ÁREA: Química Tecnológica

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO COMO SUPORTE A IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL NA INDÚSTRIA QUÍMICA

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; VIANA, R.B. (UECE)

RESUMO: Este trabalho de pesquisa trata da implantação do sistema de controle da qualidade total na indústria química, utilizando para isto a ferramenta de gestão conhecida como gerenciamento da rotina do trabalho. O modelo de sistema de controle de qualidade total adotado foi o modelo japonês, porém sem descartar todas as vertentes que conduziram e resultaram na sua formação do modo como se conhece hoje. Esta pesquisa foi conduzida em uma indústria do ramo de bebidas situada no município de Aquiraz-CE, e apresenta um panorama desde o processo de implantação até a apresentação dos resultados obtidos ao longo de dois anos pós-implantação.



PALAVRAS CHAVES: controle de qualidade

INTRODUÇÃO: A preocupação com a qualidade de produtos e serviços deixou de ser apenas uma estratégia de diferenciação e passou a se tomar uma questão de necessidade. A sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade, que hoje é função direta da produtividade e qualidade da empresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das indústrias que não questionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento, desenvolvimento de novos produtos e serviços, produção e controle da qualidade, principalmente nas indústrias de processos químicos. Os departamentos produtivos passam a assumir grande parte desta responsabilidade. Diminui a ênfase nas inspeções e aumenta durante o processo de fabricação feita pelos operários diretos através de técnicas de autocontrole. Isto aumenta o grau de responsabilidade dos profissionais que trabalham nas áreas produtivas, e passam da preocupação única com a eficiência, para se preocuparem com a maximização da eficácia, ou seja, à satisfação das necessidades e expectativas de clientes internos e externos. Apesar destas dificuldades, a implementação de Sistemas de Qualidade Total, como o TQC, é de vital importância para o crescimento das empresas e para o controle e otimização dos processos. O GDR (Gerenciamento da Rotina) é uma parte do programa de gestão da qualidade que pode ser implementado em um departamento de forma isolada, ou como programa-piloto. A indústria química pesquisada é do ramo de bebidas, em que os resultados foram obtidos ao longo de dois anos pós-implantação.



MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada na execução deste trabalho apresenta basicamente as seguintes etapas: 1) Revisão Bibliográfica - foram revisadas, na literatura existente, todas as informações disponíveis sobre qualidade no setor industrial, sistemas de gestão da qualidade, especialmente o TQC e sobre o GDR e sua utilização. 2) Formulação da Hipótese. 3) Escolha da área de estudo da aplicação do GDR – foi escolhida a indústria de bebidas, setor de processo de fabricação de cerveja, por se poder avaliar melhor quimicamente os produtos a serem submetidos ao GDR. 4) Avaliação Crítica da Metodologia Proposta Através de uma Aplicação Prática – A avaliação e acompanhamento da aplicação do GDR em paralelo com a implementação do TQC para avaliar as possibilidades da metodologia. 5) Conclusões e Recomendações - As conclusões e recomendações propostas são resultantes da avaliação do comportamento da metodologia na aplicação prática. Este trabalho está estruturado de forma que permita identificar a filosofia do TQC, conceito, princípios básicos, as sete ferramentas da qualidade e as novas ferramentas que são utilizadas com objetivos específicos no auxílio do gerenciamento da qualidade, por ú1timo cada um dos subsistemas componentes do TQC é apresentado, mais profundamente o Gerenciamento da Rotina, onde está o foco do trabalho. Por fim, são apresentadas as conclusões obtidas no desenvolvimento do trabalho e algumas recomendações para aplicações e trabalhos futuros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Avaliando estes resultados ao longo dos dois anos e meio de implantação do Gerenciamento da Rotina vemos claramente a evolução dos resultados em todas as dimensões da qualidade total. O trabalho fixou alguns itens de controle para verificação da hipótese proposta, são eles: 1. Indisponibilidade Packaging por Processo (Cerveja + Xaroparia) na dimensão de atendimento. 2. Eficiência de Consumo de Fatores + ICD’s (Cerveja + Refrigerante) na dimensão de custo. 3. Devolução de SAC Total na dimensão qualidade. Para o primeiro item, em 2005 a meta proposta não foi alcançada, ficando com uma lacuna negativa de 64%. No ano de 2006 esta meta foi atingida com folga, lacuna positiva de 36%. E no primeiro semestre de 2007 a meta foi atingida já com uma lacuna positiva maior que em 2006, demonstrando profunda evolução e mudança de patamares de trabalho. Inicialmente a empresa trabalhava com um índice de 0,36% de indisponibilidade e passou a trabalhar com um índice de 0,13%. Para o segundo item, também está claro esta franca evolução dos resultados da empresa. Em 2005, apesar de a meta proposta ter sido atingida, o foi com pequena margem de ganho, apenas conseguiu-se uma eficiência nos índices de consumo e perda correspondente a R$ 421,00. Em 2006 este resultado evoluiu para R$ 9.225,00. Em 2007 somente com o valor do primeiro semestre temos um ganho superior a todo o valor alcançado no ano de 2006, correspondendo a um ganho de R$ 11.499,00. O terceiro item de controle é de análise mais complexa. O item de controle de devolução tem um tempo maior de reação às implantações realizadas no sistema de Qualidade Total. Em 2006 apesar de não se ter atingido a meta proposta, o valor caiu consideravelmente: de 595 chamados em 2005 para 198 chamados em 2006.

CONCLUSÕES: Conclui-se que a implantação do TQC utilizando a ferramenta do Gerenciamento da Rotina foi fundamental para uma simplificação do método utilizado e para um maior entendimento dos objetivos finais do programa, principalmente no nível de operação da fábrica, que aceitou e utilizou a metodologia implantada. A implantação não é a fase mais difícil e sim a execução diária das ferramentas. Espera-se que com este panorama apresentado seja possível as empresas aceitarem a ferramenta de Gerenciamento da Rotina como condição básica para se colocarem no marcado global e tão competitivo da atualidade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMORIM, Guilherme. TQC – Controle de Qualidade Total. Universidade Federal de Pernambuco, 2003. Disponível em: <www.cin.ufpe.br/~processos/TAES3/slides/TQC-Caps1a4.ppt >. Acesso em: 14 agosto 2007.
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CAMPOS, Vicente F.. TQC no estilo japonês. Belo Horizonte: QFCO, 1992.
HRONEC, Steven. Como medir sua qualidade. Qualidade Total. Jan. p. 19, 1994.
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JURAN, J.M.. Planejando para a Qualidade. São Paulo: Pioneira, 1988.
JURAN, J.M.. Controle da qualidade handbook. Vol. I. São Paulo: Makron Books, 1991.