ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM TERMODINÂMICA

AUTORES: DE FREITAS FILHO, JOÃO R (UFRPE) ; DE MELO, RINNELY C. LINS (FAMASUL) ; MARQUES, STEFANY CELESTINO S. (FAMASUL) ; DE MELO, ADRIANA CRISTINA NASCIMENTO (FAMASUL) ; LIRA LINS, MARIA CIBELLE (FAMASUL) ; CHAVES OLIVEIRA, JOICE DE CÁSSIA A. (FAMASUL) ; DE MIRANDA, ALINNE KELLY MARTINS SILVES (FAMASUL) ; CORREIA, MARIA EMANUELLA A, (FAMASUL)

RESUMO: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa com estudantes da segunda e terceira série do ensino médio sobre sua evolução conceitual, durante três meses de aulas referentes ao conteúdo programático: termodinâmica. O objetivo da pesquisa foi analisar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante às aulas sobre termodinâmica. É salientado o mecanismo de assimilação das novas idéias juntamente com a relação entre as dificuldades dos estudantes e as situações experimentais. Este estudo foi baseado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos relacionados ao estudo da termodinâmica.

PALAVRAS CHAVES: representações mentais, evolução conceitual, termodinâmica.

INTRODUÇÃO: O aluno constrói representações mentais a partir das informações que ele retém ao longo do tempo. A construção desses modelos é algo particular, sendo estimulado pelo ambiente externo. Para Johnson-Laird (1983), os modelos mentais são construídos pelas pessoas para representar estados físicos; sendo esses modelos análogos estruturais de estados de coisas do mundo; não precisando ser acurados, mas, sobretudo funcionais. São dois os tipos de representações mentais mais usados: o proposicional que se traduz no modelo combinado de expressões mais concretas da mente sendo de origem verbal e auditiva; e o modelo analógico que é abstrato e expresso por meio de símbolos. Existem fatores que influenciam na formação dos modelos mentais; são as crenças, a constituição física, o temperamento, a linguagem e o ambiente social. Analisar os modelos mentais dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, em aulas, cuja abordagem era o conteúdo termodinâmica, constitui-se num passo relevante para repensar o nosso fazer pedagógico, pois a partir dessa iniciativa pretendemos propor mecanismo de assimilação das novas idéias juntamente com a relação entre as dificuldades dos estudantes e as situações presentes em sala de aulas.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em situação real de sala de aula, durante três meses do ano de 2007, com estudantes da segunda e terceira série do ensino médio. A sistematização dos trabalhos realizados exigiu: a) encontros de estudo e planejamento coletivo das atividades; b) visita in lócus; c) coleta e organização de materiais para estudos e desenvolvimento das aulas; d) elaboração e aplicação de questionário; e) montagem de experimentos; f) pesquisa bibliográfica sobre o conteúdo programático: Termodinâmica g) relatórios das atividades desenvolvidas em sala de aula, h) apresentação das produções desenvolvidas pelos alunos à comunidade escolar, exposição oral. Foram envolvidos na proposta de trabalho pedagógico, professor da disciplina Química, aluno da graduação em química, estudantes. A metodologia adotada possibilitou a discussão, em pequenos grupos de alunos, dos conceitos envolvidos nas aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da vivência da proposta constatou-se que a construção dos modelos mentais depende do contato do aluno com o exterior. É notável que a forma como o conteúdo passado interfere na criação de suas representações, ou seja, os recursos utilizados pelo professor contribuem direta ou indiretamente para ampliação do conhecimento do mesmo. De acordo com resposta do aluno Y sobre caloria, observa-se que ele apresenta facilidade em representar através de símbolos verbais o que foi apreendido. À medida que ele participar de aulas versadas em exposição oral, estimulou utilizar a Representação Mental Proposicional. Tendo, portanto, ciência da faculdade racional dependente que o aluno possui, levando-o a ser um conhecedor passivo, tratamos o papel do professor como um importante veículo para o estímulo do crescimento do saber cientifico do aluno, e, por conseguinte a construção de modelos mentais diversos. De acordo com a análise da representação mental apresentado pelos alunos X, Y, Z, K e W sobre capacidade térmica, observou-se de acordo com as respostas em teste, relatório etc. que o maior percentual dos modelos utilizados pelos estudantes foi proposicionais. O aluno A ao responder as questões sobre calor e temperatura usou modelo imagísticos e algumas respostas foram equivocadas.

CONCLUSÕES: Conforme o tipo de representação mental que os alunos utilizavam durante as aulas - quer convencional, quer demonstrativas - como também nos testes avaliativos pudemos concluir que: alguns, embora trabalhassem nos testes avaliativos utilizando proposições desvinculadas de modelos, como aluno B, nas aulas e na interação com o professor, parecia ter utilizado um modelo mental sobre o conceito de termodinâmica que incluía a temperatura e o calor como agente responsável pelo mal estar das pessoas. Outros alunos trabalharam durante as aulas com modelos basicamente proposicionais.

AGRADECIMENTOS: FAMASUL/AEMASUL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JOHNSON-LAIRD, P. (1983). Mental models. Cambridge, MA: Harvard University Press. 513p