ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: SHOW DA QUÍMICA: APRENDENDO COM CRIATIVIDADE

AUTORES: SILVA, M.J. (UFBA) ; SANTOS, E.C. (UFBA)

RESUMO: Esse trabalho vem sendo desenvolvido por um grupo de alunos do Instituto de Química da UFBA, e tem como objetivo principal apresentar a Química de forma lúdica e com embasamento científico, despertando nos alunos do ensino médio o interesse pela disciplina. Outro objetivo é proporcionar aos alunos que participam do grupo, a oportunidade de pesquisarem e, portanto, aprenderem mais, sobre os conteúdos de química que estão inseridos nos experimentos. Além disso, os participantes do grupo pesquisam novos métodos para apresentarem esses conteúdos e, desse modo, desenvolvem habilidades de falar sobre conteúdos de química, de modo simples e correto.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, lúdico, experimentos

INTRODUÇÃO: O ensino de química no nível médio está cada vez mais voltado para as informações memorísticas e para as regras, sem que sejam apresentadas fundamentações científicas para que os alunos compreendam os fatos químicos. Assim, os conteúdos ensinados não são significativos para os estudantes e muitos deles entram na universidade com muito pouca habilidade para entender as propriedades associadas com as transformações da matéria. Entendemos que um meio de contribuir para minimizar esse problema é desenvolver experimentos e apresentá-los aos estudantes usando uma linguagem simples e correta. Entendemos, também, que o envolvimento do aluno na realização dos experimentos, é importante para que os mesmos tornem-se motivados e procurem as informações necessárias para a compreensão dos conteúdos de química que podem ser usados para interpretar os dados obtidos.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, os experimentos são selecionados através de pesquisa na literatura. A seguir, selecionam-se os conteúdos de química que podem ser enfatizados através desse experimento e discutem-se aspectos tais como: i) propriedades das substâncias envolvidas, com ênfase na segurança e periculosidade; ii) viabilidade, com ênfase nos preços, das substâncias e equipamentos a serem utilizados. Numa terceira etapa, discute-se um modo criativo para apresentação dos experimentos, incluindo uma linguagem clara e correta, com o objetivo de motivar os alunos a estudarem química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante os cinco anos de existência do grupo Show da Química já foram feitas cerca de 40 (quarenta) apresentações, sendo que 30 (trinta) aconteceram para alunos de escolas públicas em Salvador e Grande Salvador. O retorno, por parte dos alunos e dos seus professores, tem sido gratificante. O grupo tem cerca de 20 (vinte) experimentos selecionados e trabalhados, dentre os quais serão aqui citados três: 1. Reação Oscilante; 2. Quimbar; 3. Tinta Mágica. Essas são reações de grande impacto visual e, para cada uma, tem-se uma coreografia elaborada de modo que o público também participe. Os conteúdos de química inseridos nessas reações são: reações de oxirredução, reações ácido-base, reação de precipitação, introdução aos compostos complexos.

CONCLUSÕES: O trabalho não está terminado, pois o grupo vem aumentando em número de componentes e novos experimentos estão sendo testados e estudados. Mas, até o momento, pode-se concluir que: 1. O aprendizado de química, pelos componentes do grupo, vem aumentando, principalmente quanto à fluência no vocabulário e na capacidade de extrapolar o entendimento de um conteúdo, trabalhado numa situação, para uma outra situação semelhante; 2. Aumentou, também, o interesse dos alunos do ensino médio pela química e isso é comprovado pelo aumento do número de convites para apresentações em colégios.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brown, T.L.,LeMay,Jr.,H.E., Burten,B.E., Burdge, J.R., Química: A ciência central, 9ª edição, São Paulo: Prentice Hall, 2005.