ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Avaliação do Perfil Sócio-cultural de candidatos ao Vestibular em Licenciatura em Química da UEPB Utilizando PCA

AUTORES: SILVA,P. (UEPB) ; SILVA, A. C. (UEPB) ; VÉRAS, G. (UEPB)

RESUMO: Esse estudo analisa o questionário sócio-cultural aplicado aos candidatos do curso de licenciatura em Química no vestibular da Universidade Estadual da Paraíba 2009, por meio da PCA. Seu objetivo foi avaliar a influência do mecanismo de equidade no processo de vestibular (cota social) adotada pela instituição, verificando se ocorrem diferenças significativas nos fatores que levam à aprovação. Foram analisados 293 questionários, sendo 139 candidatos ao curso diurno e 154 no noturno
Pode-se inferir pelos resultados que os candidatos que fizeram pedido para concorrer às vagas destinadas à cota social possuem perfil semelhante àqueles que não fizeram tal solicitação, bem como os que foram aprovados (cotistas e não-cotistas) também possuem perfil sócio-cultural semelhante.

PALAVRAS CHAVES: cotas, universidade, perfil sócio-cultural

INTRODUÇÃO: Atualmente, diversos países desenvolvem políticas públicas educacionais que buscam minimizar desigualdades sociais, culturais e econômicas, definidas como ações afirmativas, de segmentos marginalizados da sociedade. Uma das alternativas implementadas no Brasil está a criação de cotas, reserva de vagas, em Instituições de Ensino Superior para grupos sociais vítimas de desigualdades, tais como negros, índios e alunos de escolas públicas. Grande quantidade de Universidades já implementou ações para garantir acesso aos seus cursos de graduação de alguma forma de ação afirmativa. Na Universidade Estadual da Paraíba optou-se pela criação de cotas para alunos provenientes de escolas públicas, com a finalidade de atender uma demanda de alunos que “não conseguiriam”(!) aprovação no vestibular mas que possuem competências e habilidades que permitem um desenvolvimento adequado nos cursos de graduação. Entretanto, tal ferramenta de diminuição das desigualdades sociais gera controvérsias. Não há consenso sobre a questão, porém é discurso corrente dentre das universidades de que a qualidade do ensino superior ministrado diminui pela presença de alunos que são potencialmente mais despreparados do que os que são aprovados sem a utilização do recurso das cotas. Assim, para contribuir com este tema relevante este trabalho apresenta uma análise estatística dos dados do questionário sócio cultural dos candidatos ao curso de Licenciatura em Química do Vestibular 2009 da UEPB, para avaliar a influência do mecanismo de equidade no processo de vestibular (cota social) adotada pela instituição, verificando se ocorrem diferenças significativas nos fatores que levam à aprovação.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho está centrado na análise das informações obtidas no questionário sócio cultural respondido pelos candidatos ao curso de Licenciatura em Química do Vestibular 2009 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), elaborado pela Comissão Permanente do Vestibular (COMVEST). Foram analisados 293 questionários, sendo 139 candidatos ao curso diurno e 154 no noturno. Para o referido estudo, recorreu-se a análise por componentes principais (do inglês, “Principal Component Analysis”, PCA), utilizando o software Unscrambler 7.5 e os dados foram normalizados como procedimento de pré-processamento dos dados. Através do tratamento estatístico aplicado aos dados é possível visualizar padrões de amostras (candidatos), mostrar de que forma uma amostra é diferente da outra; identificar quais variáveis contribuem mais para estas e identificar amostras anômalas, além de outras.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A PCA permite identificar similitudes a dissimilitudes em relação às respostas dos candidatos ao Vestibular 2009 da UEPB no curso de Licenciatura em Química, apontando relações existentes entre a aprovação e o perfil sócio-cultural e entre este e a opção de cotas.
Pode-se inferir pelo gráfico de Scores de PC1 por PC2 que os candidatos que fizeram pedido para concorrer às vagas destinadas à cota social possuem perfil semelhante àqueles que não fizeram tal solicitação. Isto aponta, como uma das causas prováveis, a pouca relevância dada pelos candidatos com poder aquisitivo maior a um curso de licenciatura. Além disso, permite inferir que mesmo sem as cotas sociais para o curso de Licenciatura em Química da UEPB, o objetivo de atender a uma demanda de candidatos com poder aquisitivo mais baixo é alcançado.
No gráfico dos Scores de PC1 por PC2 em relação à aprovação dos candidatos corrobora-se o primeiro resultado por ter uma distribuição homogênea dos candidatos aprovados pelas cotas sociais, não apresentando discrepâncias em termos das respostas do questionário sócio-cultural em relação àqueles que não lograram êxito no concurso. Isto implica dizer que não é possível observar segregação social-cultural em termos da aprovação no concurso Vestibular para Licenciatura em Química visto que os candidatos estão distribuídos ao longo de PC1 e de PC2.

CONCLUSÕES: Com base no estudo, indicadores apontam para que os candidatos cotistas e não-cotistas apresentam perfil sócito-cultural semelhantes entre si, indicando uma homogeneidade nas condições sociais-culturais dos candidatos. Além disso, percebeu-se que os alunos aprovados também se distribuem homogeneamente em relação às respostas do questionário, podendo indicar que não ocorre uma segregação social nos aprovados no concurso em relação aos que não lograram êxito. Por fim, a implementação de cotas sociais para o curso de Licenciatura em Química da UEPB não altera o perfil sócio-cultural do aluno.

AGRADECIMENTOS: A Comissão Permanente de Vestibular (COMVEST) da UEPB pela cessão dos questionários sócio-culturais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, Talita F. S. et al. Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG. Scielo. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742008000100006&lang=pt>. Acesso em: 16 jun. 2009.

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VASCONCELOS, S.D; SILVA, E.G. Acesso à universidade pública através de cotas: uma reflexão a partir da percepção dos alunos de um pré-vestibular inclusivo. Scielo. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362005000400004&lang=pt>. Acesso em: 26 jun. 2009.