ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE QUIMICA EM AULAS PRÁTICAS DE ENSINO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ-CESUPA

AUTORES: PINHEIRO, S.S. (UEPA) ; BARBOSA, C.C. (CESUPA) ; PINHEIRO,C.R. (CESUPA) ; SANTOS, D.C. (UEPA) ; RIBEIRO, A.A. (UEPA) ; OLIVEIRA, R.L.S. (UEPA)

RESUMO: Este trabalho apresentou aos alunos que utilizam os laboratórios de química os conceitos básicos de biossegurança, com ênfase na qualidade de vida, riscos químicos e biológicos. Visto que, o laboratório é um ambiente extremamente delicado, pois convivem no mesmo espaço equipamentos, vidrarias, reagentes, soluções, pessoas, dentre outros. Essa mistura de agentes de riscos necessita de uma organização para que não ocorram acidentes e para que os resultados produzidos sejam confiáveis. E para isso, faz se necessário, obrigatoriamente, a utilização de normas de biossegurança, na qual este trabalho teve o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica quanto ao uso minucioso das mesmas.



PALAVRAS CHAVES: biossegurança, laboratórios, biorrisco.

INTRODUÇÃO: Devido à natureza dos serviços efetuados em laboratórios de ensino, os alunos e funcionários que neles trabalham, estão sujeitos a contrair infecções de severas conseqüências resultantes da exposição à agentes tóxicos e riscos biológicos. Em qualquer ambiente de trabalho, é de extrema importância os procedimentos de biossegurança, os quais fazem alusão ao conjunto de normas que visam evitar riscos provocados pelo uso de vários agentes. Este trabalho objetivou orientar e conscientizar a comunidade acadêmica, assim como os servidores destes setores, quanto aos procedimentos de biossegurança e prevenção de acidentes nos laboratórios de química em aulas praticas do CESUPA.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho se deu em quatro momentos: iniciamos com a pesquisa bibliográfica, fazendo um levantamento de dados sobre biossegurança, procedimentos comprovadamente eficazes e condizentes com a realidade do trabalho, enumeração de materiais substâncias e equipamentos que ofereçam biorrisco, com base em regulamentações da ABNT. Posteriormente, realizados seminários e palestras com aplicação de questionário com várias perguntas relacionadas à educação para biossegurança. Após a concretização dos mesmos, realizamos uma campanha conscientizadora, com distribuição de folhetos informativos em toda a comunidade acadêmica. Finalizando, portanto, com a elaboração do relatório final do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De posse dos dados coletados, observou-se que, 20 % dos participantes desconhecem a maioria das regras de biossegurança, atribuindo o fato de o assunto ser monótono; 45 % admitem que conhecem as regras, no entanto, deixam de cumprí-las parcialmente; e 35 % utilizam minuciosamente cada regra com o intuito de prevenir acidentes e intoxicação no ambiente de trabalho. Dentro disso, as pessoas pensam que o grande fator que favorece a ocorrência de um acidente é o erro humano, ou por deficiência técnica ou por negligenciamento. Mas, esse, não é o principal fator, mas sim as deficiências no direcionamento das aulas e priorização das normas é que levam, na maioria das vezes, a serem indicadas como causa motivadora dos acidentes em laboratórios. .




CONCLUSÕES: Esses resultados confirmam a falta de informações e ética por parte dos alunos, que não dão ênfase as regras de biossegurança, não levando em consideração os riscos de acidentes, contaminações e infecções aos quais estão expostos, visto que, tal assunto deveria ser acatado por toda a comunidade acadêmica. Por ter relação direta com bem estar. Além disso, a saúde é um direito de todos, e para tê-la é necessário, entre outras coisas trabalhar em condições dignas e saudáveis e aí entram em cena a utilização minuciosamente das regras de Biossegurança, contribuindo desta forma para o processo de qualidade de vida , que devidamente aplicados, podem contribuir muito para essa organização e disciplina, consequentemente, para a sua segurança no trabalho.



AGRADECIMENTOS: Aos alunos e professores do Centro Universitário do Pará CESUPA. Ao Departamento do Curso de Farmácia e Química do CESUPA /UEPA envolvidos na pesquisa, pelos ma

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Costa MAF, Costa MFB. Biossegurança: elo estratégico de segurança e saúde no trabalho. Rev Cipa 2002; 256: 86-90.

Costa MAF. Qualidade em biossegurança. Rio de Janeiro: Qualitymark; 2000.

LOPES, Alice Casimiro. A disciplina química: currículo, epistemologia e história. In: Currículo e Epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

Castorina, J.A. (Ed.). Pensar a Educação: contribuições de Vigosstsky. São
Paulo: Editora Ática, 1997; p. 51-83.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (1995).ABNT.NBR 10007. Amostragem de Resíduos –
Procedimento. Rio de Janeiros, Brasil.

Carvalho PR. Boas Práticas Químicas em Biossegurança. Produtos Químicos e seus efeitos. Rio de
Janeiro, Editora InterciênciaLtda, 1999. p 77 – 87

Comissão Interna de Biossegurança da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Manual de Biossegurança. Comissão Interna de Biossegurança, 2000.