ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TRAJETORIA HISTÓRICA NO LICEU PARAENSE: UM ESTUDO DE CASO CONTRIBUINDO PARA A COMPREENSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: PINHEIRO, S.S. (UEPA) ; OLIVEIRA, R.L.S. ( UEPA) ; SILVA, M.D.B. (UEPA) ; ALMEIDA, R.G.C. (UEPA)

RESUMO: O ensino de químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana, em contínua mudança. A História da Química, como parte do conhecimento socialmente produzido, deve permear todo o ensino de Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos. (Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Parte III, p. 66.). Desta forma, coloca-se a questão da presença da história da química no contexto do ensino de química, na qual diversas atividades podem ser desenvolvidas como as pesquisas em história da ciência, investigação das concepções de professores em formação inicial e continuada a respeito da história da ciência, análise crítica de livros didáticos. Sendo assim, este estudo enfoca a trajetória do ensino secundário de Química no Liceu Paraense no período de 1841, data de criação da instituição, a 1872. Aplicando como uma metodologia para a compreensão do ensino de química, relatando um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de uma aproximação entre a História e o ensino de química, visando auxiliar o aluno na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado dos conceitos químicos.

PALAVRAS CHAVES: história da química; ensino; liceu paraense

INTRODUÇÃO: Pesquisar as transformações ocorridas com as disciplinas escolares ao longo da história, os padrões de estabilidade e de mudança de conteúdos e metodologias é um importante instrumento para validar a educação enquanto artefato social e histórico e metodológico. Quando nos referimos ao ensino da Química, especificamente no Pará, nos deparamos com uma pequena produção, e estas contemplam quase que exclusivamente a educação superio. Nesse contexto é que se insere o Liceu Paraense, atual Colégio Estadual Paes de Carvalho, em Belém (PA).Dentro disso, este trabalho, objetiva evidenciar a importância da inserção da história da Química ao seu ensino, aplicados como um instrumento metodológico nas aulas de química. Relata-se, um estudo de caso que explorou as potencialidades de aproximação entre História e ensino, dentro da educação científica mediante utilização da História da Química como un instrumento metodológico.

MATERIAL E MÉTODOS: Apesar da pesquisa apresentar um caráter histórico, onde utilizamos basicamente de fontes primárias e secundárias de informações. Apresentou um caráter prático, onde, iniciamos com a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no arquivo do colégio, onde identificamos uma diversidade de documentos oficiais, atas de reuniões, livros de registros de nomeações de professores entre outros seminários de pesquisa; o segundo momento consistiu na análise dos documentos coletados e elaboração dos materiais para utilização na pratica, e o terceiro momento foi apresentar aos alunos através de seminários e mini-cursos a relação histórica com conceitos químicos, trabalhando com a contextualização histórica de conceitos químicos para avaliar a influência de tal contextualização na compreensão desses conceitos. Finalizando com elaboração do relatório final da pesquisa. Desta forma, a investigação didática - cientifica teve dois intuitos primordiais identificar concepções prévias dos alunos sobre aspectos da natureza da ciência e avaliar tais concepções, influenciadas por uma abordagem explícita de conteúdos de química em diversos contextos históricos, incluindo o uso de materiais didáticos com conteúdos em História e educação química.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho envolveu alunos do ensino médio, juntamente com intervenção de professores/investigadores da História das ciências, e teve um caráter exploratório utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos confirmaram a importância da história da química aplicada a seu ensino, para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos ingênuas e simplistas sobre a ciência e entendendo melhor alguns conceitos químicos.

CONCLUSÕES: concluiu-se que o referencial histórico-ensino contribuiu para que os alunos do ensino médio adquirissem um conhecimento contextualizada e melhor formação inicial de diferentes conteúdos e conceitos químicos, sendo a História da Química um espaço importante para que os alunos aprendessem de forma significativa, identificou-se concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a natureza da ciência e foram percebidos indícios de melhor compreensão de conceitos, a exemplo de matéria ,tabela periódica dentre outros.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos e professores do Curso de Ciências Naturais UEPA envolvidos na pesquisa, pelos materiais compartilhados e orientações.




&

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, R. G. C. A Física nas instituições de ensino superior no Estado do Pará (1904-1961). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará. 1997.

FRANÇA, M. P. S. A. de. Raízes históricas do ensino secundário público na Província do Grão Pará: o Liceu Paraense (1840 – 1889). Dissertação de Mestrado. Campinas SP: UNICAMP, 1997.

Fala do Presidente Dr. José Joaquim da Cunha, à Assembléia Legislativa em 15 de agosto de 1853. In: FRANÇA, M. P. S. A. de. Raízes históricas do ensino secundário público na Província do Grão Pará: o Liceu Paraense (1840 – 1889). Dissertação de Mestrado. Campinas SP: UNICAMP, 1997.

LOPES, Alice Casimiro. A disciplina química: currículo, epistemologia e história. In: Currículo e Epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

SILVA, M. D. B. Fragmentos da História da Química no Pará. In: OLIVEIRA, T. R. C. (org). Ciências d Educação: História e Ensino. Belém: UEPA; IOEPA, 1999.