ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUE MANIFESTAÇÕES DE CIDADANIA OS ALUNOS APRESENTAM DIANTE DE TEMAS CIENTÍFICOS?

AUTORES: COSTA, A.P.N. (UFPA) ; SILVA, A.B (UFPA) ; SOUSA, A. (UFPA) ; TAVARES, M.A (UFPA) ; SANTIAGO, D.S. (UFPA) ; MONTEIRO, R.L. (UFPA)

RESUMO: É importante perceber como os conhecimentos são elaborados, pois a escola ao favorecer a construção (e reconstrução) do conhecimento, por meio de situações-problemas, conduz à busca de informações e possibilita, com isso, o desenvolvimento intelectual e as condições para que o individuo possa ser agente em seu meio. Foi desenvolvida uma pesquisa de modo a perceber como os alunos manifestam valores de cidadania diante de temas relacionados às ciências. Entrevistamos alunos de duas escolas públicas, por meio de um questionário sobre os impactos sociais e ambientais causados pelas siderúrgicas que produzem ferro-gusa. Os resultados não foram satisfatórios, pois poucos alunos responderam de forma coerente às questões.

PALAVRAS CHAVES: guseiras, temas científicos e cidadania

INTRODUÇÃO: A educação em ciências deve favorecer aptidões para que o cidadão investigue, discuta e resolva problemas e situações presente no dia-a-dia. É importante, também, que a idéia de solidariedade seja desenvolvida pelo ensino de ciências, pois só assim promoveremos a cidadania (Chassot, 1998,) “não há como formar cidadãos sem desenvolver valores não só de solidariedade, mas também de fraternidade, de generosidade e de respeito ao próximo”. É válido dizer que ninguém nasce cidadão, torna-se cidadão. É uma gestão evolutiva, uma conquista permanente: o cidadão é capaz de intervir na cidade, de exercer um ponto de vista sobre as coisas. Portanto “cidadania é a capacidade construída para intervir ou simplesmente, para ousar intervir, na cidade” (Beal, 2002), e isso só se conquista mediante seu exercício. Do mesmo modo que para caminhar é preciso caminhar, para se tornar cidadão é preciso agir como cidadão, quer dizer, é necessário intervir sobre seu ambiente e até transformar uma situação. Então foi desenvolvimento este trabalho com o intuito de perceber como os alunos compreendem o fato de que o ensino de ciências deve contribuir para que participem efetivamente da sociedade em que estão inseridos. O tema proposto foi sobre guseiras pois nesse tema encontra-se grandes impactos ambientais e sociais, principalmente no estado do Pará. As guseiras são siderúrgicas que produzem ferro-gusa e que utilizam em seus fornos carvão vegetal, e o material lenhoso responsável pelo abastecimento das carvoarias (produtoras de carvão vegetal) é oriundo do desmatamento da mata primária. Além da utilização ilegal e de forma desenfreada da madeira, a mão-de-obra utilizada nessas carvoarias é, na maioria das vezes, escrava.



MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida com alunos de duas escolas públicas, uma federal de aplicação da UFPa e outra estadual. Ambas atendem a todas as séries da Educação Básica. As escolas que foram realizadas as pesquisas são: NPI (Núcleo Pedagógico Integrado), situada na Avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme e Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, no bairro do Guamá, ambas na cidade Belém do Pará. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do ensino fundamental da 8ª série (oito alunos do NPI e oito da Barão de Igarapé-Miri). A seleção dos alunos foi aleatória e respeitando seu interesse ou não de participar da pesquisa. Para isso, abordamos os alunos em momentos que estavam sem aula. Para perceber as manifestações de cidadania foi utilizado um questionário, com três interrogações. Esse questionário foi entregue aos alunos, que responderam manuscrito e depois devolveram. Nessas questões foram abordados temas sobre guseiras, pois nesse tema encontramos grandes impactos ambientais e sociais.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados não foram dos mais satisfatórios, pois constatamos que a maioria dos alunos entrevistados nada manifesta de cidadania em suas respostas, principalmente os da Escola Barão do Igarapé-Miri (ver questionário em anexo) , onde o fato atingiu os 100% dos alunos entrevistados. Quanto aos alunos do NPI, percebemos que 50% dos alunos entrevistados apresentam em suas respostas manifestações de cidadania
O fato de os alunos não estarem sabendo relacionar o conhecimento científico com os problemas que existem em suas comunidades, talvez deva-se ao fato do desinteresse dos mesmos em procurar participar mais de sua sociedade e buscar relacionar o que se aprende na escola com a realidade de seu dia-a dia. Ou, talvez, a própria escola não esteja proporcionando aos seus alunos desenvolver a capacidade de questionar, analisar e discutir problemas que tenham relação com o conteúdo que é ministrado em sala de aula.


CONCLUSÕES: O fato de os alunos não estarem sabendo relacionar o conhecimento científico com os problemas que existem em suas comunidades, talvez deva-se ao fato do desinteresse dos mesmos em procurar participar mais de sua sociedade e buscar relacionar o que se aprende na escola com a realidade de seu dia-a dia.
Ou, talvez, a própria escola não esteja proporcionando aos seus alunos desenvolver a capacidade de questionar, analisar e discutir problemas que tenham relação com o conteúdo que é ministrado em sala de aula.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: -SANTOS, Luiz Pereira dos.- “Ciência e Educação Para Cidadania. In. CHASSOT, A. e OLIVEIRA,J.R. Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo. Ed. Unisinos,1998.

-SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da- UFU- Ensino de Ciências e Cidadania.

-DIXON, B. Para que serve a ciência? –Ed. Nacional/EDUSP, 1976.