ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APLICAÇÃO NO ENSINO DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS

AUTORES: LIMA, J. B. (UFMA) ; SILVA, A. L. P. (UFMA) ; COSTA, H. R. (UFMA)

RESUMO: Neste trabalho desenvolveu-se um software visando à possibilidade de melhorar a interação no processo ensino-aprendizagem para o ensino de química relacionado ao assunto propriedades coligativas, pois este é um tópico de suma importância para a formação do químico-cidadão. Além disso, o aluno não consegue, às vezes, associar a tonoscopia, a ebulioscopia, a crioscopia, e a osmose com o mundo real, e, na maioria dos cursos de Química, a explicação se restringe ao recurso da exposição verbal. Neste sentido, o software foi desenvolvido de modo a incluir material adicional em relação ao normalmente utilizado em sala de aula, onde visará fornecer aos usuários uma ferramenta prática e amigável que sirva de complementação e enriquecimento aos conteúdos apresentados em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: software educativo, ensino-aprendizagem, propriedades coligativas

INTRODUÇÃO: Atualmente, muito se tem falado sobre o paradigma emergente de uma nova sociedade do conhecimento. Porém, o que se tem visto efetivamente é a construção de uma sociedade da informação. Os meios multimídicos, em especial a internet, tem disponibilizado uma quantidade extraordinária de informação. Entretanto, esta informação, por si só não tem garantido necessariamente um processo de produção do conhecimento[1].
Assim, a cada dia que passa, torna-se mais visível a utilização do computador no ensino. O uso de sistemas educacionais aparece como (i) apoio ao ensino nas diversas áreas do conhecimento; (ii) um meio de fornecer ao educador um conjunto de ferramentas de software para permitir a programação de cursos ministrados; (iii) um sistema para proporcionar uma linguagem acessível ao aluno, com o objetivo de desenvolver o pensamento lógico abstrato na direção de atividades concretas e criativas[2].
Neste contexto, a multimídia pode ser utilizada para a aquisição de diversos tipos de conhecimento e para atender a diferentes enfoques de ensino-aprendizagem. Os objetivos da aprendizagem podem estar relacionados à aquisição de conhecimentos factuais, conceitos, regras, procedimentos, modelos estruturais ou métodos. Neste sentido, os objetivos educacionais e o enfoque de aprendizagem, definem uma estratégia pedagógica, em que o aluno navega em uma rede de ligações não lineares, porque seus objetivos não se limitam à aquisição de informações[3].
Logo, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um software em plataforma Visual Basic 6.0, versando sobre as propriedades coligativas, visando à possibilidade de aplicação no ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: O software foi desenvolvido em ambiente Windows XP utilizando recursos do Visual Basic 6.0 permitindo a exploração do formalismo matemático relacionado às propriedades coligativas.
O desenvolvimento do software teve início com um estudo pormenorizado das propriedades coligativas a fim de situar-se no contexto da química. Este estudo foi feito de duas formas: i) leitura de apostilas, artigos e livros que abordam o assunto; ii) discussão com professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Neste sentido, o software foi desenvolvido de modo a incluir material adicional em relação ao normalmente utilizado em sala de aula, onde visa fornecer aos usuários uma ferramenta prática e amigável que sirva de complementação e enriquecimento aos conteúdos apresentados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento do software envolve algumas áreas do conhecimento, tais como: Informática na Educação, Química e Projeto de Interface. Este software poderá servir de apoio às aulas de Físico-Química (Ensino médio) e de Físico-Química II – UFMA (Ensino superior).
O software apresenta o formalismo característico das quatro propriedades coligativas, a tonoscopia, a ebulioscopia, a crioscopia e a osmose de uma forma mais dinâmica entre o professor, o conteúdo e o aluno.
Neste sentido, Silva et al constataram que o uso sistemático de softwares contribui de forma significativa no processo ensino-aprendizagem de Química. As atividades desenvolvidas foram caracterizadas pela efetiva participação dos alunos, criando situações de aprendizagem[4].
Nesta vertente, trabalhou-se com a temática das propriedades coligativas por se tratar de um tópico de fundamental importância, sendo corroborado por Santos e Schnetzler[5] através de uma pesquisa com educadores de Química, sendo que 100% dos entrevistados afirmaram que o tópico propriedades das substâncias e dos materiais é de suma importância para a formação de um aluno como cidadão, pois se relacionam ao fato de compreender os processos químicos relacionados com a vida cotidiana.
A Figura 1 representa: (Figura A) a página de abertura do software; (Figura B) o menu principal onde é feita a seleção da propriedade coligativa a ser estudada.
A Figura 2 representa exemplos relacionados ao estudo da: (Figura C) ebulioscopia; (Figura D) osmose. Observa-se que no software existe a opção do usuário poder trabalhar com diferentes unidades.





CONCLUSÕES: O software desenvolvido para o ensino das propriedades coligativas é de fácil utilização, é auto-explicativo, rápido, exige pouca memória, é do tipo executável e não necessita de instalação, podendo ser utilizado em computadores de pequeno porte. Além disso, poderá ser aplicado em atividades do cotidiano químico, tanto em pesquisas quanto em ensino.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao NEaD e a UFMA, pelo suporte técnico concedido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: 34, 2000.
[2] MORAN, J. M., MASETTO, M. T., et al. Novas Tecnologias e a Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
[3] AIRES, J. A. Softwares educativos: uma tecnologia de informação e comunicação na educação. 2000. 128 p. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
[4] SILVA, A. L. P., VARELA JÚNIOR, J. J. G., PINTO, L. H. Uso de simulações no processo ensino-aprendizagem das transformações gasosas. In: III CONNEPI – III Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, Fortaleza/CE, 2008.
[5] SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. FUNÇÃO SOCIAL: O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Revista Química Nova na Escola. n. 4, p. 28-34, 1996.