um forte recurso de apoio ao ensino. O desenvolvimento de novos métodos e estratégias inovadoras e dinâmicas de aprendizagem é um fator importante na educação. O uso da Internet representa um momento de desenvolvimento, por ter grande potencial de comunicação e ser muito mais acessível. Nunes (2004, p. 1), enfatiza o uso da informática no processo de ensino-aprendizagem, e sugere etapas para sua aplicação. O avanço tecnológico vem proporcionando reflexões acerca de como usufruir as novas possibilidades criadas no mundo da educação. Segundo Almeida (2000, p.12): “As vertiginosas evoluções socioculturais e tecnológicas do mundo atual geram incessantes mudanças nas organizações e no pensamento humano e revelam um novo universo no cotidiano das pessoas”. Alguns softwares educacionais já disponíveis no mercado auxiliam os alunos a raciocinarem a respeito de certos fenômenos através de simulações. A utilização deste tipo de recurso oferece um ambiente interativo, onde o aluno é capaz de manipular as variáveis e observar resultados imediatos. Para Grajew apud Dimenstein (1997, p.11): "O papel da educação é fundamental no enfrentamento do maior desafio atual da humanidade". Para o autor o papel da educação deve acompanhar as mudanças provocadas pela tecnologia e pela economia não esquecendo a preocupação com a responsabilidade civil pela solidariedade e cidadania. Neste trabalho utilizou-se de diversos elementos de apoio, como: questionários, mini-apostila e discussões livres além do software educacional. O software utilizado referiu-se à disciplina de química geral, abordando assuntos como: níveis e subníveis de energia, tabela periódica, eletroquímica, radioatividade e algumas experiências.



MATERIAL E MÉTODOS: Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de modo que qualitativamente fossem visto aspectos contraditórios na atual realidade do ensino. Dividiu-se em dois grupos: alunos da E.E.F.M. Plácido Aderaldo Castelo (Escola Pública do Estado), 1º ano do ensino médio e alunos do Instituto Pedagógico Professor Carlos Lobo (Escola Particular), 1º ano do ensino médio, ambos localizados em Fortaleza-CE. Foi selecionado o Software Educacional: D-QUARK A MISSÃO DO ÁTOMO, da Editora Expoente. Trata-se de um software de fácil utilização, com experiências, jogos e glossário, o que contribui diretamente para o interesse pela competitividade e melhor aprendizado do aluno. No primeiro instante, de acordo com o programa relacionado à disciplina selecionada, o software foi aplicado depois da aula expositiva. Em seguida, alguns alunos foram selecionados de maneira aleatória, de forma que estes utilizassem o recurso em duplas e com a orientação do professor. Após a utilização do software em sala de aula (laboratório de informática), de forma individual, um questionário foi aplicado aos alunos, de forma a avaliar a eficiência desse recurso durante o processo ensino aprendizagem. Os dados relacionados às respostas dos questionários foram avaliados de forma estatística através da construção de gráficos. O software utilizado abordou assuntos como: níveis e subníveis de energia, tabela periódica, eletroquímica, radioatividade e algumas experiências.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 60% dos alunos da escola particular declararam que utilizam o computador como ferramenta auxiliar na aprendizagem contra 15% dos alunos da escola pública. O primeiro contato com o computador para os alunos da rede particular foi em casa (15%), já para os alunos da rede pública a realidade é outra, os alunos tiveram o seu primeiro contato com o computador na escola (75%). Poucos alunos da rede pública (5%) possuem experiência em softwares educativos, já os alunos da rede particular utilizam esse método com uma maior freqüência (85%); porém ambos (100%) concordam que gostariam que outras disciplinas, além da química, utilizassem esse recurso como meio de facilitar o aprendizado nas aulas. Há grande expectativa por parte dos alunos na nova metodologia de ensino. A totalidade dos alunos entrevistados (80 alunos) afirmou que o uso do computador será algo positivo no desenvolvimento de estudos dirigidos a assuntos específicos de química. A adaptação da informática no currículo escolar está em utilizar o computador como instrumento de apoio das matérias e conteúdos lecionados. Conforme Dutra (2008, p. 1), “Como qualquer outra ferramenta pedagógica, o computador pode ajudar professores e alunos a melhorar seu desempenho em sala de aula”. A parceria professor/computador é vista de forma em que o professor terá um papel importantíssimo no desenvolvimento do aluno, pois sua responsabilidade não apenas competirá no repasse de informações, mas sim, na assimilação e construção do conhecimento, devendo ser unido ao papel psico-pedagógico do professor. A análise da pesquisa ajudará na compreensão didática empregada com o uso do computador.

CONCLUSÕES: Por meio da analise das atividades desenvolvidas na aplicação do computador como ferramenta de aprendizagem no ensino de Química, dados colhidos dos questionários respondidos pelos alunos, referencial bibliográfico e apontamento dos professores, conclui-se que o estudo sobre o uso da química em software no ensino, deve ser aprofundado para o melhor uso, resultando no desenvolvimento e crescimento no aprendizado do aluno. Observou-se que a introdução do computador em sala de aula para uso do curso de química produziu salutar mudanças pedagógicas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Informática e formação de professores. Vol. 1 e 2. Fortaleza: Proinfo, 2000.
DIMENSTEIN, G. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanhã. p.10 Ática: São Paulo, 1997.
DUTRA, Jaqueline Mariath. Ensinando com Teconlogia. Disponível em: http://www.geocities.com/jaqued_br/ensinand.htm. Acesso em 05 de abril de 2008.
NUNES, César. Tecnologia na Educação - Editora Moderna – 2004. Disponível em:
http://www.moderna.com.br/pedagogia/infoplan/tecnologia/0002. Acesso em 05 de abril de 2008