ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: LUDO QUÍMICO: UMA FORMA LÚDICA DE ENSINAR E APRENDER QUÍMICA

AUTORES: SOARES, P.S. (IFPB) ; BRITO, D.A. (IFPB) ; FIGUEIREDO, A.M.T.A. (IFPB)

RESUMO: Sabe-se que a motivação é fundamental ao ensinar, porque o aprendizado só ocorre caso o aluno se sinta predisposto a aprender. Nesse sentido, é importante promover propostas de aulas dinâmicas, inteligentes e que envolvam o aluno, a fim de motivá-lo para estudar o conteúdo proposto. Este trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma estratégia de ensino envolvendo um jogo químico, para trabalhar o assunto isomeria, na turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa-PB. A avaliação desta se deu através de questionários e observações. Os resultados permitiram concluir que a estratégia tornou a aula mais interessante, despertando a motivação e a interação dos alunos, bem como contribuiu para uma aprendizagem mais efetiva dos alunos envolvidos na aula alternativa.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; isomeria; lúdico na química.

INTRODUÇÃO: A educação atual passa por diversas dificuldades. “A escola foi a que menos evoluiu, tendo permanecido, ao longo do tempo, embebida numa antiquada e inadequada pedagogia que não atende à realidade e às necessidades atuais de seus alunos” (MENEGOLLA, 1995). Reconhecendo as dificuldades encontradas pelos professores no ensino da Química, optou-se por estudar uma forma de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem de Química. Nas aulas de Química, ou de qualquer outra disciplina, podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais, com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade para aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos, aulas de campo, jogos, brincadeiras etc. Surgiu então a idéia de elaborar um jogo didático, com o propósito de motivar os alunos a estudar. O jogo, ludo químico, é uma maneira interativa e lúdica de ensinar e aprender Química; além de propiciar um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem pelo fato de gerar prazer, estimular a interação entre os alunos a partir da construção coletiva do conhecimento. Neste trabalho elaborou-se uma estratégia de ensino em que, na forma de jogo, era solicitado aos alunos, organizados em grupos, responder perguntas sobre o conteúdo: “Isomeria plana e geométrica”. A pesquisa envolveu uma turma de 3º ano, dividida em dois grupos de treze alunos cada. A ‘aula alternativa’ foi ministrada a turma depois de ter sido ministrado o assunto com “aula expositiva tradicional”, para efeito de comparação entre o antes e o depois da ‘aula alternativa’. A proposta deste trabalho é a apresentação do Ludo Químico como instrumento no ensino de Química, desde suas regras até a utilização do mesmo facilitando o aprendizado dos assuntos.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado, utilizando a seguinte metodologia, para a elaboração de um jogo didático: pesquisa bibliográfica; escolha do conteúdo a ser trabalhado; construção do jogo; aplicação do mesmo; avaliação (resultados). O tema escolhido para o jogo foi Isomeria Plana e Geométrica. No Ludo Químico, existem cinquenta cartas perguntas, que abordam o conteúdo de isomeria (como: forma, estrutura, tipo de isomeria, fórmulas estruturais, representação de compostos, etc.), vinte e cinco cartas coringas, com os desafios, um tabuleiro, um dado e quatro pinos de cores distintas. Foram construídos dois jogos. A turma foi dividida em dois grupos com treze alunos, ficando um tabuleiro para cada grupo, e esses dois grupos foram subdivididos em quatro. Depois de divididos os grupos inicia-se o jogo, cada grupo joga o dado e começa aquele que obtiver o número 1 ou 6, no dado; cada casa do tabuleiro representa um tipo de carta (pergunta ou coringa). Quando o pino pára em uma determinada casa, se for uma casa que represente carta pergunta, o grupo seguinte pega a carta designada e faz a pergunta presente na carta ao grupo que jogou o dado; se for uma casa que represente uma carta coringa é lançado o desafio ao grupo. A carta trás a pontuação em caso de acerto e o castigo em caso de erro. Segue-se o jogo, cada grupo jogando o dado quando for sua vez. E finaliza o jogo quando um dos grupos chegar ao final do tabuleiro. Utilizou-se o jogo, Ludo Químico, para facilitar o processo ensino-aprendizagem do conteúdo de isomeria plana e geométrica pelo fato de gerar prazer, estimular a interação entre os alunos a partir da construção coletiva do conhecimento. Na pesquisa, foram aplicados dois questionários com os 26 os alunos, antes e após a aplicação do jogo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi aplicado o mesmo questionário antes e depois da aplicação do jogo, para comparar o antes e o depois. O questionário continha sete questões de associação sobre o assunto, isomeria plana e geométrica. Analisados os dados contidos no questionário respondido antes da aplicação do Ludo Químico na turma do 3º ano do ensino médio, pôde-se observar que a maioria acertou em torno de duas questões e nenhum aluno acertou as sete questões, conforme o gráfico da figura 1. Já na análise do questionário respondido após a aplicação do Ludo Químico, pôde-se observar que a maioria acertou em torno de cinco questões, havendo também acertos das sete questões, conforme o gráfico da figura 2, o que não aconteceu no questionário aplicado antes do jogo. Quando observados os dados dos dois questionários, a média geral de acertos do questionário aplicado antes do jogo foi de 37,30%, enquanto que, a média geral de acertos do questionário aplicado depois do jogo foi de 63,10%. Durante a aplicação do Ludo Químico, também se verificou uma grande participação dos alunos na discussão do assunto, antes do jogo a interação da turma era mínima, contudo já se sentiu uma modificação neste propósito.





CONCLUSÕES: A motivação é importante para o ensino, pois dirige a ação do educando para o aprendizado. Sendo a química considerada uma disciplina difícil por a maioria dos discentes, principalmente em escolas públicas, tem-se urgência na mudança dos métodos de ensino, os discentes necessitam de aulas dinâmicas, atraentes, interessantes, que promovam a interação, a motivação da turma e desperte o interesse desses em estudar. Contudo, pôde-se perceber que o Ludo Químico é uma boa alternativa na mudança do método de ensino, pois os alunos interagiram mais entre si, a motivação também foi perceptível.

AGRADECIMENTOS: A professora orientadora, ao professor de química da escola envolvida e a estagiária Ithiara Fernandes Rocha.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MENEGOLLA, M. E agora, aluno? Petrópolis: Vozes, 1995. 2.ed.
<http://www.cienciasecognicao.org/artigos/v13/318239.htm>. Acesso em 22 de maio de 2009.