ÁREA: Ambiental

TÍTULO: POTENCIAL AGRONÔMICO DA COMPOSTAGEM DA INDÚSTRIA CICOPAL

AUTORES: GUIMARÃES, A.C. (UEG) ; NETO, F.N.S. (UEG) ; LOBO, T.M. (UEG)

RESUMO: Os objetivos deste trabalho foram o de determinar o potencial agronômico do composto da indústria CICOPAL, usando para isso os valores de NPK, comparar o adubo orgânico com o adubo comercial da marca Adubos Araguaia avaliando a formulação de NPK e o valor comercial, e determinar os índices de necessidade básica para controle da eficiência do composto, tais como pH, matéria orgânica e relação C/N. Os resultados revelaram que os teores de NPK ( 26 – 6,2 – 15,4) do composto orgânico tem como parâmetro comercial a relação NPK ( 20 – 5 – 20).Indices de eficência do composto foram: pH > 6, relação C/N < 18:1 e matéria orgânica > 40 %.

PALAVRAS CHAVES: compostagem.adubo.qualidade ambiental.

INTRODUÇÃO: A atividade industrial é uma das principais responsáveis pelo esgotamento e alterações ocorridas nos recursos naturais, de onde são obtidos insumos que serão utilizados para obtenção de bens que serão utilizados pela população. O papel de vilãs do meio ambiente que vêm desempenhando as indústrias tem sua razão de ser, pois são poucas, proporcionalmente, aquelas que se preocupam e tornam mais eficientes ecologicamente os seus processos produtivos, como demonstram os dados estatísticos mundiais e nacionais, e mesmo quando o fazem, a iniciativa é tomada como resposta a uma exigência dos órgãos governamentais do que por assumirem uma postura de responsabilidade social ambiental.
A qualidade ambiental tem sido motivo de preocupação em razão do crescente desenvolvimento tecnológico e incentivo à industrialização, preocupado com esse desenvolvimento a indústria CICOPAL pretende utilizar do resíduo sólido gerado, como adubo orgânico após a compostagem. A compostagem tem constituído como uma alternativa viável de baixo custo de implantação e geração de matéria orgânica rica podendo ser aplicada como adubo.
Atento a questão ambiental, especialmente ao tratamento de este trabalho enfoca a industrial CICOPAL que além de outros produtos trabalha com a linha de produção de batata palha e salgadinhos de milho. Como resultado do processo de fabricação tem-se como resíduo final em maior quantidade do resíduo sólido a casca da batata que é utilizada na compostagem oferecendo um destino mais coerente para a mesma.
Desta forma, considerando a necessidade da indústria desenvolver o sistema de produção com qualidade e com responsabilidade. Analisando assim o potencial agronômico do composto.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada segue o Manual de Análise Químicas Embrapa, 1999.
As análises realizadas nesse trabalho tiveram como objetivo determinar os níveis do elementos disponíveis no composto tratado na indústria CICOPAL:
I - nitrogênio;
II - magnésio;
III - cálcio;
IV - manganês;
V - potássio;
VI - ferro;
VII - cobre;
VIII - chumbo;
IX - zinco;
X - níquel;
XI – alumínio;
XII – cádmio;
XIII – cromo;
XIV – pH;
XV – matéria orgânica;
XVI - relação C/N.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com as análises realizadas e a comparação proposta na tabela 2 o composto orgânico apresenta formação de adubo tradicional com base em nitrogênio, fósforo e potássio a indicação é de aplicação como adubo de cobertura nas culturas de café, cana-de-açúcar e frutíferas, atentando que para culturas que interagem com bactérias nitrificadoras é de alto risco a aplicação desse adubo em razão da alta concentração de nitrogênio.Atentando para o detalhe de que o composto orgânico tem uma economia de trinta e dois por cento em relação ao adubo comercial.
Com base na tabela 4 temos que os valores estipulados pela portaria do Ministério da Agricultura e Abastecimento no caso dos índices de determinação de eficiência do composto a análise demonstrou que todos os fatores foram contemplados com qualidade, pH > 6, relação C/N < 18:1 e matéria orgânica > 40 %. No caso dos níveis de contaminantes o composto atendeu também as normativas e parâmetros que liberam o uso do composto para aplicação agronômica. o composto está apto a ser utilizado como adubo.





CONCLUSÕES: Os níveis do composto gerado no tratamento de resíduo sólido na indústria CICOPAL foi submetido a comparação com a legislação que indica o nível de tolerância para elementos contaminantes.
De acordo com as especificações sobre pH, relação C/N e porcentagem de MO a análise realizada comprova a potencialidade do adubo e do nível recomendado pela portaria do MAPA. Concluindo assim que é viável a aplicação do composto como adubo orgânico.
O composto tem um valor agronômico equivalente ao encontrado no mercado e com um preço de mercado 32% menor do que o comercial.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBUQUERQUE, Paulo P. de. RESÍDUOS: Como Lidar Com Recursos Naturais. São Leopoldo - RS. Oikos, 2008.

SENAI.RS. Questões ambientais e Produção mais Limpa. Porto Alegre, UNIDO, UNEP, Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI, 2003. (Série Manuais de Produção
mais Limpa).p. 11-39.

MONTEIRO, José Henrique Penido et al. GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Manual Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro, RJ. 2008.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. Brasília: Embrapa Solos/Embrapa Informática Agropecuária/Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia, 1999. 370p.