ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Discutindo a chuva ácida

AUTORES: MUSY, R.C (UFRJ) ; TAKASE, I (UFRJ) ; FERREIRA, K.C.R. (UFRJ)

RESUMO: A matriz curricular de Licenciatura em química possui a disciplina Química na Escola onde o eixo temático é o empenho dos Licenciandos em conhecer a problemática da disciplina Química nas Escolas do Ensino Médio.Dentro desta estratégia propõe-se a demonstração do que ocorre no meio ambiente quando ocorre a Chuva Ácida utilizando diversos materiais submetidos ao ácido sulfúrico diluído,a fim de facilitar a aprendizagem utilizando-se temas do cotidiano.A metodologia utilizada foi através das seguintes perguntas:Você gosta da aula de química?O que é Chuva Ácida?Os alunos do 2 e 3 ano do Ensino médio responderam estas questões antes e após a aula experimental,que abordou os temas acidez, alcalinidade, reações químicas e controle de poluentes.Verificou-se o aumento no interesse e no rendimento.

PALAVRAS CHAVES: chuva ácida, licenciando, quimica na escola

INTRODUÇÃO: O Curso de Licenciatura em Química possui em sua matriz curricular a disciplina Química na Escola. Tem com o objetivo permitir aos Licenciandos vivenciar in loco desde o início de sua formação e ao longo do curso os processos de mediação entre o conhecimento acadêmico e o escolar. Nestes períodos o Licenciando visita à escola do Ensino Médio, agora com o olhar de um futuro professor e não mais como um aluno. Assim ele poderá ter uma visão ampla da sua futura atuação profissional. Observar, como a disciplina de Química esta sendo ministrada nas Escolas do Ensino Médio.
A metodologia utilizada foi através das seguintes perguntas, Voce gosta da aula de química? O que é Chuva Ácida? Os alunos do 2 e 3 ano do Ensino médio responderam esta questão antes e após a aula experimental.Durante a aula foram abordados os temas acidez, alcalinidade, reações químicas e também sobre o controle dos poluentes .

MATERIAL E MÉTODOS: De acordo com o PCNEM(1999) que preconiza que, se o ensino de Química for contextualizada e trabalhos a partir de temas de interesse do aluno ou que incluam atividades importantes da vida da sociedade, os conteúdos ganham flexibilidade e interatividade...(p17).e é considerado também um Tema transversal. Para isso, os Licenciandos utilizaram materiais como pedaço de mármore, papel alumínio, isopor, plantas e plástico, a fim de demonstrar a degradação decorrente de chuvas-ácidas. Esses materiais foram submetidos, parcialmente imersos em ácido sulfúrico diluído. Em alguns materiais, como o papel alumínio e a planta a reação ocorreu rapidamente, sendo bastante notória a degradação. Entretanto nos outros materiais, foi preciso esperar mais tempo para que pudesse notar alguma diferença, para isso foi estipulado um intervalo para análise de 10 minutos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O presente estudo foi realizado em duas escolas públicas do Ensino Médio, cerca de 60 alunos.Os Licenciandos fizeram uma demonstração do que ocorre no meio ambiente quando ocorre a Chuva Ácida.Nessa aula foram utilizados materiais como pedaço de mármore,papel alumínio,isopor,plástico e plantas submetidos ao ácido sulfúrico diluído e também mostrando exemplos de corrosão provocadas pela chuva ácida(florestas,cidades,etc).Paralelamente ao experimento foi dada uma aula teórica que explicava conceitos de ácido/base,ácido forte/fraco,reações(tipos de reações e balanceamento).
Questão 1:O que é chuva ácida?
a)Quando o pH é menor que 5,5.
b)Provoca danos ecológicos.
c)Corroi o concreto.
d)É uma reação química
e)É uma base
f)Nenhuma das alternativas
Questão2:Você gosta da aula de química?
Antes da aula dos Licenciandos,20% dos alunos marcaram como resposta certa para a questão 1 a letra “a”, o que depois da aula aumentou para 85%,60% marcaram a letra “b” e após a aula 100% marcaram que a chuva ácida provoca danos ecológicos,5% marcaram a letra “c” antes da aula, o que subiu para 70% após a demonstração,45% acreditavam na letra “d”,o que aumentou para 95%,10% dos alunos disseram que chuva ácida era uma base o que não ocorreu após a aula, o mesmo aconteceu com a letra “f”, da qual 5% dos alunos havia marcado.Na questão 2,subiu de 18 para 42 o número de alunos que disseram gostar de química.
De acordo com os dados dos alunos entrevistados,subiu de 30% para 70% a aprovação da disciplina,como mostra o resultado da questão 2;diminuiu de 98% para 86% a dificuldade de aprendizado(na opinião dos próprios alunos).Foi notória a excitação de todos os alunos em relação a aula experimental e também a identificação da quimica no cotidiano, o que antes não era aplicável.

CONCLUSÕES: Com base nestes dados realizou-se uma avaliação sobre o que os alunos acham da disciplina.Há um consenso entre alunos e professores de que as aulas experimentais estimulam o interesse além de fazer conexões entre conteúdo abordado e o cotidiano. O objetivo deste estudo foi utilizar uma conexão sala de aula (professor-Licenciando-aluno).Os resultados foram amplamente atingidos.Foi possível perceber que o entendimento, interesse e gosto pela disciplina aumentaram e nós como futuros professores tomamos consciência de como tornar as aulas mais interessantes e proveitosas.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos, professores e diretores do Ensino Médio que contribuíram neste estudo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RICHEY Jr., Herman G.Quimica Orgânica.Rio de Janeiro, Pretenci-Hall do Brasil, 1983.
BRADY, James E. e HUMISTON, Gerard E. Quimica geral.Rio de Janeiro, Livros técnicos e científicos, 1985.
GENTIL, Vicente. Corrosão.São Paulo, LTC, 5ª edição.
Vygotsky,L.S(1993),PENSAMENTO E LINGUAGEM
Montimer,E.F(2002)Investigações em Ensini de Ciencias,V.7,n3
BRASIL/MEC(1999).Parametros Curriculares nacionais para o Ensino Médio:Ciencias da natureza, Matemática e suasTecnologias:Brasilia:MEC/SEF