ÁREA: Ambiental

TÍTULO: ESTUDO DA VARIAÇÂO SAZONAL DO TEOR DE HIDROCARBONETOS SATURADOS NO SEDIMENTO DA COLÔNIA Z3 - LAGUNA DOS PATOS - LARANJAL - PELOTAS-RS

AUTORES: SANCHES FILHO, P. J. (IF SUL) ; LUZ, L. P. (IF SUL) ; CARAMÃO, E. B. (UFRGS)

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo avaliar os níveis de contaminação por hidrocarbonetos saturados e suas variações sazonais (verão e outono) na região próxima da colônia Z3 – Laguna dos Patos , Saco do Laranjal – Pelotas RS. Sedimento superficial (0 – 5cm) foram amostrados em dois pontos e extraídos por Soxhlet (método EPA 3540) os extratos concentrados em evaporador rotatório foram fracionados em colunas contendo sílica e alumina. A fração F2 foi analisada em Cromatografo gasoso com detecção por ionização por chama. Os resultados apontam para uma região com baixos níveis destes analitos sendo considerada não contaminada. O verão apresentou maiores valores variando 345,6 e 417,14µg kg -1 para os pontos 1 e 2.

PALAVRAS CHAVES: sedimento, hidrocarbonetos saturados, laguna dos patos

INTRODUÇÃO: A laguna dos Patos é uma das maiores lagunas do tipo estrangulado do mundo tendo uma importância econômica, turística e ambiental. A porção sul encontra-se a região estuarina. Esta situação faz deste local importante berçário para diversas espécies Nesta porção encontramos às margens da laguna(saco do Laranjal) a colônia Z3 um antigo núcleo de pescadores artesanais.
Com o objetivo de avaliar o possível impacto da navegação sobre este ecossistema, foram realizadas análise do sedimento para avaliar o teor de hidrocarbonetos saturados, buscando determinar os níveis, possíveis origens deste compostos e suas variações sazonais.
Os hidrocarbonetos são compostos químicos apolares (hidrófobos). Deste modo, eles apresentam uma tendência de associação ás fases sólidas, como as partículas em suspensão, os tecidos biológicos e os sedimentos, ou de transferência para a atmosfera na fase gasosa. Quando nos sedimentos os hidrocarbonetos são muito estáveis e devido à sua predominância, a presença de hidrocarbonetos no ambiente é utilizada como indicadora de contaminação por petróleo cru e seus derivados (WU, Y, 2001) .


MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste trabalho duas campanhas de coletas foram efetuadas. Fevereiro (verão) e maio (outono). Em dois ponto às margens da laguna junto a colônia Z3-Laguna dos Patos, Saco do Laranjal, Pelotas RS. P1 junto a vila de pescadores, Ponto 2 frente ao eco camping municipal, sendo determinado, pH, condutividade e temperatura. Para caracterização do sedimento foram avaliadas umidade e matéria orgânica (por calcinação)
As amostras de sedimento superficial (0-5cm) foram coletadas com auxilio de uma draga tipo Vam Veen, sendo colocadas em frascos de vidro e estocadas a 4 C até as análises serem conduzidas. A extração dos analitos foi conduzida utilizando o equipamento de soxhlet pelo método EPA 3540. 20g de amostra foram extraídas utilizando hexano e acetona na proporção 1:1 por um período de 16 h. O extrato foi concentrado em evaporador rotatório, e fracionado em colunas de sílica (3,2g, 5%desativada) e alumina (1,8g 2% desativada), Para eluição dos compostos saturados utilizamos 20 mL de Hexano,. Este eluato seco em sulfato de sódio anidro teve seu volume corrigido a 1 ml e analizado em um cromatogarfo GC/FID (Focus Thermo Finnigan) com coluna DB 1.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os gráficos 1 e 2 apresentam os resultados para os dois pontos analisados. As curvas de calibração foram construídas com cinco pontos em uma faixa de 0.2 a 4.0 mg L-1The correlation coefficient (R2) varied from 0.982 to 1.00; the limits of detection (LOD) and limits of quantification (LOQ) were found in the range of 0.11 - 4.20 μg Kg-1 and 0.11 - 4.27 μg Kg-1 , respectively.
As amostras apresentaram uma distribuição entre C11 e C36. A presença de compostos impares como C21, C23, C25, C27, C29 indicam a contaminação por plantas terrestres, compostos como C15 e C17 estariam relacionados com a presença de plantas aquáticas e algas. A presença de compostos pares como C18 C20 e C22 pode estar relacionada com derivados de petróleo. As concentrações totas de hidrocarbonetos saturados para o ponto 1 foram 345,6 μg Kg-1 e 167,32 μg Kg-1 e para Ponto 2 verão e outono 417,14 μg Kg-1 e 231,1 μg Kg-1 referentes ao verão e outono.
O outono apresentou menores níveis de contaminação que o verão Assim podemos observar a redução de compostos de cadeias entre C11 a C23 do verão para o outono. Esta redução pode ser em função do aumento das chuvas e redução navegação ( redução de C18, C20, C22) o que leva uma diluição dos compostos.






CONCLUSÕES: Em sedimentos marinhos valores de concentração abaixo de 50 mg kg-1 em bases seca são característicos de zonas não contaminadas (GOMES 2003). A concentração total de hidrocarbonetos saturados variou entre 167,32 e 417,14 μg Kg-1 o que nos permite concluir que os a região não encontra-se contaminada para os compostos estudados. Observando o predomínio de compostos impares sobre os pares indica a origem biogênica como fonte principal deste compostos . A presença de compostos impares como C21, C23, C25, C27, C29 sugere assoreamento da região estudada .

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem à Coordenadoria do Curso de Química e a Capes pelo apoio ao trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOMES, A.O. ; AZEVEDO, D.A.; Journal Brazilian Chemistry Society 14 (2003) 358.
WU, Y.; ZHANG, J.; MI, T.-Z.; LI, B.; Marine Chemistry 76 (2001) 1.