ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Química -Do saber popular ao conhecimento cientifico

AUTORES: CORINGA,J.E.S (CEFET-MT) ; PEREIRA, N. S. () ; CONCEIÇÃO, F. P. () ; ANDREOLI, A. () ; LIMA, A. A. () ; SILVA, J. T. ()

RESUMO: RESUMO: O presente trabalho é resultado pesquisa realizada em escolas públicas e particulares de Cuiabá MT, com intuito de diagnosticar através de questionários estruturados, o conhecimento dos alunos quanto ao uso da química no seu cotidiano e relacionar esse conhecimento com o que ele aprende em sala de aula. Para tanto foram distribuído questionários aos alunos com perguntas subjetivas e objetivas relacionadas com o conhecimento popular de Química. Apos análise de dados, tanto os alunos das escolas públicas quanto os alunos das particulares, mostraram o conhecimento de que utilizam a Química no seu dia a dia, porém não souberam relacionar o conhecimento popular com o conhecimento cientifico.

PALAVRAS CHAVES: conhecimento popular, química, alfabetização cientifica

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O ensino tradicional de Química utilizado nas escolas tem-se mostrado distante do conhecimento popular. Hoje não se pode mais conceber proposta para o ensino de ciências, sem incluir nos currículos componentes que estejam orientados na busca de aspectos sociais e pessoais dos estudantes. Acredita-se que na abordagem de ensino de Química voltada à “construção/ reconstrução de significados dos conceitos científicos” (MALDANER, 2003,p.144.), no contexto de sala de aula. Isso implica na compreensão do conhecimento científico e tecnológico para além do domínio estrito do conceito de Química. Diante deste contexto vimos à necessidade de mudar essa realidade procurando diagnosticar na comunidade as utilizações da Química e seus marcos conceituais. Com isso, estaremos abrindo os laboratórios da UNED Bela vista, com demonstrações de experimentos estruturados, enfocando a alquimia e os novos materiais através de práticas de ensino para os alunos das redes estadual e particular procurando a cima de tudo, estimular os alunos a praticar as ciências e suas interações.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Visando acessar um universo amplo de estudantes, foram preparados questionários contendo 26 questões e respondido por 659 alunos, envolvendo aspectos sociais e escolares. Tendo como objetivo avaliar a importância e a contribuição da experiência pessoal e escolar dos alunos, optamos por verificar possíveis diferenças existentes entre as respostas provenientes de estudantes da 8ª série do ensino fundamental (que estão iniciando o estudo da química) e alunos do ensino médio. Para obter as informações qualitativas realizaram-se entrevistas com o objetivo de identificar o nível de entendimento dos alunos sobre conhecimento popular em química e se o aluno relaciona este conhecimento com o que se aprende em sala de aula (conhecimento cientifico). A analise qualitativa das informações foi orientada pelos princípios da analise textual discursiva que foi constituída pela etapa de categorização. Nessa etapa foram agrupadas de acordo com suas semelhanças e semânticas. Além disso, foi dado um tratamento qualitativo (tabela1) a compreensão dos alunos relacionando o conhecimento popular com o conhecimento cientifico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:Foram selecionadas algumas questões de um espaço amostral de 26perguntas no total.A maioria dos alunos já estudaram química, e souberam sua definição. Quando direcionamos o marco inicial da química a maioria não soube responder e nem relacionar com o estudo em sala de aula.Os conhecimentos populares em química foram observados em casa, já na escola a maioria não soube relacionar o uso da química, a não ser a aplicação da teoria em sala de aula.A relação da química foi muito vista com o uso de produtos químicos (como sabão, detergentes, etc); na visão de alguns alunos pesquisados só existe química através dos produtos químicos.
Tabela 1. Dados referentes ao questionário sobre o ensino de química.
Nº Perguntas Sim(%) Não ((%)
1 Você sabe definir o que é química? 55,84 46,43
2 Você já ouviu falar em alquimia? 37,18 65,1

3* Onde você vê a química na sua casa e escola e quais objetos 37,48
66,77

estão mais relacionados com a química?
8 Você acha que os homens das cavernas faziam química? 73,9 30,5
9 Você ou alguém da sua família já tomaram algum remédio caseiro? 82,4 20,33
10 Os remédios feitos em casa (caseiro) podem ser considerados 65,25
37,78

remédios com química?
16 Na sua casa possui alimentos em conserva? 75,72 25,1

Obs*: Nas questões 3 a 7 referem-se ao mesmo assunto (química na escola e em casa) e sobre objetos mais relacionados com a química dentro da vivência dos alunos. As porcentagens da resposta destas questões dizem respeito se os alunos souberam verificar o uso da química em casa e na escola objetos relacionados com a química.

CONCLUSÕES: Através dos resultados apresentados, demonstraram que os alunos não conseguem relacionar o uso da química do dia-a-dia com o conhecimento científico, não entendem sobre os marcos conceituais e tem uma visão muito pequena do que realmente é ciência. Os resultados apontam para o esclarecimento de algumas práticas de ensino que estimule o aluno na busca do conhecimento, bem como, a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre a prática da ciência durante a formação inicial, isso servirá de subsídio à compreensão futura das inter-relações entre o saber popular e o conhecimento científico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BILOGRÁFICAS

CHASSOT Atiço. Alfabetização cientifica. Editora Unijuí 2003.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.
Educação em química: compromisso com a cidadania/Wilson Luiz Pereira dos Santos e Roseli PachecoSchnetzler.3.ed.Ijuí:Ed.Unijuí,2003.

MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de química :Professor/Pesquisador.2º ed.Ijui: Editora Unijuí.2003. P120