ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Reaproveitamento de óleo na manufatura de sabão:um caso contextualizado.

AUTORES: FERNANDES, EVANDRO LOPES (FAMASUL) ; SOARES,MARIA FRANCISCA (FAMASUL) ; SILVA,MARCELA GOMES TAVARES (FAMASUL) ; CRUZ, MICHELE FRANCE PAULA (FAMASUL) ; MELO,ADRIANA CRISTINA NASCIMENTO (FAMASUL)

RESUMO: Neste trabalho discute-se e analisa-se a importância da contextualização no ensino de química, com estudantes do 3° ano do ensino médio, através da reação de saponificação, levando em consideração o resultado final obtido após a intervenção didática, onde através do óleo reaproveitado busca-se trabalhar com os alunos através de exposição o processo de fabricação de sabão. Também enfatiza-se a importância do reaproveitamento, buscando-se uma breve conscientização ecológica, bem como mostrar a face da química em seu contexto social.

PALAVRAS CHAVES: contextualização, química, sabão

INTRODUÇÃO: Simplesmente a sociedade contemporânea tem exigido cada vez mais cidadãos aptos no desenvolvimento de habilidades e competências para participação crítica e intelectual no exercício da cidadania, no entanto, esta não tem feito valer esta exigência, em virtude do que se percebe com escolas cada vez mais preocupadas com aprovação dos alunos em provas de vestibulares. Olhando por esse ângulo é perceptível que as escolas têm assumido o conteúdo em sua prática escolar como forma de “transmissão de conhecimento”, limitando a posição do jovem a de um mero espectador. Esta característica “conteudista” tem deixado os alunos acostumados na famosa decoreba, uma vez que são obrigados a receptar e armazenar uma seqüência de conteúdos extensos e sem aplicabilidade (comentário do PCN).

A química como ciência está presente no dia-a-dia do aluno, e não pode ser entendida por conceitos repetitivos, sem relação lógica com a realidade cultural e social, mas precisa considerar em sua dimensão de ensino duas perspectivas importantes: a vivência individual de cada aluno e o coletivo em sua interação com o mundo em que vive e atua.(PCN 7 pag108). E ainda, precisa esta fundamentada na compreensão dos processos químicos como meio de interpretar os acontecimentos sociais, no que se refere aos aspectos ambientais e científicos. O que se busca, no entanto, não é formar especialistas, nem tampouco gênios da química contemporânea, mas relacionar de forma interdisciplinar a química com as demais áreas do conhecimento, mantendo assim uma relação com a biologia, historia matemática, geografia e diversas áreas afins,logo a contextualização é fundametal para o desenvolvimento da aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS:

1° Momento: consistiu em um debate, discutindo-se a importância do reaproveitamento de óleo nas residências e as utilidades do mesmo.

2° Momento: foi realizado o experimento com participação passiva dos alunos, devido à soda cáustica utilizada, este consistiu na fabricação do sabão partindo do óleo reaproveitado.

3° Momento: foram discutidas após a experimentação, as etapas da reação, os produtos e subprodutos resultante da reação de saponificação e também a função de cada qual no processo. Este 3° momento foi marcado por perguntas interativas advindas das observações realizadas pelos alunos.

Após a intervenção didática foi aplicado o mesmo questionário para coletar os resultados finais e foi finalizado com a criação de um folheto informativo para distribuição na comunidade local, visando a conscientização da população no recolhimento. Os alunos então se comprometeram em coletar o óleo e entregar a cantina da escola, já que esta o reaproveita para o mesmo fim.

Materiais: béqueres, chapa de aquecimento, bastão de vidro, seringa para medir os líquidos, óleo comestível, NaOH, folhas de papel ofício para divulgação dos panfletos.
Técnica: Experimentação

4.2 Instrumentos de Pesquisa
Foi realizada uma revisão bibliográfica abordando a contextualização e reação de saponificação, para que houvesse uma maior situação na pesquisa desenvolvida, fundamentando os conceitos que a explicam. A pesquisa foi o principal artifício utilizado, e durante sua realização as fontes pesquisadas fora: livros, artigos científicos, revistas, e internet.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com a primeira avaliação diagnóstica foi percebido um pouco mais de entrosamento dos alunos coma as funções orgânicas e também com os conceitos que envolvem a reação de saponificação.Durante a realização da prática os alunos estavam sendo orientados por livros, artigos e matérias de jornais relaciaonados com o tema fazendo uso destes sempre que necessário.Em seguida foi realizada uma comparação entre os questionários para averiguação antes e depois da experimentação percebeu-se um avanço no aprendizado dos alunos, pois houve um aproveitamento de 80% relacionado ao aprendizado dos alunos depois de toda aula prática.

CONCLUSÕES: A Possibilidade da contextualização na sala de aula não é uma realidae impossível, mas acessível, a mesma abre caminhos tanto para ampliação do conmhecimento como também colabora com a formulaçao e indagações de novos conceitos científicos tirando o aluno da posiçao de mero expectador.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.Curtis,M.D.et al,J.Am.Chem>Soc.108(2003)3335
2.Shiu,K.J.C.et al,Anal.Chem.134(2005)523