ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM FOTÔMETRO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA APLICAÇÃO EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA

AUTORES: TAVARES, M.R.S. (IFPB) ; HORA, P.H.A. (IFPB)

RESUMO: Sabemos que nas escolas públicas é dever do estado instalar e equipar laboratórios adequados ao ensino de Ciências como também investir na formação do professor, mas também é de nosso conhecimento que este quesito se encontra carente no ensino brasileiro.

Mas então o que fazer para realizar aulas experimentais em condições ideais? É aí que chamamos a atenção para o Laboratório Alternativo que faz uso de materiais bem simples como: palha de aço, velas, detergente, sal de cozinha, açúcar, etc. Esses materiais são nomeados de materiais alternativos, eles permitem ensinar química de uma maneira inovadora, e o melhor, podem ser encontrados no próprio cotidiano do aluno.


PALAVRAS CHAVES: fotômetro, materiais alternativos, espectroscopia

INTRODUÇÃO: A espectrometria é um conjunto de recursos que nos permite identificar a estrutura das partículas que constituem as substâncias. Atualmente existem tecnologias tão avançadas que se torna possível descrever com precisão a estrutura exata de uma molécula. Os equipamentos modernos permitem detectar os tipos de elementos presentes no composto, a quantidade de cada um deles, a posição tridimensional de cada átomo e muito mais. Esses aparelhos funcionam basicamente a partir de feixes de onda eletromagnética incidentes sobre uma amostra do composto, que então, absorve energia em determinados comprimentos de onda. Os valores da energia e dos comprimentos de onda absorvidos são detectados no aparelho e transformados em um gráfico no computador. É então pela análise desse gráfico que se determina a estrutura da molécula (Vogel, 2002).

MATERIAL E MÉTODOS: Para a construção do fotômetro foi utilizado equipamentos alternativos com intuito de evitar gastos elevados. Foram utilizados uma placa de circuito reutilizada, uma lanterna de LEDs, uma caixa de uma frente de som automotiva, um diodo zenner, uma bateria de uma calculadora, um fotoreceptor, um resistor de 33KΩ, lanterna de LED’s, papel celofone azul e um multímetro modelo Dawer DM-1010 A.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para determinações das analises foi necessário escolher uma solução que apresentasse a cor complementar do espectro no azul (espectro escolhido pelo grupo para realização da analise de fotometria), sendo então escolhida uma solução de Dicromato de Potássio com quatro diferentes concentrações molar (0,01M, 0,03M, 0,06M, 0,09M), pois a referida solução apresenta-se com a coloração laranja no espectro visível (de 400 a 700nm).



CONCLUSÕES: Ao termino desta atividade, foi possível averiguar a veracidade das práticas de fotometria e constatar a eficiência, praticidade e confiabilidade que esta categoria de análises proporciona. Outro aspecto observado nesta atividade foi a facilidade de reprodução deste equipamento, denotando que é possível efetuar técnicas e demonstrações de práticas outrora vista como de difícil acesso devido a onerosidade do equipamento, sendo esta realidade revertida no emprego de baixo recurso com o aproveitamento de materiais alternativos.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VOGEL, Análise Química Quantitativa, 6ª edição. LTC – Livros Técnicos Científicos, 2002, Rio de Janeiro/RJ.