ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Fatores que influenciam na aprendizagem do ensino de química no ensino médio

AUTORES: PEREIRA, J. G. (UEPB) ; OLIVEIRA, D. F. (UEPB) ; SOUSA, A. A. P. (UEPB) ; MELO, V. S. (UEPB) ; LARANJEIRA, E. (UEPB) ; TRAJANO (UEPB)

RESUMO: O aprendizado de química pelos alunos do ensino fundamental e médio, determina que eles possam compreender as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões, enquanto indivíduos e cidadãos. Os programas de Química do ensino médio são extensos e conduz para o seu grau mais baixo: a simples memorização de conceitos. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar os fatores que exercem função primordial no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química. Percebe-se que a Ciência é transmitida ao aluno sem as suas origens, sem a sua construção. O conhecimento científico, é mostrado como algo absoluto e sem contradições.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem, avaliação e ensino de química

INTRODUÇÃO: O ensino de química deve estar estruturado de tal forma que permita ao professor trabalhar bem, ensinar com facilidade. Ao aluno aprender bem e absorver o que lhe foi ensinado. Ensinar ciências, como a Química, não é simplesmente difundir conhecimentos sobre os alunos e esperar que eles num passe de mágica passem a dominar a matéria. Ao contrário, cabe ao professor dirigir a aprendizagem e é em grande parte por causa dele que os alunos passam a conhecer ou continuam a ignorar química.
É preciso mais do que uma boa proposta para resolver todos os problemas do ensino de Química no Brasil. É necessário também solucionar ao mesmo tempo uma série de dificuldades, começando por uma efetiva melhoria nas condições de trabalho dos professores. Só assim, eles poderão conduzir seus cursos e desenvolver condições para planeja-los e ministra-los, sem as exigências dos esquemas impostos pelos livros didáticos e de programas que privilegiam a memorização. Transformar o ensino de química em um exercício de compreensão da natureza deve ser o objetivo maior do educador.
O objetivo deste trabalho é avaliar os fatores que exercem função primordial no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, tendo como referência à 1º série do ensino médio. E visa contribuir para a efetivação de uma atividade escolar coerente com as necessidades do aluno em sua perspectiva individual e coletiva, bem na construção de uma aprendizagem sólida e atual da química, inserindo o aluno em uma química dinâmica e atual e, conseqüentemente capacitando o aluno a enxergar esta disciplina de forma dinâmica, mostrando que a química está presente em quase tudo que fazemos no dia-a-dia.


MATERIAL E MÉTODOS: A população objeto de estudo foi constituída por 32 alunos matriculados e com freqüência regular da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Almirante Antonio Heráclito do Rego, localizado na cidade de Barra de Santana – PB. O transporte de acesso para esta escola, pelos alunos é através de caminhões, conhecidos como pau-de-arara, que se deslocam por grandes distâncias, enfrentando péssimas estradas, chuva, sol e poeira. Além disso, os alunos que trabalham no campo, precisam plantar e cuidar dos animais muito cedo pela manhã e apresenta um grande desgasto físico, o que dificulta o aprendizado. Assim, como instrumentos de coleta de dados, foi aplicado um questionário, com perguntas que estão relacionadas com a dificuldade de se aprender química, e a importância da química no cotidiano, os fatores que mais dificultam a aprendizagem dos conteúdos apresentados em sala; o grau de participação do aluno e os fatores que venham contribuir para o baixo rendimento e desempenho em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante dos resultados, verificou-se que os alunos apresentaram um grande interesse sobre a química e mostra que os alunos podem aprender química com simplicidade e que há a necessidade de se valorizar os conteúdos e conceitos de química, bem como a necessidade de entender que a química se exercita em ações diárias. Após esta avaliação, foi selecionada atividade experimental, diretamente relacionada com o cotidiano dos alunos, sobre o solo e a água. Essas atividades práticas foram selecionadas considerando os materiais disponíveis na escola. Dessa forma, os alunos puderam relacionar os fatos da vida diária com a aprendizagem de química, promovendo integração dos estudos teóricos com as práticas de laboratórios executadas

CONCLUSÕES: A utilização do tema “a química do cotidiano” para o ensino de alguns conceitos químicos para o Ensino Médio mostrou-se adequado por integrar a química com a realidade dos alunos do 1º ano do ensino médio. Desenvolveu o senso critico dos alunos, contribuindo para o crescimento intelectual e formação de cidadãos mais conscientes, pois eles puderam vivenciar as implicações sociais das aplicações da Química. Ficou evidente que a contextualização sugerida pelos novos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio é um referencial metodológico de ensino bastante eficaz para uma aprendizagem significativa.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BENCINE,Robert e GENTILE , Paola. Para aprender e desenvolver competências. In: Revista Nova Escola, setembro de 2000, p.12 – 17.
BRASIL, MEC, UNESCO. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cartes, 1998.
REBELO, H. & Lopes, H. Vivências acadêmicas e bem estar psicológico dos alunos no primeiro ano: Resultados de um projeto de investigação. FEUP: Serviço de Educação Contínua e Desenvolvimento, Unidade para a Orientação e Integração – Área deApoio Psicológico. (2001).
MORTIMER. E. F. A evolução dos livros didáticos de química destinada ao ensino secundário. Em Aberto, Brasília, ano 7, nº 40. Out. / dez. 1988.