ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES EM SOLOS COM CULTIVO DE BATATA SOB SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

AUTORES: BARRETO,SRG (UEL) ; BARRETO, WJ (UEL) ; ESTEVÃO, BM (UEL) ; SILVEIRA, BMO (UEL) ; DUARTE, EH (UEL) ; MELO, EM (UEL) ; MAGALHÃES, ED (UEL) ; CONSTANTINO, LV (UEL) ; ZANONI, KPS (UEL)

RESUMO: RESUMO: O preparo intensivo do solo resulta em compactação e remoção da camada superficial. O princípio do sistema de plantio direto (SPD) que consiste na manutenção de resíduos vegetais e ausência de revolvimento do solo, pode ser uma possibilidade na cultura de batata, que ocorre por meio de preparo do solo com o menor número de operações com máquinas. Este trabalho estudou a distribuição de nutrientes do solo antes, durante e após o cultivo da batata utilizando métodos analíticos, análise das componentes principais (ACP) e correlações. A distribuição das concentrações dos nutrientes e a separação das coletas por meio da ACP indicaram que os nutrientes permanecem no solo após o cultivo da batata e o SPD tem-se apresentado como uma opção para manutenção do solo.

PALAVRAS CHAVES: solo, nutrientes, plantio direto

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O preparo intensivo e inadequado do solo resulta em compactação, remoção da camada superficial e assoreamento dos cursos de água. Isto é decorrentes da destruição dos agregados do solo, tornando as partículas menores e mais dispersas, e demonstram a degradação do solo imposto pelos cultivos. (BARBOSA et al., 1998). Na cultura da batata, preocupa-se em reduzir a degradação que pode ser obtida por meio do preparo do solo com o menor número de operações com máquinas. O plantio direto (SPD) pode ser uma possibilidade na cultura da batata (FONTES et al., 2007). O princípio do SPD que consiste na manutenção de resíduos vegetais em superfície e ausência de revolvimento do solo, provoca modificações na fertilidade, pois o material orgânico adicionado propicia maior retenção dos nutrientes K, Ca e Mg, e pode atuar como reservatório de N, P e S, que fazem parte de sua constituição, sendo capaz de suprir parte das necessidades da cultura durante seu ciclo. A conversão de nutrientes para formas disponíveis às plantas ocorre quando as relações C/N, C/P e C/S são menores que 20, 200 e 200. Na deficiência de N, P ou S, ocorre o processo de imobilização acarretando o consumo por microorganismos. Apesar da imobilização afetar a disponibilidade temporária de nutrientes para as plantas, essas espécies ricas em C são indispensáveis no SPD, pela capacidade de formar biomassa, melhorando a qualidade física do solo e as condições para armazenamento e infiltração de água. A produtividade e a qualidade da batata são resultados de uma nutrição em potássio apropriada. O objetivo deste trabalho foi estudar a distribuição de nutrientes do solo antes, durante e após o cultivo da batata em SPD utilizando métodos analíticos, análise das componentes principais e correlação de Pearson.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: A fazenda de plantação de batata está situada no município da Estância Turística de Paranapanema/SP. Foram selecionados 5 locais nos quais os solos foram coletadas nos dias 10/03 (coleta 1), 07/06 (coleta 2) e 09/09/07 (coleta 3). A coleta 1, são os solos que foram preparados para receber os tubérculos onde anteriormente foi cultivado milho, deixado os soqueiros e com correção do solo aplicando calcário e gesso líquido. A coleta 2 ocorreu no período de cultivo e o solo recebeu fertilizantes, fungicidas, inseticidas, herbicidas e aditivo foliar. A coleta 3 ocorreu após a colheita. Os solos foram coletados com trado nas profundidades de 0-20, 20-40 e 40-60 cm, secos ao ar, triturados, peneiradas e armazenadas em potes. As extrações foram: enxofre disponível (SD), 5,000 g de solo com 25 mL de solução extratora ( NH4OH - 0,5 mol L-1 e AcOH – 0,25 mol L-1) e 0,312 g de carvão ativado (ALVAREZ, et al, 2001); fósforo disponível (PD) e o K, 1,000 e 2,500 g de solo com 50 mL da solução extratora Mehlich (25 mL H2SO4 0,5 mol L-1, 50 mL HCl 1,0 mol L-1 e o volume completado com água para 1 L); Ca e o Mg, 20,000 g de solo com 50 mL KCl; N, 1,000 g de solo com 175mL de água destilada; 32,6g de Na2SeO3; 48,5 g de Na2SO4 . 10 H2O, 4g de CuSO4 . 5 H2O e 200mL de H2SO4 (PAVAN, et al., 1992). A matéria orgânica (MO) e o pH foram determinados por decréscimo da massa e extração com água. As concentrações de SD (420 nm) e PD (880 nm) foram determinadas por espectrofotometria UV-Vis, de K por fotometria de chama, de Ca e Mg por titulação com EDTA, de MO por ignição à 550ºC e de N por método semi- micro Kjeldahl. A Análise das Componentes principais e as correlações entre as variáveis foram realizadas com o programa computacional TANAGRA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este estudo traçou os perfis de distribuição dos nutrientes em solos cultivados com batata em sistema de plantio direto. A Figura 1 mostra o gráfico das componentes principais CP1 e CP2 que explicam 85% da variância total. Observa-se que a coleta 1 foi discriminada das coletas 2 e 3 na CP2 positiva e a profundidade de 0-20cm foi que sofreu maior separação e as variáveis responsáveis foram as concentrações de SD e Mg. As coletas 3 e 2 foram discriminadas na CP1 positiva e a profundidade de 0-20 cm, da coleta 3, foi a mais discriminada, devido as variáveis N, K, MO, Ca e P. Isto indica a presença destes nutrientes principalmente na camada superficial para a próxima plantação, apesar do consumo destes nutrientes pelas batatas. As profundidades de 40-60cm, principalmente das coletas 1 e 2, estão separadas na CP1 negativa pela variável SD. Isto está coerente, considerando que a principal fonte de SD em solos é a MO. As razões C/N <20; C/P <200 e C/S <200 indicaram que no período estudado e nas três profundidades ocorreu mineralização dos nutrientes, formas disponíveis às plantas. A Figura 2 mostra diminuição na concentração dos nutrientes nas profundidades de 0-20 e 20-40cm para as coletas 1 e 2, indicando absorção por parte da plante até 40cm. Na coleta 3, as concentrações de K, N, P e Ca retornaram à valores próximos aos da coleta 1, indicando que parte dos nutrientes permanecem no solo disponíveis às plantas. O estudo de correlação mostrou os coeficientes de correlação entre as variáveis K e N, MO e K (r > 0,9); MO e N (0,8 < r < 0,9); N e P, MO e Ca, K e P, N e Ca (0,7 < r < 0,8) e MO e P (r = 0,61). Estas correlações mostram que K, Ca, P e N apresentam comportamentos similares em todo o ciclo da batata e que estão associados à MO.





CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O cultivo de milho antecedeu o cultivo da batata e os principais nutrientes estavam presentes no solo preparado para receber os tubérculos de batata. Após a colheita da batata a cultura sucessiva será trigo, aveia ou cevada. Os resultados indicam que os principais nutrientes permanecem no solo após o cultivo da batata, portanto o sistema de plantio direto ou de cultivo sucessivo tem-se apresentado como uma excelente opção para o solo e para o produtor maximizar seus lucros.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem à Fundação Araucária e ao CNPQ pelos auxílios financeiros e pelas bolsas de iniciação científica concedidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALVAREZ, V. V. H., DIAS, L. E.; RIBEIRO JR, E. S.; SOUZA, R. B.; FONSECA, C. A. 2001.Métodos de análises de enxofre em solos e plantas. UFV, Viçosa.
BARBOSA, Z; BAHIA, V. G.; PAULA, M. B. 1998. Atuação da biota do solo na formação e estabilização de agregados e na estruturação dos solos, influenciando o controle da erosão. Informe Agropecuário, 19: 59-65.
FONTES, P.C.R.; NUNES, J. C. S.; FERNANDES, H. C.; ARAÚJO, E. F. 2007. Características físicas do solo e produtividade da batata dependendo de sistemas de preparo do solo. Hortic. bras.,25: 355-359.
MAROSITS, E.; POLYÁK, K.; HLAVAY, J. 2000. Investigation on the chemical bonding of copper íons on different soil samples. Microchem. J., 67: 219-225.
PAVAN, M. A.; BLOCH, M. F.; ZEMPULSKI, H. C.; ZOCOLER, D. C. 1992. Manual de análise química de solo e controle de qualidade. IAPAR, Londrina.
RAKOTOMALALA, R. 2005.TANAGRA : un logiciel gratuit pour l'enseignement et la recherche, in Actes de EGC'2005, RNTI-E-3, 2: 697-702.