ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Valorização do conhecimento amazônico a partir do ensino de química

AUTORES: NETO,A.L.C (IFPA) ; AMARAL,A.P.M. (IFPA) ; SILVA, J.A (IFPA) ; COSTA,W.S (IFPA)

RESUMO: Com o objetivo de ensinar química em escolas públicas belenenses, valorizando, sobretudo o conhecimento regional, foi proposto como eixo temático para o 3º ano do ensino médio o estudo de dois tipos de óleos: a andiroba e a copaíba, conhecidas popularmente na amazônia pela alta eficácia medicinal.Os alunos aprenderam técnicas de manejo, produção e beneficiamento dos óleos, além de realizarem práticas de saponificação e produção de biodiesel.O ensino contextualizado despertou a curisidade dos alunos,pois houve um grande envolvimento deles em todas as tarefas, além de proporcionar a construção de cidadania com a valorização do conhecimento regional e de sustentabilidade, portanto a aplicação deste projeto demonstrou excelentes resultados educacionais, pois os alunos obtiveram aprendizado.

PALAVRAS CHAVES: ensino, valorização, amazônia.

INTRODUÇÃO: Desde a época do Grão Pará, o ensino paraense tem se preocupado maciçamente na transmissão de conhecimento comum e científico do sudeste do Brasil ou simplesmente do continente europeu, esquecendo as riquezas do conhecimento milenar das tribos indígenas que aqui habitaram, portanto com intuito de valorizar o conhecimento amazônico, este projeto foi realizado por graduandos em química para ser aplicado no 3º ano do ensino médio durante a regência de estágio na escola pública E.E.E.F.M Drº JUSTO CHERMONT, cujo eixo temático seria os óleos de andiroba e de copaíba, devido serem produtos naturais amazônicos presentes no dia-a-dia dos alunos e que despertam muita curiosidade pela seus altos poderes medicinais.

MATERIAL E MÉTODOS: Para iniciar a construção do conhecimento científico, os alunos inicialmente assistiram uma palestra no IFPA sobre valorização do conhecimento amazônico, em seguida foram até uma reserva ambiental para conhecer melhor as árvores de andiroba e copaíbas dos quais os óleos são extraídos, lá aprenderam que a utilização racional dos produtos da floresta possibilita uma produção sustentável, depois os estudantes apresentaram na forma de seminário, pesquisas sobre o uso no cotidiano dos respectivos óleos vegetais.

No laboratório de ciências foram ensinadas e demonstradas todas as etapas do método tradicional de produção e beneficiamento dos óleos, comentando sobre suas vantagens e desvantagens. Por fim, os alunos realizaram práticas de saponificação e de transesterificação com os óleos que eles mesmos produziram.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que antes da aplicação do projeto os alunos estavam totalmente desmotivados em sala de aula, pois segundo Santos (apud SANTOS; SCHNETZLER1997), “os objetivos, conteúdo e estratégias de ensino de química atual estão dissociados das necessidades requeridas para um curso voltado para a formação da cidadania”, entretanto após a aplicação do projeto os alunos obtiveram um aumento em torno de 82,1% em suas médias.

CONCLUSÕES: Chassot (1995) propõe que devemos ensinar química para permitir que o cidadão possa interagir melhor com o mundo, preparando para a vida, para trabalho e para o lazer, assim podemos concluir que o projeto foi muito significativo para os alunos, assim como para nós educadores, visto que o objetivo de valorizar o conhecimento regional foi alcançado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.

CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. Ijuí: UNIJUÍ, 1995.