ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: IDENTIFICANDO AÇÚCARES EM ALIMENTOS: AULA EXPERIMENTAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

AUTORES: DE FREITAS, J. C. R (FAFIRE) ; MATOS, A, A (UFRPE) ; DA SILVA, M. C (FAFIRE) ; FREITAS FILHO, J. R (UFRPE)

RESUMO: Neste trabalho propõe-se um experimento simples que proporciona uma abordagem contextualizada e multidisciplinar para o estudo de carboidratos no Ensino Fundamental. O experimento se baseia no preparo e uso de reagentes diferentes na identificação e caracterização de açúcares, presentes em alimentos. O experimento foi aplicado em aulas de Química com alunos da oitava série do Ensino Fundamental e proporcionou a construção de conceitos científicos como solubilidade, oxidação, substâncias, misturas.

PALAVRAS CHAVES: alimento, carboidratos, experimentos.

INTRODUÇÃO: A experimentação no ensino de Ciências adquire importância funda¬mental para o desenvolvimento de várias competências, como obser¬vação, argumentação, comunicação, entre outras. Para isso, é sugerida uma abordagem cujo princípio é a problematização dos resultados ex¬perimentais a partir das observações e das anotações realizadas de forma sistematizada pelos estudantes. De acordo com Santos e Schnetzler (1996), as atividades experimentais são relevantes quando caracterizadas pelo seu papel investigativo e sua função pedagógica em auxiliar o estudante na compreensão dos fenômenos. Logo neste trabalho propõe-se a realização de um experimento simples que proporciona uma abordagem contextualizada e multidisciplinar para o estudo dos carboidratos no Ensino Fundamental, pois um dos agravantes para introdução das atividades experimentais de Química nas Escolas Públicas é o custo de materiais, instrumentos e também pelo fato de alguns professores utilizarem forma desarticulada, no ensino de ciências.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em uma turma de 35 alunos da oitava série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Divino Espírito Santo localizada no Bairro da Várzea, Recife, PE. A escolha da série envolvida se deu por conta da abordagem do conteúdo de ensino “reações” que ocorre nesta série no Ensino Fundamental. O trabalho foi desenvolvido em dois momentos: a) planejamento das atividades experimentais com materiais do cotidiano dos estudantes; b) desenvolvimento do ensaio experimentais em sala de aula. Na atividade experimental os estudantes utilizaram: naftol, tintura de iodo (vendida em farmácias), ácido sulfúrico diluído (ácido para bateria vendido em lojas do ramo), conta-gotas, pregador grande de madeira, frasco de Nestlé, lamparina, álcool comercial, seringa descartável de plástico de 10 mL. 4 colheres de chá de sal de frutas, Eno (5g contêm: 2,3g de bicarbonato de sódio; 2,2g de, ácido cítrico, 0, 5g de carbonato de sódio) ½ colher de chá de sulfato de cobre (encontrado em lojas de materiais para piscina), 5mL de água quente (medidos em uma seringa) e os seguintes material a ser testado: glicose (vendida em farmá¬cias), Frutose (vendida em farmá¬cias), mel de abelha, mel karo, batata crua, batata doce, macaxeira, açúcar comum, maisena, arroz, fatia de queijo, macarrão cru, folha de alface, bala, farinha de rosca, paçoca de amendoim, água de coco, caldo de cana, leite desnatado, clara de ovo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente realizou-se o teste de Molisch visando identificar e caracterizar dentre os alimentos testados quais eram carboidratos. O mesmo foi caracterizado pelo surgimento de um anel de coloração lilás estável, no qual indicou que houve formação de furfurais, revelando a presença de açúcares na amostra. Em seguida foi realizado reação com reagente de Benedict. A coloração inicial do reagente de Benedict é azul. Em presença de um agente redutor, após o aquecimento tem-se o aparecimento de coloração castanha opaca e/ou precipitado da mesma coloração. Ao reagir os alimentos com reagentes de Benedict os estudantes trabalharam o conceito de oxidação, pois o cobre, passou de Cu+2 a Cu+1. Os resultados encontram-se sumarizados na tabela 1.

Tabela 1: Resultados dos testes realizados.

*Reativo de biureto.

Apesar da sacarose ser o principal componente do açúcar comum, o resultado positivo neste teste decorre da pequena presença (inferior a 1%) de glicose e frutose no produto comercial. A sacarose pode ter sido hidrolisada no meio alcalino, produzindo assim a glicose. Neste experimento os estudantes trabalharam com o conceito de hidrólise.
Dentre os compostos analisados, a maisena, o arroz, o macarrão e farinha de trigo contenham amido como constituintes. Ao desenvolver esta etapa reação os estudantes trabalharam os conceitos de solubilidade, misturas e substâncias, pois a maisena é uma mistura de vários componentes entre eles destacam-se as substâncias amilose e amilopectina, que são substâncias compostas. Os dois fatores que determinam o desenvolvimento de coloração quando o iodo interage com os polissacarídeos são o comprimento e a ramificação da cadeia sacarídea. A coloração é desenvolvida devido ao aprisionamento do iodo no interior da cadeia de amilose.




CONCLUSÕES: Os experimentos aqui propostos são de fácil realização e podem ser utilizados para a introdução ou revisão de alguns conceitos químicos, especialmente no que diz respeito à compreensão de conceitos científi¬cos relacionados aos carboidratos, tais como amido, amilose, redutor, aldose, cetose etc. O uso do teste de Benedict evidencia a capacidade redutora entre os açúcares. O emprego deste experimento proporcionou a contextualização do ensino de funções orgânicas e reações químicas.

AGRADECIMENTOS: Os autores do trabalho agradecem a FAFIRE, UFRPE-UAG e ao corpo docente e discente da Escola Municipal Divino espírito Santo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências, 2003. www.if.ufrgs.br/public/ensino/v8/n2.
[2] SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Ensino de Química e Cidadania. Química Nova na Escola, n. 4, 28, 1996.