ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Estudo fitoquímico da planta Dioscorea altíssima como tema gerador para o ensino de química: uma experiência no ensino superior.

AUTORES: PINHEIRO, S.S. (UEPA) ; PINHEIRO, C.R. (CESUPA) ; BARBOSA, C.C. (CESUPA) ; ANDRADE, A.A. (UFPA) ; OLIVEIRA,R.L.S. (UEPA) ; SANTOS,D.C. (UFPA) ; VILHENA, F. (CESUPA)

RESUMO: O uso de Temas Geradores está ligado à idéia de interdisciplinaridade e contextualização, propondo uma aprendizagem não fragmentada. O Tema Gerador escolhido para este trabalho foi um estudo fitoquímico da planta Dioscorea altissima, para que os metabólitos secundários no caule da espécie fossem qualificados. Desta forma, esta pesquisa buscou analisar as contribuições desta proposta metodológica. Na qual, observou que o uso de tal metodologia é uma prática importante no ensino, pois resulta num maior interesse dos alunos pelas disciplinas através da integração conteúdo-prática.

PALAVRAS CHAVES: tema gerador, dioscorea altíssima

INTRODUÇÃO: No ensino de química é importante fazer com que os alunos discutam sobre a composição química dos objetos que os cercam, levando-os a estruturar esses conhecimentos e associá-los a seus conhecimentos prévios. Essa construção de concepções pode ser feita a partir de temas geradores, pois quando trabalhamos com temas, partimos de uma realidade para um processo educativo e transformador. Segundo Torres (1981), “investigar um tema é investigar o pensar dos homens situados na realidade, que é práxis em suas relações com o mundo referido aos fatos concretos”. O tema gerador é uma metodologia que o docente pode explicar em todas as séries, pois o ensino baseado na realidade dos alunos permite que os conteúdos sejam facilmente assimilados. Para atingir os objetivos discutidos por meio de temas geradores é de fundamental importância que o educador encare a relação teoria - prática com seriedade, desenvolvendo ações que possibilite a associação do conhecimento teórico - cientifico à realidade, mostrando que o estudo da química pode se tornar algo interessante, visível e palpável. Assim, a Dioscorea altissima é uma espécie de planta ainda não estudada. A família Dioscoreaceae possui 10 gêneros distribuídos pelas regiões tropicais e temperados do mundo. Destes, apenas dois têm representantes no Brasil: Hyperocarpa e Dioscorea. As atividades biológicas encontram-se associadas à presença de componentes químicos oriundos do metabolismo secundário das espécies vegetais como alcalóides, flavonóides, taninos, cumarinas, glicosídeos e substâncias voláteis como óleos essenciais. E neste sentido, o estudo fitoquímico para que os metabólitos secundários no caule da espécie fossem qualificados, sugerimos como tema gerador,para exploração de diversos contéudos quimicos.

MATERIAL E MÉTODOS: A aplicação do Tema Gerador, foi realizada com discentes em formação inicial dos cursos de graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais-Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Bacharelado em Ciências Ambientais do Centro Universitário do Pará (CESUPA), sendo desenvolvido em forma de oficina, durante três meses ,apenas aos finais de semana, na qual, foi feito um tratamento preliminar, como coleta da planta, identificação botânica, armazenamento, secagem e etc. Embasados em estudos taxonômico e químicos e, contextualizados com o universo de significados do tema gerador. Sendo que as atividades foram direcionadas para a proposta de interdisciplinaridade dos temas geradores, onde conteúdos de Química que tradicionalmente são tratados de maneira isolada, como Cromatografia Gasosa, que foi o método utilizado para isolamento, Metabólitos secundários, Reações Orgânicas e Mecanismos de Reações, foram relevantemente explorados em tal processo. Após a exposição das oficinas e o desenvolvimento de atividades práticas, os alunos responderam um questionário sobre os temas abordados durante todo mini-curso, relacionando estes assuntos com a forma de se trabalhar com temas geradores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se por meio das atividades propostas, como a obtenção dos resultados por meio de análise cromatográfica e testes qualitativos tendo a presença significativa de substâncias esferoidais, alcalóides, fenóis, taninos (em menor quantidade) e uma expressiva presença de esteróides e tripernóides. E por meio dos questionários aplicados que a grande maioria aderiu este método como um meio atrativo , devido ensiná-los de maneira interdisciplinar, justificando fenômenos químicos, além de incentivá-los a refletir sobre o conteúdo e utilizá-lo no seu dia-a-dia.

CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos podemos considerar que o Estudo fitoquímico da planta Dioscorea altissima como tema gerador para estudo da química, pode ser realizado como meio alternativo, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, praticamente 100% dos presentes concordam que o tema gerador influenciou positivamente na aprendizagem de conceitos químicos e na relação da química com o cotidiano dos mesmos. Foi possível observar no desenvolvimento do trabalho a importância da troca de experiências e da socialização dos conhecimentos sobre o assunto.

AGRADECIMENTOS: Ao Centro Universitário do Pará, pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMARAL, Flávia Maria Mendonça do, RIBEIRO, Maria Nilce de
Sousa, COUTINHO, Denise Fernandes. Comercialização de plantas para
uso medicinal em mercados de São Luís – Maranhão. Pharmácia
Brasileira. Brasília, v.3, n.33, p.69-73, ago./set. 2002.
2 BELÉM, Heloisa Raiol Furtado, MENEZES, Cinthia Sousa de. As
terapias tradicionais de uma comunidade afro-brasileira do Estado
do Pará. Belém, 2003. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Bacharelado em Farmácia) – Centro Universitário do Pará, 2003.