ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA VERDE: UMA NOVA VISÃO DA QUÍMICA CONTEMPORÂNEA

AUTORES: REIS, R.C. (IFRJ-NILÓPOL) ; SILVA,F.S. (IFRJ-NILÓPOL) ; CASTRO,D.L. (IFRJ-NILÓPOL)

RESUMO: RESUMO: Este trabalho visa uma análise reflexiva de como esta nova vertente da química, conhecida como Química Verde é enfocada na sociedade atual e como a sua inserção na vida cotidiana das pessoas é inserida no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa em duas Escolas Estaduais, objetivando buscar informações de como os alunos concebem este tema, foi aplicado um questionário com 11 perguntas, onde se revela a necessidade de uma educação que reconstrua valores e procedimentos para a melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto é de fundamental importância á inserção dessa nova mentalidade ambiental nas escolas como uma resposta a mitigar esse problema, pois é nela que se tem a oportunidade de se viabilizar uma dinâmica de educação ambiental de forma mais efetiva.

PALAVRAS CHAVES: palavras chave: química verde, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O conceito de química verde pode ser definido como o desenho, desenvolvimento e implementação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso ou geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Esta definição pode ser ainda utilizada como tecnologia limpa, pois é utilizada corriqueiramente em processos industriais, particularmente em países com elevado conhecimento nas indústrias e que apresentam um forte controle na emissão de poluentes e que vem paulatinamente sendo absorvido no meio acadêmico, no ensino e na pesquisa (CHEMRAWN, 2008). O objetivo deste trabalho consiste em verificar a concepção dos alunos sobre Química Verde em suas práticas cotidianas e se possui algum conhecimento prévio deste conceito inovador na Química e ainda a sua inserção nos conteúdos programáticos do Ensino Médio. A compreensão de uma vertente da química que busque o desenvolvimento sustentável é fundamental para o ensino de Química. Pesquisando a literatura do Ensino de Química e seus conteúdos programáticos encontram-se poucos trabalhos nesta área específica. A partir deste fato, buscou-se construir um trabalho que minimize esta deficiência neste aspecto da Química.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Para viabilidade quanto ao desenvolvimento e aplicação do presente trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, com base em material já elaborado, periódicos e revista da área de Química Verde. Em seguida foi desenvolvido um trabalho de pesquisa com alunos do ensino médio de duas escolas públicas da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Foram entrevistados um total de 48 alunos, sendo 26 alunos do 1º ano e 22 do 2º ano. Para os quais foi entregue um texto para leitura e uma folha de resposta contendo perguntas sobre o tema: Química Verde. Os alunos foram instruídos a ler o texto como um auxílio para suas respostas, pois o mais importante era que seus conhecimentos prévios, em relação às perguntas fossem mencionados. A análise das respostas consistiu em verificar se eles conseguiam relacionar as perguntas as suas práticas cotidianas em relação à preservação do meio ambiente e a sua inserção no contexto escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com as respostas ficou bastante evidente que os entrevistados em sua grande maioria, nunca ouviram falar no tema, mas reconheceram que as atividades na área da Química precisam ser controladas para exercer menos danos ao meio ambiente, concordam baseados em informações dos diversos tipos de mídias, que vivemos uma problemática ambiental muito grave, principalmente em relação ao efeito estufa e ao derretimento das geleiras, ou seja, fizeram uma associação com os impactos ambientais. No caso de produtos que usam tecnologia verde a grande maioria não conhece. Possuem informação sobre produtos biodegradáveis e reconheceram que é de fundamental importância a aplicação dos princípios da Química Verde, depois da leitura do texto. Quando as perguntas não foram elaboradas para a obtenção de uma resposta direta e concisa, como: O que é a química verde? Qual a diferença fundamental entre as ciências ambientais e a Química Verde? Como você acha que podemos solucionar estes problemas de poluição do meio ambiente, através dos produtos químicos? Observou-se o seguinte comportamento: os entrevistados não possuem o conhecimento nem os fundamentos do que é Química Verde, porém eles sabem que os processos químicos são bastante poluidores em alguns procedimentos industriais, e ficaram surpresos com esta nova vertente da área da Química, contudo eles perceberam que existe diferença entre Química Verde e Ciências Ambientais, apesar destes termos serem intrinsecamente relacionados.Os entrevistados definiram a ação antrópica como a principal atividade prejudicial ao meio ambiente e propuseram uma ação mais efetiva dos órgãos governamentais para prevenir e atenuar situações que poluam indiscriminadamente o nosso planeta.


CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Foi observado que esta nova vertente da Química, ainda é pouco discutida no contexto escolar. As instituições de ensino médio pesquisadas não possuem em seus programas temas relativos a esta área. A divulgação continuada da Química Verde é um objetivo a ser alcançado, por isso é de fundamental importância a formação do cidadão com uma mentalidade do que é desenvolvimento sustentável e ainda de que os processos verdes podem ser viáveis economicamente, que são os pilares desta nova filosofia científica.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Nilópolis, pela realização desta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CHEMRAWN XIV. Disponível em:<http://cires.colorado.edu/env_prog/chemrawn>. Acesso em abr.2008.