ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Trunfo Químico: Uma Atividade Lúdica na Aprendizagem da Tabela Periódica

AUTORES: ROCHA, I.F. (IFPB) ; FIGUEIRÊDO, A.M.T.A (IFPB)

RESUMO: Uma proposta que contribui para a mudança do ensino tradicional é a utilização de atividades lúdicas. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um jogo educacional que possibilite agregar conhecimentos e despertar o interesse dos alunos pela Química. No entanto, utilizou-se dos jogos educacionais visando favorecer o ensino-aprendizagem da Tabela Periódica em Química, numa turma de 1° ano do ensino médio de uma escola pública em João Pessoa-PB. Por meio desta, a avaliação se deu através de questionários e observações. Através dos resultados dos questionários e dos textos escritos pelos alunos, observou-se que houve uma motivação quanto a metodologia e interação dos alunos, pois o jogo contribuiu no processo de ensino e aprendizagem.




PALAVRAS CHAVES: aprendizagem; atividade lúdica; trunfo químico

INTRODUÇÃO: De acordo com Bernadelli (2008), o ensino de Química seria bem mais simples e agradável se fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino tradicional, isto é, os métodos onde os únicos recursos didáticos utilizados pelo professor são o quadro, pincel e linguagem oral, para repassar os conteúdos aos alunos, e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos. O jogo ganha espaço como ferramenta de aprendizagem uma vez que estimula o interesse do aluno, desenvolve diferentes níveis de experiência pessoal e social, ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade, e simboliza um instrumento pedagógico que conduz o professor à condição de orientador, estimulador e avaliador do processo de aprendizagem. Uma proposta que contribui para a mudança do ensino tradicional é a utilização de atividades lúdicas, um elemento motivador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Considerando o aumento significativo de trabalhos da área de atividades lúdicas, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um jogo educacional que possibilite agregar conhecimentos e despertar o interesse dos alunos pela Química, assim, foi criado o jogo Trunfo Químico que possibilitassem aos alunos uma forma de aprender brincando as propriedades da Tabela Periódica, onde desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. Então o aprendizado adquirido pelo jogo se torna significativo. Portanto, neste trabalho utilizou-se dos jogos educacionais visando favorecer o ensino-aprendizagem da Tabela Periódica em Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia para a elaboração do presente jogo, primeiramente foi o assunto a ser trabalhado, Tabela Periódica; depois foi feita pesquisa bibliográfica; a construção do jogo; aplicação da atividade lúdica; avaliação. No Trunfo Químico é constituído por 95 cartas que abordam: os nomes dos elementos químicos e os símbolos; a imagem; as propriedades periódicas dos elementos químicos, tais como, número atômico; densidade; volume atômico; ponto de fusão; primeira energia de ionização; eletronegatividade; eletroafinidade; raio atômico. O jogo foi aplicado numa turma de 1° ano do ensino médio da escola pública em João Pessoa-PB, estando presentes 21 alunos participantes. Foi aplicado um questionário (pré) para uma análise do grau de conhecimento do determinado assunto. A turma foi dividida em dois grupos e distribuída a metade do jogo para cada grupo, assim deu-se início ao jogo. As cartas são bem misturadas e distribuídas uniformemente. Os jogadores seguram a pilha das suas cartas, sempre só expondo a carta superior. Um jogador começa e lê o título da carta e um valor da propriedade periódica qualquer da carta superior. Os outros jogadores comparam este valor com a sua carta superior – o valor mais alto vence. O vencedor ganha as cartas e começa a próxima rodada. Quem juntar a maior quantidade de cartas é o vencedor. Após a aplicação do jogo tornou-se necessário a realização de uma avaliação da atividade lúdica e do conhecimento através da aplicação de um questionário (pós). Neste trabalho utilizou-se o jogo Trunfo Químico, visando favorecer o ensino-aprendizagem da Tabela Periódica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O instrumento de avaliação continha três questões abordando o assunto sobre a Tabela Periódica. Analisando os dados coletados antes do jogo, observou-se que seis alunos acertaram a terceira questão e nenhum aluno acertou a primeira questão, confrontando os dados obtidos dos questionários (pré e pós) houve um crescimento visível na aprendizagem e compreensão do aluno com o assunto, conforme mostra o gráfico da figura 1. Através dos resultados dos questionários e dos textos escritos pelos alunos, observou-se que houve uma motivação quanto à metodologia, interação dos alunos e um crescimento com o assunto. Quando foram solicitados para justificar a sua resposta, os alunos responderam que os jogos serviam de estímulo para o estudo, onde 66,7% dos alunos justificaram que ficava mais fácil de aprender, para 19,0% acharam o jogo legal e 14,3% classificaram como bom, conforme o gráfico da figura 2.





CONCLUSÕES: Finalmente, a partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que a introdução da atividade lúdica na aprendizagem da Tabela Periódica foi positiva e bem aceita, pois o jogo se mostrou interativo no processo de ensino e aprendizagem, assim o jogo Trunfo Químico, surge como uma ferramenta complementar interessante para a construção do conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Agradeço à direção, professor e aos alunos da E.E.E.F.M.Prof° Celestin Malzac pela disponibilidade e as minhas amigas pelo incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNADELLI, M. S. Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino de Química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Centro Reichiano, 2004. CD-ROM. [ISBN – 85-87691-12-0] Disponível em: <http://www.centroreichiano.com.br/artigos/anais/Marlize%20Spagolla%20Bernardelli.pdf> (Acesso em 20 de junho de 2009)