ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Oficina temática: O despertar da consciência para a sustentabilidade no consumo de água

AUTORES: MAIA, J. O. (UESC) ; PASSOS, M. S. (UESC) ; JESUS, K. DE (UESC) ; SANTOS, A. S. (UESC) ; FELICIO, R. C. (UESC) ; SÁ, L. P. (UESC)

RESUMO: Motivados pelo desejo de promover a difusão de questões relacionadas à conscientização aos membros da sociedade para o uso sustentável no consumo de água, realizamos uma oficina temática que abordava as etapas de seu tratamento na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nas cidades de Ilhéus e Itabuna. Foi observada uma grande satisfação do público participante na realização do experimento e no reconhecimento das etapas do tratamento de água. Pode-se concluir que a maioria dos visitantes possuía visão restrita desse processo e ainda pouco conheciam as práticas de conservação dos recursos hídricos.


PALAVRAS CHAVES: tratamento de água, sustentabilidade, aprendizagem em química

INTRODUÇÃO: A água é essencial para a continuidade da vida no planeta, de modo que todo ser vegetal, animal e humano necessita dela para manter-se vivo. Para que a água não apresente riscos à saúde, necessita ser tratada. Além dos microorganismos, as águas dos rios e lagos contêm partículas, resíduos orgânicos, metais pesados e partículas em suspensão, que precisam ser removidas antes do consumo, as quais são retiradas nas estações de tratamento. Sabe-se que a água ocupa 70% da superfície da Terra sendo que sua maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso. O restante está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração (NASCIMENTO, 2005).
Segundo Paula (2007) sustentabilidade é atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Portanto, o uso consciente da água prevê a prática de medidas que venham garantir a permanência deste recurso para as gerações futuras, pois, sabe-se que o contingente de água doce disponível para o consumo é limitado e ainda que o tratamento para torná-la potável despende um alto valor econômico. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água (ONU, 1992), os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
O objetivo desse trabalho foi desenvolver nos alunos uma consciência critica a respeito da utilização sustentável dos recursos hídricos no sentido de proporcionar uma compreensão mais adequada do tratamento e da importância para a obtenção de água potável.


MATERIAL E MÉTODOS: Durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia em outubro de 2007 foi realizada uma Oficina de tratamento de água pelos discentes do curso Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz, em uma escola estadual do município de Ilhéus e outra em Itabuna – Bahia, as quais contaram com a participação de cerca de 30 alunos para cada escola. Este trabalho é um relato da experiência vivenciada pelos autores na realização da atividade que foi registrada em vídeo, nos quais as falas dos participantes, durante as discussões, foram transcritas de modo a preservar ao máximo as suas características originais.
O primeiro momento da oficina caracterizou-se por uma abordagem dos problemas enfrentados pela população causados pela má utilização dos recursos hídricos, nesta etapa os monitores convidaram os alunos a uma reflexão sobre o tema através de questionamentos orais, tais como: Quanto tempo você demora ao banho? Você deixa a torneira aberta ao escovar os dentes? Você conhece o processo de tratamento pelo qual a água passa até chegar à sua casa? Você sabia que lavar roupa no tanque gasta mais água que em máquinas? Na lavagem de carro e calçadas você prefere utilizar a mangueira ou balde? Você colabora para a preservação dos recursos hídricos? “Terra, planeta água.” Até quando ouviremos essa afirmação?
No segundo momento, com o auxílio dos monitores os alunos procederam as etapas do tratamento de água – pré-cloração, floculação, sedimentação, filtração, controle de pH e do grau de cloro residual à partir de materiais de fácil aquisição tais como: garrafa PET 2L, água sanitária e amido de milho, solução indicador universal, copo descartável, que simularam os procedimentos de uma estação de tratamento.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a discussão inicial percebeu-se que muitos estudantes não tinham ciência da quantidade de água gasta por eles diariamente seja na lavagem de roupas, no banho ou mesmo da água potável consumida. O que foi perceptível nas seguintes falas: “eu sempre lavo o carro de meu pai usando mangueira, porque gasta muito tempo com balde”, “eu tomo banho com chuveiro aberto porque faz frio”, “a água vai pra onde? No nosso planeta sempre vai ter água”.
Segundo Neto (2008), a água do planeta não irá acabar facilmente, afinal são 1.395.515.000 Km3, no entanto, os mananciais estão condenados pela ação poluente do homem, tornando cada vez mais inviável a potabilidade da água.
Na etapa de simulação do tratamento da água (Fig. 1) enfatizamos que este é um processo que demanda alto valor econômico e que envolve muitas etapas contrariando as idéias de alguns alunos, como em: “achava que pra tratar a água bastava filtrar e colocar cloro”, “a água é chega no reservatório e é jogado cloro e agentes biológicos e a água é jogada pra casa”, “acho que é igual minha avó faz, joga Q’boa e limpa a água”. Porém, alguns alunos relataram que já participaram de visita à empresas de tratamento de água na região, como: “tinha piscinas de água e nelas jogavam muitas substâncias químicas que limpam a água”. O aluno, no entanto, não sabia explicar quais eram as substâncias ou mesmo de que forma agem.
Durante a oficina mostramos que a limpeza não acorre apenas por reações químicas (Fig. 2), como na floculação, ocorrem também processos físicos, durante a filtração e decantação, e que existem ainda processos que garantem a assepsia antibacteriana, que são a cloração e controle de pH. Observou-se grande satisfação do público na realização do experimento e o reconhecimento das diversas etapas do tratamento.






CONCLUSÕES: Esta oficina permitiu despertar o interesse dos alunos participantes em conservar e utilizar a água racionalmente, bem como conhecer o processo de tratamento desta para que se torne consumível pelo ser humano. No entanto, é só uma pequena parte do que ainda precisamos fazer para que a conservação e uso racional da água sejam verdadeiros e para que as futuras gerações tenham acesso à água potável.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PAULA, C. de. O futuro a gente faz agora. Um problema que levanta muitas questões, exige múltiplas respostas. Planeta Sustentável. São Paulo: Abril, 2007. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/noticia/sustentabilidade/conteudo_226382.shtml>. Acesso em: 18 jun. 2009.

NASCIMENTO, C. A. M.; Água e Desenvolvimento Sustentável. 2005. Disponível em: <http://ibps.com.br/?p=6061>. Acesso em: 20 jun. 2009.

NETO, V. L. A água vai acabar: hoje é uma das frases que mais se ouve. 2008. Disponível em: < http://www.brasilcidade.org.br/artigo_agua_vai_acabar.htm>. Acesso em: 06 jul. 2009.

Organização das Nações Unidas (ONU). Declaração universal dos direitos da água. Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/gesta_direitos.asp>. Acesso em: 30 maio 2009.