ÁREA: Ambiental

TÍTULO: REMOÇÃO DE NITRATO EM SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO RESINA CB ANIÔNICA PARA DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

AUTORES: REIS, S. M. (UERN) ; BENEVIDES, M. G. (UERN) ; RODRIGUES, B. C. (UERN) ; PINTO, C. H. C. (UERN)

RESUMO: RESUMO: São diversas as fontes de nitrogênio nas águas naturais. Os esgotos sanitários constituem em geral a principal fonte, lançando nas águas de nitrogênio orgânico devido à presença de proteínas e nitrogênio amoniacal, devido à hidrólise sofrida pela uréia na água. Estudos mostram que a utilização da adsorção remove satisfatoriamente íons nitrato de solução aquosa.O objetivo deste trabalho foi estudar a capacidade de remoção do íon nitrato de águas utilizando a resina CB como adsorvente para a remoção. O sistema de adsorção da resina foi estudado, utilizando o método da imersão em banho finito, com variação da concentração de nitrato. Os resultados mostraram que a resina CB se mostrou eficiente na remoção dos íons nitrato presentes na solução, com percentual de remoção acima de 97 %.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: adsorção, nitrato, resina cb.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Atualmente um dos sérios problemas relacionados à poluição ambiental é a contaminação de águas de abastecimento público por íons nitrato acima do estabelecido pela resolução CONAMA 357/2005 e pela Portaria do Ministério da Saúde No 518/2004. Quando essa concentração excede o valor permitido, podem ocorrer vários danos à saúde humana. Diversos fatores podem comprometer a qualidade da água subterrânea, entre eles o destino final do esgoto doméstico e industrial em fossas e tanque sépticos, a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e industriais, postos de combustíveis e de lavagem e a modernização da agricultura, representam fontes de contaminação das águas subterrâneas por bactérias e vírus patogênicos, parasitas, substâncias orgânicas e inorgânicas, em especial o íon nitrato. Por este motivo é muito importante à utilização de recursos para reduzir ou eliminar a concentração desses íons presente em água. Entre os constituintes inorgânicos nocivos à saúde que podem ser encontrados na água, o nitrato é aquele que apresenta ocorrência mais generalizada e problemática, devido a sua alta mobilidade e estabilidade nos sistemas aeróbios de águas subterrâneas. O Nitrato em concentração superior a 10 NO3-N mg /L causa a metahemoglobinemia, podendo trazer graves conseqüências para a saúde, inclusive morte, principalmente em lactentes. Vários processos para remoção do íon nitrato tem sido estudados, entre eles se destacam os processo adsortivos por troca iônica, que são bastante efetivos (DINARDI et al., 2003; GONZALEZ et al., 2001; JIMENEZ et al., 2004; SPINELLI et al., 2004, 2005). Sendo assim, esse projeto teve por objetivo avaliar a capacidade de adsorção da resina CB, na remoção de íons de nitrato em soluções aquosas.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: A adsorção dos íons de nitrato foi estudada usando como adsorvente a resina CB. Os ensaios experimentais foram conduzidos utilizando o método do banho finito a temperatura ambiente de 30 oC por 7 dias (SPINELLI, 1990; SKORONSKI et al., 2008). Em função dos resultados da capacidade de remoção dos íons de nitrato das soluções com concentrações iniciais que variaram de 10 – 300 NO3- - N mg/L, foi possível construir a curva de adsorção. Foi utilizado o método clássico analítico da espectrofotometria na região do visível para a leitura da concentração dos íons de nitrato nas soluções.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com as figuras 1 e 2, observa-se que a as soluções de nitrato utilizadas nos ensaio de adsorção com a resina CB, apresentou-se com características favoráveis ao processo adsortivo de troca iônica, para remoção desses íons de nitrato de soluções. Na figura 1 podemos verificar que a capacidade de adsorção máxima para a resina CB foi de 24,61 mg NO3- - N / g de resina CB. A isoterma de adsorção experimental seguiu o modelo de Langmuir, sugerindo a uma adsorção em monocamada.


Figura 1 – Isoterma de adsorção do íon nitrato sobre resina CB

Na figura 2 podemos observar que os percentuais de remoção do íon nitrato das respectivas soluções utilizadas nos experimentos foram em média superiores a 92%.


Figura 2 – Capacidade de adsorção da resina CB

Sendo assim, a adsorção dos íons de nitrato sobre a resina Cb, mostrou-se eficiente, podendo ser utilizada para remoção desses contaminantes de águas usadas para o abastecimento público de cidades que apresentam essa problemática.






CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A adsorção dos íons de nitrato sobre a resina CB, mostrou-se eficiente, podendo ser utilizada para remoção desses contaminantes de águas usadas para o abastecimento público de cidades que apresentam essa problemática.

AGRADECIMENTOS: Agradecimentos: Ao Departamento de Química da UERN, por ter viabilizado essa pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DINARDI, A. L., FORMAGI, V.M., CONEGLIAN, C. M.R., BRITO, N.M. de, SOBRINHO, G.D., TONSO, S., PELEGRINI, R., Fitorremediação, Anais do III Forum de Estudos Contábeis 2003, Faculdades Integradas Claretianas, Rio Claro, SP, 2003.

GONZALEZ, M.P., SAUCEDO, I., NAVARRO, R., AVILA, M., GUIBAL, E. “Selective Separation of Fe(III), Cd(II) and Ni(II) from Dilute Solutions Using Solvent-Impregnated Resins”. Ind. Eng. Chem. Res., 40, 2001, p. 6004-6013.

JIMENEZ, S. R., DAL BOSCO, M. S., CARVALHO, A. W. Remoção de metais pesados de efluentes aquosos pela zeólita natural escolecita – influência da temperatura e do ph na adsorção em sistemas monoelementares. Quím. Nova. vol. 27, n. 5, p. 734-738, 2004.

SPINELLI,V. A.; FÁVERE, V. T.; LARANJEIRA, M. C. M. Preparation and characterization of quaternary chitosan salt: adsorption equilibrium of chromium(VI) ion React. Funct. Polym. v. 61, n. 3, p. 347-352, 2004.

SPINELLI, V.A.; LARANJEIRA, M.C.M.; FÁVERE, V.T.; KIMURA, I.Y; Cinética e equilibrio de adsorção dos oxiânions Cr (VI), Mo (VI) e Se (VI) pelo sal de amônio quartenário de quitosana. Polímer. V. 15, n. 3, p. 218-223, 2005.

VOLESKY, B., 1990, Biosorption of heavy metals, editor: BOHUMIL VOLESKY, Boca Raton, CRC.

SKORONSKI, E.; BORTOLATTO, L.B.; OLIVEIRA, D.C.; JOÃO, J.J. Estudo da remoção de nitrato presente em água para abastecimento utilizando recursos da biomassa como adsorvente, XVI Encontro de Química da Região Sul(16-SBQ Sul), 2008.