ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: BATALHA, S. S. A. (UEPA) ; SANTOS, D. C. P. (UEPA) ; SERRÃO, C. R. G. (UEPA) ; PONTES, A. N. (UEPA)

RESUMO: O presente estudo objetivou fazer uma análise sobre a utilização de livros didáticos por professores de química no ensino médio. Para a realização do mesmo foram utilizados dados de uma pesquisa realizada nos meses de novembro e dezembro de 2007 em escolas públicas de Ensino Médio da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará, na cidade de Belém. Os resultados mostram que o percentual médio de utilização se quer chegou a 30%.

PALAVRAS CHAVES: livro didático, ensino médio, escolas públicas

INTRODUÇÃO: Na primeira metade do século passado, os conteúdos escolares bem como as metodologias de ensino eram delimitados pelo professor. Nas décadas seguintes, com a democratização do ensino e com as realidades que ela produziu os conteúdos escolares, assim como as metodologias, passaram a ser veiculados pelos livros didáticos (ROMANATTO, 2004). O livro didático no ensino de ciências, em particular, da química, foi inserido com objetivo de propiciar aprendizagens de conceitos e teorias científicas, além de propiciar a construção de competências cidadãs para a realidade atual (PNLD, 2008). Segundo Freitag (1993), o livro didático chegou a um ponto de autonomia em relação às práticas pedagógicas dos professores, em que este não é mas visto como um instrumento auxiliar de complementação de aprendizagens e conceitos, mas sim como critério absoluto de verdade e padrão de excelência a ser adotado na sala de aula. Trabalhos recentes mostram que o livro didático passou a ser uma espécie de instrumento que conduz a atividade do professor, delimitando, principalmente, os conteúdos que serão abordados. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento sobre a utilização de livros didáticos nas aulas de química em escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Belém, capital do Estado do Pará.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2007, em escolas públicas de ensino médio, pertencentes aos 15 pólos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que contemplam todas as escolas da rede estadual de ensino da cidade de Belém, capital do Estado do Pará, com exceção da região das Ilhas. Em cada pólo, foram eleitas pelo menos 50% de escolas a serem pesquisadas, num total de 29. Para coleta de dados, foram consultados 29 professores de química que ministram aulas nos três anos do ensino médio das respectivas escolas. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário direcionado aos professores que era constituído de duas partes: a primeira continha dados de identificação do participante da pesquisa e a segunda parte os professores responderam sobre o uso de livros didáticos nas aulas de química. Na análise dos resultados provenientes da coleta de dados, utilizamos o método de pesquisa quantitativo. Para tanto, os dados foram tabulados em um software específico para quantificar as informações obtidas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos pela análise dos questionários aplicados aos professores indicam que 79,3% não utilizam livros didáticos em suas aulas, em contrapartida, apenas 20,7% fazem uso desse recurso didático. Apesar de conhecermos a realidade das escolas públicas onde o livro didático é na maioria das vezes um dos poucos recursos disponíveis, os dados obtidos confrontam com essa realidade e mostram baixos percentuais de utilização pelos professores. Um dos fatores que podem influenciar nos dados da pesquisa é o fato dos professores das escolas pesquisadas utilizarem recursos alternativos como apostilas e resumos, outro fator que pode justificar é o alto custo dos livros didáticos de química de ensino médio. Neste caso, durante o período de escolha do livro didático pelo professor este opta na maioria das vezes pelo baixo custo, ou seja, livros do tipo volume único que nem sempre são entregues às escolas em número suficiente ao de alunos regularmente matriculados no ensino médio.

CONCLUSÕES: Com base nos dados obtidos no decorrer da pesquisa,conclui-se que a maioria dos professores de química do ensino médio não utiliza livros didáticos,o que contradiz a realidade da escola pública onde o livro didático é um dos poucos recursos disponíveis e, portanto, deveria ser o mais utilizado. O que pode ser feito para mudar esta realidade são maiores investimentos para aquisição de livros didáticos para alunos de Ensino Médio e para as bibliotecas das escolas,além disso, a capacitação de professores, processos de formação continuada e a adoção de metodologias inovadoras no ensino de química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos – PNLD 2008. Brasília, 2007.

FREITAG, B. et al. O livro didático em questão. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.

ROMANATTO, M. C.. O livro didático: alcances e limites. In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Anais. São Paulo, 2004.