ÁREA: Alimentos

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO RÁPIDO PARA DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE PESTICIDAS EM TOMATE POR GC-MS

AUTORES: FRIGGI, C. A., (UFSM) ; MARTINS, G. L., (UFSM) ; PRESTES, O. D. (UFSM) ; ADAIME, M. B. (UFSM) ; ZANELLA, R. (UFSM)

RESUMO: RESUMO: Um método simples foi desenvolvido e validado para a determinação de resíduos de 50 pesticidas abrangendo diferentes classes tais como, organoclorados, organofosforados e piretróides em tomate. A extração dos pesticidas foi realizada utilizando o método QuEChERS modificado e análise por Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (GC-MS). O limite de quantificação do método para a maioria dos compostos analisados foi de 0,01 mg kg-1. As curvas analíticas apresentaram linearidade entre 0,01 e 0,2 mg L-1, com valores de coeficiente de determinação maiores que 0,99. O método apresentou boa precisão, com valores de RSD inferiores a 20%, e boa exatidão, com recuperações entre 70 e 120%.

PALAVRAS CHAVES: tomate, pesticidas, gc-ms

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O tomate é um dos vegetais frescos mais consumidos no mundo, e também amplamente utilizado por indústrias de alimentos para a obtenção de produtos derivados [1].
Na análise de resíduos de pesticidas em alimentos há a necessidade de uma etapa prévia de preparo de amostra devido a complexidade das matrizes, as concentrações extremamente baixas dos analitos, a grande variedade de propriedades químicas, bem como os interferentes presentes na amostra. As técnicas mais eficientes para análise de pesticidas envolvem o uso de Métodos de Extração Multirresíduos, que abrangem diferentes classes de pesticidas e que são alternativas para a alta demanda por análise de resíduos de pesticidas [2,3]. O método de extração QuEchERS foi desenvolvido com a finalidade principal de superar limitações práticas de outros métodos de extração multirresíduos já existentes. Este método tem como vantagens principais ser rápido, fácil, efetivo, robusto e seguro [4]. Estas vantagens possibilitam a tendência do uso deste como um dos principais métodos empregado na análise de resíduos de pesticidas em alimentos [5,6]. A Cromatografia Gasosa é muito utilizada devido a sua potencialidade de determinar diversos pesticidas em uma única análise. As vantagens de sua combinação com a Espectrometria de Massas são a quantificação e a confirmação de baixas concentrações de pesticidas em extratos complexos, podendo ser realizadas em uma única etapa e com um nível elevado de confiança. Por esta razão diversos métodos empregando GC-MS têm sido propostos para analisar resíduos de pesticidas em frutas e vegetais [7]. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um método rápido e simples para a determinação e quantificação de 50 pesticidas em tomate utilizando GC-MS.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: O procedimento de extração foi baseado no método QuEChERS modificado, onde 10 g de amostra de tomate previamente homogeneizada foram pesadas em tubos de centrífuga de 50 mL, com adição posterior de 10 mL de acetonitrila contendo 1% de ácido acético. Logo após as amostras foram agitadas durante 1 min e submetidas a uma etapa de partição pela adição de sulfato de magnésio (MgSO4) e acetato de sódio, sendo novamente agitadas por 1 min. Após centrifugação, uma etapa de clean up empregando PSA, MgSO4 e C18 foi efetuada e. após centrifugação o extrato foi submetido à análise por GC-MS. O método foi avaliado através dos parâmetros de validação, tais como, curva analítica e linearidade, Limite de Detecção (LOD) e limite de Quantificação (LOQ), precisão (repetitividade e precisão intermediária), e exatidão (ensaios de recuperação). Avaliou-se a linearidade das curvas analíticas a partir das soluções analíticas preparadas no extrato do tomate, nas concentrações de 0,01; 0,02; 0,05; 0,1 e 0,2 mg L -1, bem como o coeficiente de determinação (r2). Os valores de LOD e LOQ foram estabelecidos como sendo correspondente à concentração do analito que resulta um sinal 3 vezes o ruído da linha de base (LOD = 3S/R) e correspondente à concentração do analito que produz uma relação sinal-ruído superior a 10 (LOQ = 10S/R), respectivamente. Para avaliar a exatidão do método foram empregados ensaios de fortificação, avaliando-se, as recuperações dos pesticidas. As amostras foram fortificadas em triplicata, desta forma para cada um dos níveis de fortificação utilizaram-se amostras “branco”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS: O procedimento de validação para a determinação dos 50 pesticidas foi realizado para de garantir a confiabilidade e a exatidão do método. As curvas analíticas apresentaram faixa linear entre 0,01 e 0,5 mg L-1 com valores de coeficiente de determinação (r2) maiores que 0,99. Amostras de tomate “branco” foram fortificadas nos níveis de 0,01; 0,05 e 0,1 mg kg-1 e as recuperações foram avaliadas. Valores satisfatórios de recuperação (70 a 120%) e precisão (RSD  20%) foram obtidos. Os valores de LOD e LOQ do método foram 0,003 e 0,01 mg kg-1, respectivamente para a maioria dos compostos analisados.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O método validado mostrou-se rápido, simples e eficiente, podendo ser aplicado para a determinação de resíduos de pesticidas em amostras de tomate para análise de rotina. As condições cromatográficas otimizadas resultaram em uma boa sensibilidade, repetitividade e exatidão para o método.

AGRADECIMENTOS: FINEP e CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1-TAVARES, C. A.; RODRIGUEZ-AMAYA, D. B. Carotenoid composition of Brasilian Tomatoes and tomato products. Lebensmittel-Wissenschaft und-Technologie, v. 27, p. 219 – 224, 1994
2-ANASTASSIADES, M. et al. Fast and easy multiresidue method employing acetonitrile extraction/partitioning and “dispersive solid-phase extraction” for the determination of pesticide residue in produce. Journal of the Association of Official Analitycal Chemists International, v.86, p.412-431, 2003.
3-HERNANDEZ, F. et al. Multiresidue liquid chromatography tandem mass spectrometry determination of 52 non gas chromatography-amenable pesticides and metabolites in different food commodities. Journal of Chromatography A, v. 1109, p. 1242, 2006.
4-DIÉZ, C. et al. Comparison of an acetonitrile extraction/partitioning and “dispersive solid-phase extraction” method with classical multi-residue methods for the extraction of herbicide residues in barley samples. Journal of Chromatography A, v. 1131, p. 11-23, 2006
5- HERCEGOVÁ, A.; DÖMÖRÖVÁ, M.; MATISOVÁ, E. Sample preparation methods in the analysis of pesticides residues in baby food with subsequent chromatographic determination. Journal of Chromatography A, v. 1153, p. 54-73, 2007.
6-LEANDRO, C. C. et al. Comparison of ultra-performance liquid chromatography and high-performance liquid chromatography for the determination of priority pesticides in baby foods by tandem quadrupole mass spectrometry. Journal of Chromatography A, v. 1103, p. 94–101, 2006.
7-ARREBOLA, F. J., et al. Analytica Chimica Acta, v. 484, p. 167-180, 2003.