ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: FILMES COMERCIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: RELEVÂNCIA DA METODOLOGIA E ACEITAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: PAIVA, L.G.M. (IFRJ) ; OLIVEIRA, M.V.N.M. (IFRJ) ; SANTOS, R.L.L. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ)

RESUMO: Em inúmeros momentos, as produções de cinema se valem de conceitos e fenômenos científicos para enriquecer seus roteiros. Com esse norteamento, O presente trabalho objetivou avaliar a viabilidade de tais produções como instrumento facilitador no ensino de Química, além da aceitação dos alunos para esse recurso. O apelo visual presente nos filmes é uma a vantagem da proposta em relação às aulas tradicionais, tornando o processo ensino-aprendizagem menos árido e permitindo ao aluno constatar a presença da Química no seu cotidiano. Tal alternativa pedagógica contribui para diminuir insuficiências do livro didático e ausência de laboratórios nas escolas.

PALAVRAS CHAVES: filmes comerciais; ensino médio; recurso metodológico.

INTRODUÇÃO: Segundo as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) torna-se relevante que o professor utilize em sua práxis conceitos científicos a partir de elementos concretos que fazem parte da cultura do aluno. Como recurso didático, as produções de cinema oferecem as vantagens de despertar maiores interesse e curiosidade nos alunos e estimular seu aprendizado e senso crítico, que, segundo Paulo Freire (1996), é algo a que o educador democrático não pode negar-se em sua prática docente. O uso de filmes no ensino de ciências permite a superação de alguns dos desafios citados por Demétrio Delizoicov (2002), como: o senso comum pedagógico, definido como pressuposto de que a apropriação de conhecimentos ocorre pela mera transmissão mecânica de informações e a dificuldade que existe em fazer com que Ciência e Tecnologia se constituam como cultura. No ensino de Química, os filmes podem ser aliados do professor frente à ausência de laboratórios nas escolas, permitindo aos alunos visualizar fenômenos e experimentos que seriam abordados apenas teoricamente. O professor pode lançar mão deste recurso para consolidar conceitos previamente trabalhados em sala de aula ou como ferramenta para introduzir novos conceitos. Além das vantagens já citadas, através dos filmes os alunos podem verificar como a Química está presente em seu cotidiano. Um erro recorrente é a idéia de que os alunos, ao assistirem um filme em casa ou no cinema, são capazes de compreender todo o contexto científico envolvido no mesmo, devido à grande freqüência com que são expostos a esse tipo de material. Com isso, esse trabalho verificou a capacidade de alunos do 3º ano do Ensino Médio em identificar e discutir conceitos químicos presentes em uma cena de filme exibido em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: A escolha do filme foi feita após a análise de algumas produções de diversos gêneros, considerando os aspectos relacionados à Química e a própria narrativa do filme, que deveria despertar o interesse dos alunos. O filme escolhido foi: Perfume – A História de um Assassino. O desenvolvimento da pesquisa do trabalho se deu em uma escola particular da Baixada Fluminense/RJ, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com 12 alunos entre 16 e 17 anos, em uma aula com duração de uma hora e trinta minutos. O primeiro trecho exibido (13 min.) introduz a história do personagem principal, Jean-Baptiste Grenouille, que se mostra dotado de um olfato muito apurado, capaz de reconhecer e perceber os mais diversos odores existentes, ainda que à distância. O segundo trecho (19 min.) trata da chegada de Jean-Baptiste à casa do perfumista de quem se torna aprendiz para as técnicas de perfumaria. Na cena final, o perfumista ensina Jean-Baptiste a extrair o óleo essencial de rosas por destilação, utilizando um equipamento de seu próprio engenho. Antes da exibição, os alunos tomaram conhecimento dos objetivos da atividade, sendo solicitados para uma atenção especial aos aspectos químicos das cenas. Após a exibição dos trechos, os alunos citaram os tópicos que foram capazes de identificar e responderam às perguntas do tipo: “- Por que o perfumista usa álcool em vez de água para preparar seus perfumes?”, “- Seria possível obter o óleo essencial de rosas puro por um processo de destilação como o usado pelo perfumista?”. Após essa etapa, houve a abordagem de conceitos químicos previamente selecionados das cenas exibidas. Ao final da atividade, alunos respondessem à pergunta: “O uso de filmes no ensino de Química é uma ferramenta que facilita o aprendizado?”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos apontaram oralmente os seguintes conceitos apresentados no segundo trecho do filme: Álcool; Perfume; Mistura; Ebulição da água; Mercúrio; Óleos essenciais; Temperatura. A partir destas citações, foi possível discutir com os alunos assuntos como misturas homogêneas e heterogêneas, polaridade das moléculas, ligações intermoleculares, ponto de ebulição, e estequiometria. Foi possível também a abordagem de temas transversais como propriedades organolépticas das substâncias, a química do olfato, óleos essenciais e aromaticidade. As respostas dos alunos à pergunta sobre o uso de filmes no ensino de Química foram positivas e revelaram boa aceitação da proposta: “Sim. Por que uma aula de química é melhor sendo visualizada do que falada ou escrita. O filme ajudou mais o aprendizado” (Aluno A); “Sim, porque chama mais atenção e é mais interessante” (Aluno B); “Sim, porque é mais prático e mais fácil de aprender e bastante interessante” (Aluno C); “No meu ponto de vista, é sim, pois nós alunos vamos estar adquirindo mais conhecimentos e aprendendo ainda mais visualizando tudo o que é interessante relacionado à química” (Aluno D); “Sim, porque nós, alunos, podemos ter um contato melhor, visual com a química” (Aluno E). De um modo geral, a idéia da utilização de filmes comerciais teve grande mérito e alcançou todos os objetivos propostos, além de proporcionar aos futuros professores de Química (responsáveis pela pesquisa) a busca para repensar as suas futuras práticas pedagógicas, na tentativa de reconhecer a importância dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos com a presente pesquisa mostraram que o uso de filmes comerciais consiste em um recurso fecundo no ensino de ciências, promovendo maior motivação e facilitando o aprendizado. Permite ainda que o professor desenvolva de forma contextualizada os conceitos abordados nas aulas de Química, aproximando-os do cotidiano dos alunos, como recomendam as OCN. Pelo trabalho desenvolvido comprovou-se que o uso de filmes é uma metodologia pedagógica viável e que deve ser mais explorada no ensino de Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMT, 1999.
DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 32-37.
FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: EGA, 1996. p. 14.
Filme usado na pesquisa: Perfume: A História de um Assassino.
Direção: Tom Tykwer. Produção: Bernd Eichinger. Roteiro: Andrew Birkin, Tom Tykwer e Bernd Eichinger, baseado em livro de Patrick Süskind. Elenco: Ben Whishaw, Álvaro Roque, Franck Lefeuvre, Birgit Minichmayr, SianThomas, Dustin Hoffman e outros. Distribuição: Paramount Pictures e Paris Filmes, 2006. (147 min).