ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O EMPREENDEDORISMO NA QUÍMICA.

AUTORES: LIMA, E. C. DE A. (UFRN) ; HILÁRIO, L. S. (UFRN) ; ANJOS, R. B. (UFRN) ; SOUZA, L. C. (UFRN) ; ANJOS, J. R. S. (UFRN)

RESUMO: RESUMO
O curso de química tem mais a oferecer do que apenas o estudo voltado à pesquisa e à formação pedagógica, para se dedicar ao magistério, no ensino da química, pois a mesma é uma ciência que abrange todos os setores básicos da vida do homem e que se sabe que a química é uma ciência empreendedora que produz serviços e benefícios a sociedade. A UFRN em parceria com a Junior Achievement vem desenvolvendo um programa para desenvolver o lado empreendedor dos químicos , através do programa miniempresa, onde os alunos durante a sua formação acadêmica recebem instruções de profissionais nas diversas áreas que compõem uma empresa, e formulam a fabricação de produtos dentro da área de química, desenvolvendo seu lado empreendedor e aplicando, de maneira prática, seus conhecimentos científicos.

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: empreendedor, química, indústria.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO
A UFRN foi a primeira universidade pública e a segunda universidade do país a desenvolver este programa, os alunos do curso de química foram capazes de observar através de uma experiência prática em economia e negócios, como organizar e operar uma empresa; aprenderam conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. A orientação foi feita por quatro empresários voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que o empreendedorismo é capaz de desenvolver nos profissionais da área de química, incentivando-os a, num futuro próximo, tornarem-se químicos empreendedores de sua própria indústria.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E METODOS

Consultoria na área de produtos fitoterápicos
Técnicas de fabricação de sabonetes em barra
Técnicas de fabricação de óleo corporal.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCURSSÃO

A seleção para participação no programa foi realizada de acordo com o IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), onde foram escolhidos 30 alunos . Os participantes recebiam instruções de mercado, comercialização e produção, as quais deveriam seguir para montar a empresa. Feito o plano negócio, iniciava-se então o processo de produção. Através de uma consultoria de cosméticos e produtos fitoterápicos, foi escolhido para a produção um óleo corporal pós banho, o qual possuía ação calmante através da substância citral (3,7-dimetil-2,6-octadienal) contida em um extrato de Cymbopogon Citrates (capim santo); e também foi desenvolvido a fabricação de sabonetes em barra contendo o extrato de Cymbopogon Citrates (capim santo). Toda a fabricação era realizada seguindo as normas de controle de qualidade. Os alunos foram capacitados para a produção do óleo corporal e do sabonete em barra, adquirindo estes conhecimentos através da consultoria que foi realizada por um especialista na área, o qual também capacitou-os a desenvolver os extratos orgânicos. No desenvolvimento do programa os alunos mostraram-se extremamente motivados com a grande quantidade de conhecimentos adquiridos, todos passaram a observar que com o embasamento correto é capaz, sim, de se desenvolver seu próprio negocio, unindo os conhecimentos adquiridos na graduação com um pouco de conhecimento de empreendedorismo. Após a produção, os alunos aprendiam técnicas de vendas, e através de feiras dentro da própria instituição, os produtos fabricados eram comercializados. Também com intuito de evitar-se qualquer contaminação e reações alérgicas foram realizados análises microbilógicas. O programa durou cerca de 4 (quatro) meses.


CONCLUSÕES: CONCLUSÃO

Ao término do programa, o departamento de química junto aos alunos que passaram por essa experiência percebeu a real importância do empreendedorismo dentro da química, tendo em vista uma nova perspectiva de mercado de trabalho. Devido ao sucesso deste projeto piloto, o programa está sendo realizado novamente, com o intuito de abranger cada vez mais uma maior quantidade de alunos. Hoje, estes alunos unidos ao departamento tentam implementar um incubadora de empresas juniores para o curso de química, visando a inclusão dos próprios ao mercado de trabalho.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


http://pt.wikipedia.org/wiki/Citral/ acessado em junho de 2008
http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/capim_santo.htm/ acessado em maio 2008
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias_2004/2004_12_06_c.asp acessado em setembro 2007.