ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: instrumentação para o ensino da ciências da natureza (QUÍMICA)

AUTORES: GIRARDELO, S.I (UEMS) ; GARCIA, E.F (UEMS)

RESUMO: A avaliação do ensino foi feita através do desenvolvimento de aulas práticas na escola pública, para alunos do nível médio, e possibilitou o envolvimento dos alunos em atividades pedagógicas, motivadoras para a aprendizagem da disciplina de química. Os professores aprenderam a desenvolver atividades atrativas em laboratório, de maneira que os alunos participassem com maior interesse dos conteúdos em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para trabalhos colaborativos e cooperativos. Vem sendo observado melhoras efetivas no ensino da disciplina de química do nível médio, com a participação em pesquisas, motivando - os a curiosidade através das atividades laboratoriais.

PALAVRAS CHAVES: ciências e renovação

INTRODUÇÃO: A abordagem da química tem sido feita através de uma seleção de conteúdo imaginado como fundamentais para a formação básica necessária para o prosseguimento dos estudos até o nível superior, o tratamento metodológico desse conteúdo tem sido também de forma tradicional, ocorrendo inovações apenas em escala experimental ou de maneira continua, que não permitiram o desenvolvimento de materiais didáticos que serviriam de opção aos professores de ensino fundamental e médio mesmo nos dias atuais. Assim, desde a introdução no ensino fundamental, o tratamento inadequado tem criado dificuldades de compreensão por partes dos estudantes, desenvolvendo uma rejeição significativa entre os alunos, sendo considerada uma matéria difícil, no entanto acreditamos que uma seleção planejada e cuidadosa dos assuntos a serem tratados, associadas á aulas práticas pode mudar positivamente o perfil da área de ensino de química. (KUAWABARA, I.H.2002).
Incorporado nessa proposta, caracterizam-se os objetivos fundados na maximização das potencialidades de grupos diversos, os quais visam oferecer atividades práticas na área da química que se coadunam com as especificidades dos grupos. Dentre estas ações uma que tem encontrado bastante destaque pelo alcance e comprometimento dos alunos é a parceria com a EEHBL – Escola Estadual Hermelinda Barbosa Leal no município de Cassilândia – MS (GARCIA, F.E. 2007).


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTADOS

Neste estudo foram utilizados, vidrarias, reagentes muitos cedidos pela antiga escola agrícola de cassilandia, hoje a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS. Foi feita a organização do laboratório, permitindo uma melhoria efetiva no ensino da disciplina de química do nível médio da EEHBL.
Alunos e professores estiveram participando de atividades práticas no laboratório.
A fim de viabilizar a realização de aulas práticas de Química no laboratório de ciências da EEHBL foi elaborado um calendário bimestral de atividades de modo que acompanhasse o conteúdo programado pelos professores desta disciplina. Organizamos os roteiros e procedimentos das aulas práticas, de maneira que no momento da realização das atividades o laboratório sempre esteve com as bancadas organizadas, com o material a ser utilizado na aula devidamente separado e preparado para a realização do trabalho em grupos. Após a realização de cada aula prática todo o material utilizado foi adequadamente lavado e recolocado nos armários, de modo que se mantenham todos os materiais limpos, organizados e prontos para serem utilizados nas aulas seguintes.
Os professores de Química desta escola contaram com todo o apoio dos monitores, para realizarem as aulas de laboratório de maneira bem sucedida, além de poder contar o apoio do professor Edemir Feliciano Garcia que é coordenador do projeto “Experimentoteca” e orientador dos monitores.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os professores se dedicaram e conseguiram adquirir mais conhecimento aprendendo a desenvolver atividades atrativas em laboratório de maneira que os alunos participassem com maior interesse dos conteúdos em sala de aula, além de desenvolverem habilidades para trabalhos colaborativos e cooperativos, podendo assim realizar as atividades práticas em grupos. Alunos e professores estiveram participando de atividades práticas no laboratório.






CONCLUSÕES: CONCLUSÃO

Os resultados deste projeto revelam que a forma de ajudar o aluno a descobrir o interrese pelos estudos tendo a educação escolar, como principal mentora dos desafios para a juventude, desafios que ajudam a dar significado a suas vidas, a construir projeto de um futuro digno, necessita urgentemente de novas formas de ensino.
Uma forma de ensino que motive o aluno a ir para a escola, não apenas para cumprir um compromisso social, mas para que se torne participante ativo do desenvolvimento social e cultural de sua comunidade.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que nos ajudaram a desenvolver o projeto com sucesso, Escola Estadual Hermelinda Barbosa Leal, monitores de quimica, professores, e alunos .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KUAWABARA, I.H; Ensino Médio. Vol. único. 3° ed. Editora Cortez São Paulo 2002.

GARCIA, E.F; Projeto de extensão PIBEX – UEMS. 2007

Garcia, N.M. D; ROCHA, J.V; Ensino médio. Vol. único. 3° ed. Editora Cortez. São Paulo 2002.