ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: GESTÃO DA QUALIDADE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; MATOS, A.M.C. (UECE)

RESUMO: Implementar um sistema de gestão da qualidade baseado na Norma NBR ISO 9001:2000 nas Escolas da Rede Pública, na disciplina de Química, é de fácil aplicação e de grande necessidade para a realidade atual. Hoje se depara com um ensino de Química defasado, despertando pouco interesse para os alunos, e isto se deve na forma como é gerido o processo de ensinar. Através do sistema de gestão da qualidade – SGQ é possível desenvolver um planejamento harmonizado da Química. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa é mais do que urgente uma modificação na metodologia de ensino da disciplina de Química praticada na rede pública. Com o sistema de gestão da qualidade teremos uma padronização, garantindo que os alunos da escola pública tenham a mesma qualidade e padrão de ensino.

PALAVRAS CHAVES: gestão da qualidade

INTRODUÇÃO: A escola da rede pública não necessitará de grandes recursos para implementar esta ferramenta de trabalho e ainda estará marcando um passo relevante na história da educação. A população de baixa renda será beneficiada com esta iniciativa e os nossos jovens gozarão de um ensino de Química de qualidade. De acordo com Silva, citado em Ramos (2003, p 217), “as escolas privadas não são mais eficientes que as públicas por causa de alguma qualidade inerente e transcendental da natureza da iniciativa privada, mas porque um grupo privilegiado pode financiar uma forma particular de educação”. Para Zaguary (2006, p. 236, 237), tantas reformas já foram feitas, tantas novas idéias já foram adotadas, tanto já se mudou a legislação que, verdade seja dita, a maioria da classe já vê com ceticismo qualquer mudança que se anuncie. A Norma NBR ISO 9001:2000 deve ser adotada como uma decisão estratégica do Governo. Esta Norma não tem intenção de impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação, mas de padronizar e melhorar continuamente o processo de ensinar. O objetivo deste trabalho foi Investigar as causas que favorecem a má qualidade do Ensino de Química na Rede Pública para que os nossos jovens da classe menos favorecida possam usufruir de um aprendizado de qualidade. Neste trabalho usou-se os resultados obtidos do ENEM nos anos de 2006 e 2007, e fez comparação da escola pública com a escola privada. Na pesquisa de campo fez se aplicação de questionários ao grupo gestor, corpo docente e corpo discente de duas Escolas da rede pública.



MATERIAL E MÉTODOS: Usou-se a seguinte metodologia: Analise crítica dos resultados obtidos do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio nos anos de 2006 e 2007, comparando a escola pública com a escola privada. Aplicação de questionários de pesquisa para os públicos envolvidos com o tema: Grupo Gestor, Professores e Alunos. Para a primeira situação foram conferidos os resultados do ENEM divulgados no site do INEP. Para a segunda situação procurou-se obter uma amostra representativa do pensamento dos públicos trabalhados, onde foram entrevistados cinco profissionais com função de gestor na escola, cinco professores da disciplina de Química e vinte e três (23) alunos cursando a 2ª série e trinta e sete (37) a 3ª série do ensino médio, da rede pública, no total de sessenta (60) discentes. A elaboração dos questionários de pesquisa foram baseados nos princípios de gestão da qualidade, de acordo a com norma 9000:2005. A pesquisa foi aplicada em duas escolas de ensino médio da rede pública e foi colhida de forma espontânea e não identificada.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: No Enem 2006, alunos que estudaram somente em escola pública obtiveram médias 34,94 (prova objetiva) e 51,23 (redação), enquanto o grupo que declarou ter estudado somente em escola particular teve média igual a 50,57 na parte objetiva e 59,77 na redação. No ENEM de 2007, a escola particular teve como maior média 80,82 (prova objetiva) e 71,12 (redação e prova objetiva) e a pública 75,09 (prova objetiva) e 71,73 (redação e prova objetiva), sendo válido ressaltar que no geral os alunos da rede particular obtiveram médias bem superiores aos alunos da rede pública. Com relação ao Grupo Gestor, 40% atribuíram “Regular” para a qualidade do ensina na disciplina de Química promovida pela escola da rede pública e informaram que “raramente” os recursos disponibilizados (Bibliotecas, Laboratórios, Livros Didáticos, etc.) são aproveitados em sua totalidade pelos professores e alunos. Também informaram que “não” são realizados programas de treinamento e qualificação para o corpo docente da escola. Sobre os professores, 40% consideram a qualidade do ensino de Química nas escolas da rede pública não satisfatória. Admitem que as ferramentas de trabalho são pouco utilizadas e que raramente são exploradas como deveriam ser. Todos os entrevistados informaram existir carência de programas de treinamentos para o corpo docente. Já para os alunos o conceito da qualidade do ensino na disciplina de Química ofertado pelas escolas da rede pública, 55% atribuíram “bom”, 30% “regular”, 10% “ótimo” e 5%, “ruim”. Para a utilização dos recursos (bibliotecas, laboratórios, livros didáticos, etc.) disponibilizados nas escolas da rede pública. Pelos resultados obtidos sugere-se imediatamente a implementação do sistema de gestão da qualidade nas Escolas da Rede Pública, na disciplina de Química.

CONCLUSÕES: As vantagens de se trabalhar com um sistema de gestão da qualidade na disciplina de Química tornará a aprendizagem mais eficiente, além do privilégio de se ter uma Administração Escolar mais participativa. Sugere implementar o sistema de gestão da qualidade nas escolas da rede pública, cujo órgão responsável deve ser a Secretaria de Educação Estadual, que tomaria como base a norma NBR ISO 9001:2000. A Secretaria orientaria os Grupos Gestores a colocarem em prática e com isso oferecer aos alunos um ensino melhor projetado e com qualidade, aproximando-se ou até superior à rede particular.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NORMA NBR ISO 9.004:2000 – Sistema de gestão da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – Dezembro de 2000.
NORMA NBR ISO 9.000: 2005 – Sistema de gestão da qualidade – Fundamentos e Vocabulário, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – Dezembro de 2005.
NORMA NBR ISO 9.001:2000 – Sistema de gestão da qualidade – Requisitos, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – Dezembro de 2000.
RAMOS, Angélica Maria Pinheiro. O financiamento da educação brasileira no contexto das mudanças político-econômico pos-90. Brasília:Plano, 2003.
ZAGUARY, Tânia. O professor refém. Rio de Janeiro: Record, 2006