ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: OFICINAS DE PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: CAPIM,S.L;SILVA,B.L;OLIVEIRA,J.G;LEITE,P (UFPB,UEPB,UF)

RESUMO: Aplicação dos conteúdos de solução e concentração na preparação de cosméticos no ensino de química para quatro turmas da 2ª e 3ª série do ensino médio em uma instituição de ensino pública, visando a aquisição de conhecimentos, associação de conteúdos e estimular o processo de interação e cooperação, assim como a visão empreendedora. O presente trabalho faz referência à uma proposta metodológica, que aplicada em sala de aula contribuiu para melhorar o processo de ensino aprendizagem e o rendimento das referidas turmas.



PALAVRAS CHAVES: cosméticos, solução, aprendizagem.

INTRODUÇÃO: Tornar o ensino de química, cada vez mais atual de maneira agradável e acessível, é uma imprescindível função dos educadores. Segundo (GONCALVES), Trata-se de levar o aluno a conhecer diretamente na prática o assunto tratado previamente em sala de aula, através de modelos do cotidiano como: os alimentos, remédios, produtos de beleza.
A importância da aprendizagem em química, pode ser constatada pela presença da química em todos os estágios da nossa vida, contribuindo para nosso bem estar, o equilíbrio do meio ambiente, assim como para geração de renda. Através do conhecimento podemos atuar de forma específica sobre a natureza. De acordo com pesquisas publicadas a respeito de aprendizagem, observamos que os alunos, ao serem envolvidos em contextos de interação, a troca de idéias e a mútua ajuda favorece a aquisição de conhecimento de forma significativa(FREIRE 2006).
Desta forma, a escola deve dar continuidade a essa aprendizagem, desafiando e auxiliando os alunos na exploração de seus contextos, em busca de novas compreensões. Desta maneira, tenta-se fixar o conteúdo ministrado, além de incitar o desejo por parte do educando de conhecer a fundo o que lhe foi estudado, despertando o interesse pela pesquisa.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado numa Instituição Publica de Ensino no município de Guarabira no Estado da Paraíba (Escola Estadual Jose Soares de Carvalho) com quatro turmas da 2ª e 3ª série do ensino médio. Após a aula teórica sobre soluções e determinação de concentração, usando cálculos como regra de três simples, misturas e solubilização, foram formados grupos para preparar 50 mL de Perfume, 100 mL de Shampoo, 100g de Sabonete e 50 mL de Desodorante, seguindo a formulação indicada. O cálculo foi realizado através de uma regra de três simples, para as quantidades de cada item da formulação, e proceder a preparação. Durante este processo, o principal objetivo foi a aprendizagem e a contextualização da produção e venda do produto manipulado. Idéia que permitiu a interação dos alunos em diferentes faixas etárias. Além de mostrar ao aluno que a Química está presente nas ações do dia a dia e no meio em que se vive, fazendo-o refletir sobre o conteúdo dado em sala de aula de forma divertida e agradável.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos inicialmente tiveram dificuldade em calcular as concentrações quanto à proporcionalidade, uma vez que as quantidades de cada produto eram referentes para 100 mL de solução do Perfume e desodorante, 1L para o Shampoo e de 1Kg para o Sabonete. O uso do raciocínio lógico e a troca de idéias solucionaram o problema. A manipulação de medidores procedeu de maneira correta e o resultado foi obtido com sucesso. A partir da experiência em laboratório, fez-se uma analise preliminar da receptividade dos alunos à atividade, com aplicação de questionários visando conhecer a opinião do educando sobre este procedimento metodológico. Foi efetuada a comparação entre o rendimento do grupo submetido ao método alternativo com outro grupo de alunos que se submeteram ao procedimento tradicional, com aulas expositivas, com a finalidade de verificar a eficiência da aula-prática como maneira de fixação de conteúdo e de desenvolvimento de um hábito de pesquisa. Os resultados obtidos no primeiro grupo foram superiores àqueles obtidos no grupo que não freqüentou as aulas teóricas.

CONCLUSÕES: O tema produção e manipulação de soluções visando como aplicação o tema Cosméticos, permitiu de forma clara uma aprendizagem rápida e melhor compreensão dos cálculos estequiométricos. O desempenho e o resultado obtido na preparação dos Cosméticos revelou o método como excelente instrumento de aprendizado. O procedimento metodológico alternativo mostrou-se adequado ao objetivo proposto, sendo mais recomendado, de acordo com o preconizado nas atuais teorias da educação, visto que relaciona os conteúdos ao cotidiano, desenvolvendo as competências e habilidades relacionadas ao ensino médio, além de proporciona-lhes uma visão empreendedora.

AGRADECIMENTOS: Escola Estadual José Soares de Carvalho e ao Departamento de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba,(UFPB).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11ª ed. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2006.

GONÇALVES, F. P.; GALIAZZI, M. C. A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura.