ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Os Professores de Química e o Planejamento de Ensino

AUTORES: MIRANDA, M.L.D (UFMT) ; SOUZA, G.A (UFMT) ; MELLO, I.S (UFMT) ; GUEDES, S.F (UFMT) ; SILVA, L. E. (CEFET-MT)

RESUMO: RESUMO: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professores de Química de sete Escolas Públicas Estaduais de Cuiabá/MT acerca da temática do planejamento. A análise dos dados elucidou a importância de se investir na formação continuada destes e traduziu ainda a relevância de se refletir acerca dessa temática nos cursos de formação inicial dos professores.




PALAVRAS CHAVES: planejamento, formação, professor.

INTRODUÇÃO: Este trabalho objetivou desenvolver uma reflexão acerca da problemática do planejamento no contexto educacional. Apresenta, portanto, os resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores que ministram aulas de química no ensino médio, em 07 escolas Públicas Estaduais, do município de Cuiabá/MT, em que se buscou conhecer as visões deles acerca da temática do planejamento.

MATERIAL E MÉTODOS: Para uma primeira noção sobre qual a visão dos professores de Química, foi aplicado um questionário junto a 7 (sete) professores da rede pública, sendo estes pertencentes a sete escolas de Cuiabá/MT. As escolas selecionadas localizam pontos estratégicos da cidade, optando por, no mínimo, uma escola em cada região.
O questionário aplicado aos professores contém as seguintes questões:
1. Qual sua formação?
2. Há quanto tempo é formado?
3. Qual sua carga horária semanal?
4. Ministra aulas em mais de uma disciplina? Se sua resposta for positiva, quais?
5. Você conhece o Projeto Político Pedagógico de sua Escola?
6. Você faz seu plano de ensino anual (bimestral /semestral /semanal)? Existe orientação para elaboração dessa proposta?
7. O que você leva em conta na elaboração do seu plano de ensino?
8. Acha importante seu plano de aula? Por quê?
9. Como você seleciona os conteúdos a serem abordados na sua disciplina? Comente.
10. Você acredita que seus alunos gostam de suas aulas de Química? Por quê?
11. Como você faz suas avaliações?
Cabe-nos destacar que com as questões 1, 2 e 3 tivemos somente o objetivo de caracterizar os sujeitos investigados. As informações acerca da ação de planejar em seus aspectos mais gerais foram levantadas pelas questões 4, 5, 6 e 7. A seleção dos conteúdos está caracterizada na pergunta 8 e a metodologia de ensino está subjacente a questão 9; O processo avaliativo faz parte das questões 10 e 11. Após sistematização dos dados, foram realizadas analises em que pudemos conhecer qual a visão dos professores sobre as questões relacionadas ao planejamento que realizam diariamente.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As quatro primeiras questões do questionário, que teve como objetivo uma caracterização dos sujeitos investigados; explicitaram que 85,7% dos professores são formados na área de Licenciatura em Química. Destes, 28,56% possuem Cursos de Especialização e/ou Mestrado na área de ensino. Apenas 14,28% dos docentes possuem somente o Curso de Bacharelado em Química. Isto evidencia que a grande maioria dos professores de Química, participantes da pesquisa, estão capacitados para atuar na área.
Os dados evidenciaram ainda que dos docentes entrevistados, 28,57% concluíram os seus cursos de formação num prazo inferior a um ano, levando-nos inferir que ainda possuem pouca experiência em salas de aula. 42,86% possuem de três a sete anos de formados e 28,57% dos docentes que responderam o questionário, são formados a mais de sete anos.
Quanto ao conhecimento do professor sobre Projeto Político Pedagógico (PPP), 57,14% dos professores disseram conhecê-lo e usá-lo como base para suas ações. Já 42,86% deles disseram que conhecem pouco o PPP, dando-nos pistas que sua prática de planejar não é relevante a sua prática pedagógica. Apesar de ter um menor percentual dos professores que indicaram que não conhecem o PPP, inferimos que por situar-se num contexto de uma educação intencional escolarizada, esse resultado evidencia que não há uma compreensão, de parte dos envolvidos – professores e gestores educacionais em geral – sobre a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto das escolas investigadas.Quanto ao processo avaliativo, os professores estão tentando implementar uma proposta avaliativa numa perspectiva de transformação social, em que consideram a mesma como um momento de aprendizagem e não somente como uma forma de medir e classificar os seus alunos.

CONCLUSÕES: Contudo, com a realização desta pesquisa foi possível elucidar importantes aspectos que envolvem a Educação em Química, mais enfaticamente, a importância do Planejamento de Ensino em âmbito escolar. Esta pesquisa acrescenta ainda outros fatores que nos ajudam a perceber como se encontra a formação dos educadores em química de Cuiabá e também a prática docente dos mesmos. A pesquisa em si mostrou-se promissora, visto que é preciso o enriquecimento pedagógico como um todo na área de Educação em Química.

AGRADECIMENTOS: UFMT

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1]. Menegolla, M. Sant’Anna, I. M. Por que planejar? Como planejar? , 14° ed., Petrópolis: Rio de Janeiro, 2001.
[2]. Vasconcellos, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, 7° ed. São Paulo, 2000.
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[5]. Santomé, J. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo Integrado. P. O. A. Artes Medicas: Rio Grande do Sul, 1996.
[6].Veiga, Ilma Passos Alencastro.Projeto político-pedagógico da escola _ uma construção possível.Campinas, SP.Papirus, 1995.
[7]. Parente, José.Planejamento estratégico na educação. 2º ed.Brasília, Plano Editora, Autores associados, 1986.
[8]Bordenave,Juan Dias.O que é participação.São Paulo, Brasiliense, 1984.
[9]Cavagnari,Luzia Borsato. Projeto político – pedagógico, autonomia e realidade escolar: entraves e contribuições.In Veiga, Ilma Passos Alencastro.(org).Escola espaço do projeto político – pedagógico.Campinas, SP, Papirus, 1998.